Júlio, pelo menos nos X300 quando colocas as posições tanto do banco, como do volante e espelhos laterais, ao memorizares uma posição (1, 2 ou 3) ele vai memorizar todas as configurações que estão naquele preciso momento. Faz a experiência.

António, receio que tenhas então mesmo um problema num dos potenciometros do banco...

Se é grave? não é. No entanto é muito trabalhoso. É tão trabalhoso que eu ainda não me mentalizei em arranjar o sistema... pois é muito complexo.
Resumindo: os nossos bancos têm 4 motores e cada motor está ligado a um potenciometro. Esse potenciometro por sua vez está ligado ao módulo instalado debaixo de cada banco. O potenciometro vai medir através de uma voltagem qual a posição exacta do banco. O que se passa é que os potenciometros são bastante fracos, partindo-se muito facilmente. Como estão partidos, a voltagem emitida para o módulo fica incorrecta, e o banco deixa de memorizar.
Visualizando "a coisa", deixo aqui umas imagens (não são minhas).
Estes são os motores do assento:

E o motor das costas:

O potenciometro, é aquela caixinha preto no topo do motor:

A caixa cá fora e aberta:

O problema neste potenciometro não foi partir-se, mas sim ficou froxo:

O que ele fez, foi colocar um o-ring no eixo de forma a criar enchimento com bastante atrito, pois caso contrário o potenciometro fica contantemente a rodar (lá está, nao consegue fazer as leituras):

Depois desta operação ou de se trocar o potenciometro por um novo, o banco tem de ser ajustado para a voltagem correcta no potenciometro.
Um abraço,