InícioAjudaJaguar Clube PortugalEnglishEntrarRegiste-se

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
24 de Maio de 2012, 18:40

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa

News

Em caso de questões relativas ao Fórum: geral.jaguar.portugal@gmail.com

Stats
23792 Mensagens em 1877 Tópicos por 562 Membros
Membro Mais Recente: Rodrigo Canha
+  Fórum Jaguar-Portugal
|-+  Jaguars Contemporâneos - a partir da década de 90
| |-+  Problemas/Soluções
| | |-+  Rádio Jaguar XJ
Páginas: [1] Ir para o fundo Imprimir
Tópico: Rádio Jaguar XJ  (Lida 692 vezes)
mozart
Membro Intermédio

« em: 18 de Setembro de 2009, 17:57 »

Caro Miguel
Quando fez a melhoria de som no seu Jaguar conservou o mesmo rádio?. Sabe, noto que o rádio de origem do meu não é grande coisa. Não tem muita captação e, não sei se é das colunas, mas o som não é grande coisa. Que me diz de colocar outro rádio? Tenho um Pioneer recente, muito bom, com aspecto antigo. Será que é facil instalá-lo?
Aproveito para lhe perguntar se conhece alguém que repare a caixa de CD. O meu vem com uma caixa Alpine, modelo CHM-S600, mas não está a ler os CD.
Um abraço.
Registado
migueldefender
Administrador

migmoliveira@netcabo.pt
« Responder #1 em: 18 de Setembro de 2009, 22:42 »

Caro António, vou dividir este tópico em duas partes. Sorridente

Antes de mais, na altura em que fiz o up grade do sistema base de origem para o sistema premium da Harman/Kardon que a Jaguar colocava como opção, para além de ter tido que mudar para colunas novas da Harman, apenas tive que colocar a nova cablagem da Jaguar. Ou seja, o rádio e a caixa de CD's mantiveram-se. Sorridente

Quanto ao nosso rádio de origem, este é um Alpine camuflado com a frente para a Jaguar, mas toda a sua concepção e peças são todas da Alpine. Já li queixas nos EUA que o rádio tem uma má recepção, mas pelo que percebi o sistema de transmissão rádio nos EUA deixa algo a desejar, pois também li testemunhos que se queixavam à mesma de má recepção em Mercedes e BMW's. Como tal, e porque o meu tem uma recepção fantástica, conclui que o problema é mesmo deles e não dos rádios. Talvez por esse motivo, nos EUA têm uma forte indústria nos amplificadores de sinal de rádio para automóveis.

Bom, deduzindo que no Algarve o sinal de rádio é tão bom quanto o de aqui, o problema pode ter vários factores:
- antena suja (medida a tomar - limpá-la com WD40 com movimentos de baixo para cima)
- plug mal colocado na antena (medida a tomar - verificar, desconectando e conectando-a de novo)
- plug mal colocado no rádio (medida a tomar - verificar, desconectando e conectando-a de novo)
- rádio com defeito (não acredito muito nesta hipótese)

A resolução, para além de mudar de rádio, pode passar primeiro por ver todos os pontos que referi acima ou então adquirir um pequeno amplificador de sinal, que pode acreditar, melhora mesmo em muito o sinal de rádio e, para além de melhorar o sinal de rádio aumenta bastante a qualidade de som.

Na altura em que fiz o up grade de som, instalei a cablagem nova da Harman (que é uma grande aranha cheia de conexões) e fiquei aborrecido porque o sinal de rádio ficou péssimo e quase não apanhava nada. Andei a ver e não descobri nada... Triste Comprei um amplificador de frequência de rádio e melhorou consideravelmente, mas nada como tinha antes. Belo dia fez-se luz na minha cabeça e lembrei-me que talvez tivesse feito confusão ao ligar o cabo da antena ao rádio, pois a cablagem antiga (a que alimentava antes o rádio) deixei-a lá à mesma e talvez tivesse ligado o cabo de antena errado. Voilá, o problema era esse mesmo!!! Na curiosidade, mesmo assim decidi ver as diferenças com e sem amplificador de sinal. Fiquei espantado com a diferença. Com o amplificador, o som ficava muito mais nítido e muito mais grave, fiquei fascinado com a melhoria.   

Bom, mas isso é uma coisa que podemos comparar muito facilmente em Sintra. Wink

No entanto, caso mesmo assim prefira mudar de rádio, vai precisar de apenas uma coisa, de uma ligação que jogue com os plugs do Alpine e da Pioneer, pois de marca para marca as ligações diferem e é preciso compatibilizar tudo.

-------------------------------------------------------------------------------------------

Em relação à caixa de CD's. Este é um problema transversal a quase todos os X300. Eu tive-o, o JorgeDD6 tem, o Salvador está a começar a ter (se bem que com outro sintoma ainda), enfim, mesmo lá fora muitos Jag-Owner o têm. A mensagem "not cont" (que possivelmente lhe aparece), significa "not connecting", ou seja, o rádio não consegue receber as informações da caixa de CD's.

Descobriu-se que os rádios vinham com um defeito de origem, sendo que uma minúscula peça (um filtro) não foi devidamente soldada aquando o seu fabrico. Com o tempo, essa solda acaba por ficar frágil e a informação não passa. Bom, eu voltei a soldar essa peça e ficou impecável novamente, mas "recentemente" voltei a ter um outro problema com a caixa de CD's, sendo que agora a caixa de CD's começou a patinar e não lê os CD's. Aqui penso que o problema já seja da caixa.

Curiosamente a Volvo também usava a mesma caixa de CD's (com outra capa exterior), e também tiveram problemas. De tal forma que a Volvo vendia caixas de CD's mais baratas sendo que se tinha de devolver a defeituosa (a ver se peço ajuda ao ArAlmeida, pois Volvos é com ele e foi ele que me deu esta informação, talvez nos consiga informar melhor).

É mais uma coisa que podemos experimentar em Sintra, pois tenho uma extensão com o plug da Alpine (as caixas de CD's também são Alpine e só mudam a parte da frente - estética/personalização da Jaguar).

Um abraço e espero não ter sido maçudo, ainda por cima porque não lhe consegui ajudar muito a resolver o problema.   

Registado

Miguel Oliveira - X300 Marocco Red/Oatmeal
migueldefender
Administrador

migmoliveira@netcabo.pt
« Responder #2 em: 27 de Setembro de 2009, 23:35 »

António, chegou a resolver o problema? Sorridente

Um abraço,
Registado

Miguel Oliveira - X300 Marocco Red/Oatmeal
Salvador
Novato(a)
*

« Responder #3 em: 28 de Setembro de 2009, 08:44 »

Bom dia mais uma vez!
Estou fascinado com o manancial de informações
técnicas.Um verdadeiro livro aberto!
De facto,estou a começar a ter problemas na leitura
de alguns CD
Em Sintra penso que vamos ter de montar uma tenda
gigante para assistência.Fica a sugestão!
Cumprimentos
Salvador Caprichoso
Registado
mozart
Membro Intermédio

« Responder #4 em: 28 de Setembro de 2009, 09:15 »

Miguel, ainda não consegui que o leitor de CD leia. Tenho que ver se aqi no Algarve descubro um técnico que perceba de leitores de CD.
Quando comprei o Jaguar a peça que leva os CD estava encravada. Abri a caixa e desencravei um Cd. Mas agora não lê.
Registado
gonca33
Novato(a)
*

« Responder #5 em: 29 de Setembro de 2009, 18:12 »

Não sei se será uma grande ajuda, mas nos primeiros S-Type (98'-02') tambem sofreram desta maleita das caixa de CD´S.

Tivemos um cliente que nos pediu para tentar-mos descubrir se alguem reparava estas caixas e descobrimos que em frança as reparam, curiosamente a Clarion.

Na altura por cerca de 140€ estava tudo incluido, transporte de cá para lá e de lá para cá e a reparação.

Na altura o problema ficou resolvido.

Se quiserem posso dar o contacto da pessoa com quem tratei.

Abraço
Registado
mozart
Membro Intermédio

« Responder #6 em: 29 de Setembro de 2009, 18:29 »

Boa tarde
Fico-lhe agradecido se me facultar o contacto.
Abraço.
Registado
gonca33
Novato(a)
*

« Responder #7 em: 01 de Outubro de 2009, 09:56 »

Bom dia,

O contacto da pessoa que curiosamente é uma portuguesa a trabalhar em frança e que por isso fala razoavelmente o Português é APEREIRA@clarion.fr

O nome é Ana Pereira.

Na altura ela pediu uma foto da etiqueta da caixa de CD's para confirmar que a podiam reparar.

Cumprimentos,
Gonçalo Magalhães
Registado
Wolfjag
Moderador

« Responder #8 em: 01 de Outubro de 2009, 10:18 »

Gonçalo, já agora aproveito para colocar outra questão sobre leitores de CDs, neste caso num X-Type. Há tempos a minha filha meteu moedas no leitor de CDs. O leitor entendia que tinha um CD lá dentro e tentava ler. Foi uma chatice, pois mesmo com o rádio desligado, volta e meia ligava-se e lá tentava ler o CD fantasma. Levei o carro à Autosom, em Gaia, e eles extraíram o auto-rádio e tiraram as ditas moedas. Simplesmente continuou a entender que lá tinha o CD (presumo que qualquer coisa se tenha danificado lá por dentro). Quase nunca o usei, de modo que não me faz grande diferença, mas chateia-me ter o aparelho estragado. Nunca vos apareceu nenhum caso parecido?
Registado

05 Jaguar X-Type Estate 2.0D Sport, Ebony Black, 17" Belize. No Leaper.
Mario Rocha
Membro Vitalício

marioruirocha@hotmail.com
« Responder #9 em: 01 de Outubro de 2009, 11:13 »

Wolfjag,

A isso chama-se "jukebox".  Grin

Deve ser um sensor qualquer.
Pelo menos nos leitores de CDs dos computadores, quando há uma situação parecida, é para o lixo que vai.

Tenta arranjar um no ebay.

Abraço

Mário
Registado
Wolfjag
Moderador

« Responder #10 em: 01 de Outubro de 2009, 11:26 »

O rádio está bom e há sempre a possibilidade de adaptar um iPod (que até fica mais barato do que comprar um rádio novo), mas para já não sinto necessidade de ter o leitor de CDs operacional. Chateia-me um bocado, é só.
Registado

05 Jaguar X-Type Estate 2.0D Sport, Ebony Black, 17" Belize. No Leaper.
Jorge DD6
Moderador

neves.jorge@netcabo.pt
« Responder #11 em: 01 de Outubro de 2009, 11:28 »

Já exprimentas-te pôr notas?  Grin
Registado

Daimler Double Six SIII 1988
Daimler Six LWB X330 1996
gonca33
Novato(a)
*

« Responder #12 em: 13 de Outubro de 2009, 17:25 »

Boa tarde,

Que eu tenha conhecimento, nunca nos deparamos com um problema identico.

Cumprimentos,

GM
Registado
Páginas: [1] Ir para o topo Imprimir 
« anterior seguinte »
Ir para: