InícioAjudaJaguar Clube PortugalEnglishEntrarRegiste-se

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
24 de Maio de 2012, 19:19

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa

News

Em caso de questões relativas ao Fórum: geral.jaguar.portugal@gmail.com

Stats
23792 Mensagens em 1877 Tópicos por 562 Membros
Membro Mais Recente: Rodrigo Canha
+  Fórum Jaguar-Portugal
|-+  Jaguars Contemporâneos - a partir da década de 90
| |-+  Problemas/Soluções
| | |-+  motor de partida x300
Páginas: [1] 2 Ir para o fundo Imprimir
Tópico: motor de partida x300  (Lida 816 vezes)
francomarino
Novato(a)
*

« em: 07 de Outubro de 2009, 21:13 »

Contente boa noite a todos
Estou a algum tempo percebendo um ruido metálico que dura mais ou menos dois segundos quase todas as vezes que dou partida no motor , como se o automatico do motor de arranque que acopla a engrenagem do mesmo a cremalheira estivesse demorando um pouco mais a retornar quando se solta a chave de partida, não sei se consegui me fazer entender Hein pois por aqui a lingua de Camões ,e um tanto diferente e afinal sou italiano pra piorar um pouco Grin Grin,em todo caso fico no aguardo de saber se algum dos amigos ja teve problema similar no xj6 x300
Um grande abraço e desde já obrigado
Francesco
Registado
migueldefender
Administrador

migmoliveira@netcabo.pt
« Responder #1 em: 07 de Outubro de 2009, 21:31 »

Francesco, percebe-se perfeitamente. Wink Apesar de termos expressões linguísticas diferentes, a essência da ideia está toda lá. Sorridente

Bom, pode de facto ser o motor de arranque que está a dar as últimas. O motor não, as escovas que fazem a passagem eléctica.

Diga-nos uma coisa, em que estado está a bateria? Quando fico sem bateria, ouço uns "taque taques" metálicos que é precisamente o motor de arranque a tentar dar a ignição, mas como está sem bateria não consegue. Eventualmente a sua bateria pode estar no limiar de não funcionar.

Um abraço,
Registado

Miguel Oliveira - X300 Marocco Red/Oatmeal
francomarino
Novato(a)
*

« Responder #2 em: 07 de Outubro de 2009, 22:05 »

:)Ola miguel
a bateria esta perfeita e nova, na verdade  a impressão que tenho é que o motor de partida roda mais rapido do que deveria tanto que se eu der uma partida bem curta ou seja somente um toque bem rapido no start o barulho não aparece , no entando se o start durar o tempo normal de mais ou menos 1 / 1,5 segundo o tal  barulho se faz notar
Registado
migueldefender
Administrador

migmoliveira@netcabo.pt
« Responder #3 em: 07 de Outubro de 2009, 22:10 »

Pois, o que deve então estár a acontecer, é que o motor de arranque não inicia o processo à primeira, pois já tem as tais escovas gastas, e por isso faz mais tentativas. Se assim de facto for, a tendência é para piorar, pois as escovas ficam cada vez mais gastas e será cada vez mais difícil colocá-lo a funcionar.

Tive três automóveis (curiosamente todos ingleses e todos a rondar os 150000km na altura), onde aconteceu isso. Sorridente A solução foi trocar por um kit de escovas novas e depois ficou perfeito.

Um abraço,
Registado

francomarino
Novato(a)
*

« Responder #4 em: 07 de Outubro de 2009, 22:33 »

Pois é meu caro acho que deve estar na ora de retirar o motor de arranque e fazer uma revisão completa  Embaraçado Embaraçado,só estou a espera de um tal "miguel maniaco" fazer o mesmo e tirar umas 200 fotografias do processo com esplicações detalhadas dicas e e tudo mais  Grin Grin Grin Grin Grin Grin brincadeirinha!
O grande problema de verdade é que por aqui a simples menção ao nome "Jaguar"faz com que o importador ou mesmo a unica representante oficial fique imediatamente disposta a te esfolar vivo Zangado enfim coisas da terrinha
um grande abraço e boa noite
Registado
migueldefender
Administrador

migmoliveira@netcabo.pt
« Responder #5 em: 07 de Outubro de 2009, 22:40 »

Estou a ver que no Brasil e em Portugal, a inflacção de preços após se saber que é um Jaguar aumenta logo. he he

O motor de arranque do meu menino por acaso é uma coisa que nunca mexi, no entanto ele está num local complicado (atrás do motor).

O motor de arranque, salvo erro é da MotorCraft ou da Lucas (tenho quase a certeza que é da Lucas), pelo que deve ser fácil arranjar no Brasil peças correspondentes. Sorridente Posso tirar essa dúvida brevemente com alguma facilidade. Wink

Um abraço,
Registado

migueldefender
Administrador

migmoliveira@netcabo.pt
« Responder #6 em: 07 de Outubro de 2009, 22:47 »

Olha como é compsto um kit de escovas da Lucas:

Neste caso é para o Land Rover Defender, mas há para todos. Sorridente

Um abraço,
Registado

francomarino
Novato(a)
*

« Responder #7 em: 07 de Outubro de 2009, 23:15 »

valeu Miguel , já vi que alguns comportamentos são iguais tanto por aqui como ai
ha um ditado que diz "em terra de cegos Cool quem tem um olho é rei" e para nós "em terra de volkwagen quem tem Jaguar ta perdido Chocado" Grin Grin Grin Grin Grin Grin
agora me vou
Grande abraço a todos
Francesco
Registado
migueldefender
Administrador

migmoliveira@netcabo.pt
« Responder #8 em: 14 de Outubro de 2009, 22:48 »

Francesco, chegaste a conseguir resolver o problema aí no Brasil? Sorridente

Um abraço,
Registado

Boa Ventura José
Membro Vitalício

« Responder #9 em: 16 de Outubro de 2009, 16:31 »

Bem podem ser as escovas, como também o bendix, com o passar dos anos a lubrificação do mesmo acaba e le chega mesmo a “assobiar” e chega mesmo a prender.
Registado
francomarino
Novato(a)
*

« Responder #10 em: 21 de Outubro de 2009, 21:57 »

Olá meus caros! Contente
Na verdade ainda não tive tempo para desmontar o motor de arranque Indeciso , mas a dica do amigo sobre o bendix me pareceu bem condizente com o sintoma , vou tentar comprar escovas novas e aproveito para fazer uma manutenção completa .
Abraços
Francesco
Registado
Kleman
Membro Intermédio

« Responder #11 em: 26 de Janeiro de 2010, 19:12 »

Olá Francesco,
Como ficou esse assunto do motor de arranque?
Curiosamente, por vezes, também ouço um ruído após dar o arranque, mas admito que julguei ser uma correia a patinar... Agora estou curioso.  Hein
Um abraço,
Jorge
Registado
Francis
Membro Intermédio

« Responder #12 em: 26 de Janeiro de 2010, 19:52 »

Contente boa noite a todos
Estou a algum tempo percebendo um ruido metálico que dura mais ou menos dois segundos quase todas as vezes que dou partida no motor ,

Ola Francesco.
Cuidado com este "barulho" metalico, é importante de determinar de onde vem exatamente.
Os motores AJ16 são conhecidos por ter uma fragilidade do "tensionneur" (não conheço a tradução) de cadeia secundária de distribuição.
Este "barulho" aparece depois do "start", durante 1 a 3 segundos, quando o "tensionneur" esta cansado.
O oleo põe certo tempo para o pôr em pressão, a cadeia esta louca e faz este barulho typico.
Registado
migueldefender
Administrador

migmoliveira@netcabo.pt
« Responder #13 em: 26 de Janeiro de 2010, 20:52 »

A tradução correcta é "tensores" da corrente de distribuição. Sorridente

Um abraço,
Registado

Francis
Membro Intermédio

« Responder #14 em: 26 de Janeiro de 2010, 21:58 »