InícioAjudaJaguar Clube PortugalEnglishEntrarRegiste-se

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
24 de Maio de 2012, 16:24

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa

News

Em caso de questões relativas ao Fórum: geral.jaguar.portugal@gmail.com

Stats
23792 Mensagens em 1877 Tópicos por 562 Membros
Membro Mais Recente: Rodrigo Canha
+  Fórum Jaguar-Portugal
|-+  Jaguars Contemporâneos - a partir da década de 90
| |-+  Discussão Geral
| | |-+  FAROIS
Páginas: [1] Ir para o fundo Imprimir
Tópico: FAROIS  (Lida 930 vezes)
André Frota
Membro Jr.
**

andrefrotta@hotmail.com
« em: 07 de Novembro de 2008, 12:26 »

Miguel, bom dia.

Reparei que o seu JAG está com os farois diferentes e gostei MUITO. Parabéns. Qual o modelo, part number, quanto custou e omde encontro esses farois.

Abraço,

André Frota
Registado

André Frota - XJ6 4.0 1996
migueldefender
Administrador

migmoliveira@netcabo.pt
« Responder #1 em: 07 de Novembro de 2008, 12:47 »

Viva André. Sorridente Os farois que coloquei são os farois do Jaguar X308 (XJ8), que foi a versão logo a seguir à nossa e que esteve em comercialização entre 1998 e 2003.

Os farois podes comprá-los tanto no eBay (em segunda mão) como também podes comprar novos na Jaguar. No eBay tem que ser num mercado que não o do UK, porque lá, pelo facto de se conduzir pela esquerda os farois têm um desenho interior diferente.

Fica aqui uma sugestão:
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/Jaguar-LNC4610AB-XJ8-XJR-Headlamps-1998-2003-R-New-OEM_W0QQcmdZViewItemQQ_trkparmsZ72Q3a1234Q7c66Q3a2Q7c65Q3a12Q7c39Q3a1Q7c240Q3a1318QQ_trksidZp3286Q2ec0Q2em14QQhashZitem250320827668QQitemZ250320827668QQptZMotorsQ5fCarQ5fTruckQ5fPartsQ5fAccessories

Na Jaguar em Portugal cada um custa cerca de 150€ + taxas.

Os farois têm exactamente as mesmas dimensões dos do X300 e os apoios são exactamente iguais, no entranto os casquilhos das lampadas são diferentes e o esquema eléctrico também. Posso-te arranjar todos os esquemas eléctricos oficiais da Jag que precisares para a sua montagem. Wink

No post seguinte vou colocar um tópico que tinha feito para o meu diário de bordo no detalhe.net sobre a substituição dos farois, pesno que te irá ajudar. Sorridente

Um abraço,
Registado

Miguel Oliveira - X300 Marocco Red/Oatmeal
migueldefender
Administrador

migmoliveira@netcabo.pt
« Responder #2 em: 07 de Novembro de 2008, 13:00 »

Peço perdão pelo copy-past e pleo facto de o texto estar mais virado para o car care, mas penso que para o efeito serve. Sorridente

Aviso: Tópico grande...sorry Triste

Confesso que até para mim, estes último dias tem sido um autêntico "encher de barriga", e claro, o Jag agrade-se. Sorridente

Aqui está um melhoramento/modificação que foi uma das principais responsáveis de ter decidido colocar a grelha da frente nova...os novos faróis da frente e os novos piscas.  Grin

A minha frente era assim:

Começando pelos piscas. Sorridente Os meus piscas estavam muito danificados por estes 12 anos de uso. Tinham tanto picadelas (que ficavam ainda mais perceptíveis com os selantes usados) como também varias rachadelas devido ás pedras em AE... Triste

Pisca esquerdo:

Pisca direito:

Como podem ver, estava bem marcado com várias picadelas de pedras:

E com rachadelas por onde entrava humidade, onde, como consequência ia escurecendo o interior dos piscas:

Por isso estava mais do que na hora de comprar novos e, aqui estão eles: Contente

Antes de fazer o que quer que seja, os piscas novos tinham que levar um pequeno Detalhe. Sorridente Essencialmente por uma razão muito simples, é que vinham com o plástico todo baço (não sei se o deveria ser assim em 1995  Hein). Pois eles estavam assim:

Após polir tanto com Mothers Mag e Meguiars PlastX o aspecto já começava a ser outro. :brilho:

Mais impressionante era quando os piscas novos eram colocados lado-a-lado com os velhos, onde se notava bem as diferenças especialmente no cor-de-laranja, onde nos novos era bem mais claro e homogéneo:

Na altura de substituição propriamente dita, troquei as lâmpadas dos novos pisca pelas lâmpadas que eu já tinha, visto que eram muito recentes e eram as Philips Vision Plus. Digo-vos, com estes piscas fiquei com muito mais luz, foi realmente para mim surpreendente.  Chocado

E aqui estão eles já montados já selados com CarLack Sorridente:

E agora, o que verdadeiramente revolucionou a minha frente...a troca dos faróis! Contente Contente

Os farois que tinha, apesar de dois deles serem novos, penso que não se adequam em nada ao estilo de carro. Têm um design demasiado "pesado", digamos que não são lá muito bonito e, dão muito pouca luz. Por isso mesmo, e pelas queixas que houve por parte dos donos, a Jaguar em 1997 criou uns novos faróis onde chegou a ser utilizado como substituição(muito pouco) nos X300 (o meu modelo), mas que nos X308 (XJ8) já eram de série, faróis esses que os americanos chamam de Diamond HeadLamp.

E cá estão os 4 faróis (neste caso um de cada espécie aka máximos e médios):

Os faróis são montados numa plataforma de plástico que por sua vez são aparafusados no chassis do carro. Resumindo, se dá para desmontar dá para Detalhar a fundo. Contente E claro, foi o que fiz. Wink

Este é um exemplo de um conjunto completo montado:

Que depois de retirados os faróis (é colocado com pressão nuns pinos) restava apenas o "esqueleto":

Que, como podem ver, obviamente nunca tinham sido alvos de uma limpeza desde o dia em que saíram da fábrica. Mas é precisamente por isso que nós (detalhistas) existimos Contente, para voltar a colocar tudo como se tivesse saído de fábrica há uma hora atrás  Grin

Cada farol tem um pino de fixação fixo e dois que são de regulação/focagem, mas, os que não eram eléctricos não funcionavam, pois tinham tanta porcaria e terra lá dentro que impedia as rodas dentadas se movessem:  Labios fechados

Este é motor eléctrico de regulação em altura dos farois:

Depois de todas as peças separadas, ficava isto Sorridente:

Os motores estavam mesmo muito sujos:

Foram, com é óbvio, totalmente desmontados e limpos com CarStar e uma escova de dentes:

E assim se faz um motor eléctrico de regulação de faróis. Sorridente

Depois de tudo devidamente limpo, voltei a lubrificar as rodas dentadas para que haja um movimento suave e sem desgaste:

Depois com a utilização, a massa fica homogeneizada Wink:

O aspecto final dos motores foi este:

Pareciam mesmo novos Contente:

Os pinos de regulação manual, em água quente foram desencravados e limpei tudo novamente com uma escova de dentes e CarStar, tendo estes resultados. Mais uma vez pareciam novos após estarem tratados Sorridente:

O "chassis" disto tudo, foram unicamente pincelados com um pincel e CarStar puro, o suficiente para limpar tudo com uma enorme facilidade:

Quando montei tudo de novo, ficaram com um aspecto bem porreiro Wink:

Agora, só faltava colocar os novos faróis no "esqueleto" :jumping41

Se repararem, estes faróis são bem mais bonitos/elegantes que os antigos, pois para além de terem o vidro sem qualquer tipo de estrias, tem também aqueles "mastros" no meio que lhe conferem alguma elegância, eu pelo menos gosto Sorridente:

Restava os cabos, pois os faróis antigos tinham lâmpadas H1 e estes funcionam com lâmpadas H7, logo a cablagem tinha de ser diferente. Lá consegui comprar uma no UK em segunda mão e como não podia deixar de ser, lá detalhei a cablagem :lol

Esta era a antiga:

E a "nova", já com um conjunto totalmente limpo :brilho::

Para complementar tudo isto, dei-lhe dois conjuntos de VisionPlus H7 :cool:

Bom...posto tudo isto, vamos lá então ao que verdadeiramente interessa. Contente Os farois montados no carro. he he

Nesta foto podem ver como fica com um conjunto já montado e outro não:

Este novos faróis têm uma coisa que adorei, que é a configuração de luzes. Sorridente Nos antigos, tanto os mínimos como os médios eram nos faróis exteriores, e nos interiores eram somente os máximos. Com estes novos faróis a coisa muda de figura, pois os exteriores passam a ser somente os médios, e os interiores são os mínimos e os máximos. Conclusão, á noite, fico sempre com os 4 faróis com luz.  Grin

Deixo-vos aqui algumas imagens que retratam melhor o que quero dizer. Só com mínimos:

E com mínimos e médios:

O Xénon, como repararam, neste momento sai.

E no final ficou assim!!! Contente Contente Contente

Os faróis ainda não estão devidamente focados, daí darem a sensação de estarem desalinhados Sorridente:

E com tudo ligado :lol

Um abraço,

Registado

André Frota
Membro Jr.
**

andrefrotta@hotmail.com
« Responder #3 em: 11 de Novembro de 2008, 02:38 »

Miguel, boa noite.

Acho esse detalhe dos novos farois simplesmente MAGNIFICO. Quanta diferença os novos farois deram a frente do carro. São muito mais elegantes, leves e dão um toque muito sofisticado ao seu JAG.

Quero muito fazer esse UP no meu JAG. Onde você achou esses farois? Posso perguntar quando você pagou por eles?

Um abraço e parabéns.

André
Registado

André Frota
Membro Jr.
**

andrefrotta@hotmail.com
« Responder #4 em: 11 de Novembro de 2008, 03:03 »

Miguel.

Favor desconsiderar a minha ultima mensagem. Não tinha notado que eu já tinha feito a mesma pergunta antes e que você já havia respondido. Ainda estou me acertando com as notificações do fórum.

Obrigado pela resposta. Vou procurar esses faróis aqui em São Paulo, mas acredito que vou ter uma surpresa desagradável em relação ao valor. Tudo aqui na GB CARS é MUITO, mas MUITO caro mesmo.

Na ultima sexta poli os faróis do meu Já, tanto os vidros quanto os aros. Também aproveitei para limpar, tirar marcas de cera de todas as lanternas e piscas e depois polir tudo. Ficou bem melhor.

Estou adorando ver os resultados significativos que os cuidados com todos esses detalhes estão dando ao carro. A cada dia ele perece mais novo, mais próximo de um carro com pouco tempo de uso e a cada dia meu JAG chama mais atenção por onde passa e aqui na garagem do meu prédio.

Minas vagas ficam bem próximas ao elevador e meus visinhos quando passam e estou encima do carro suando a camisa param, conversam e me parabenizam pela minha paixão pelo JAG e pelo magnífico carro.

Ai fico como uma pai coruja Grin Grin Grin Cheio de orgulho.

Um abraço e obrigado pela inspiração.
Registado

migueldefender
Administrador

migmoliveira@netcabo.pt
« Responder #5 em: 11 de Novembro de 2008, 10:16 »

E tens toda a razão para teres orgulho. Contente

Um abraço André Sorridente
Registado

Páginas: [1] Ir para o topo Imprimir