InícioAjudaJaguar Clube PortugalEnglishEntrarRegiste-se

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
24 de Maio de 2012, 18:06

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa

News

Em caso de questões relativas ao Fórum: geral.jaguar.portugal@gmail.com

Stats
23792 Mensagens em 1877 Tópicos por 562 Membros
Membro Mais Recente: Rodrigo Canha
+  Fórum Jaguar-Portugal
|-+  Jaguars Contemporâneos - a partir da década de 90
| |-+  Problemas/Soluções
| | |-+  Jaguar e GPL
Páginas: [1] 2 Ir para o fundo Imprimir
Tópico: Jaguar e GPL  (Lida 1361 vezes)
Jorge DD6
Moderador

neves.jorge@netcabo.pt
« em: 03 de Novembro de 2008, 13:43 »

Eis um tema polémico...

Como todos sabemos, os Jaguar, a gasolina, não são os carros mais económicos que andam por aí...

A conversão de um clássico ou futuro clássico para GPL é sempre um tema polémico... há a questão da originalidade, etc...

Mas, em Portugal, há duas questões a ter em conta, 1ª o preço da gasolina e 2ª, bastante mais importante, e que nem todos sabem, é que se importarmos um carro já convertido a GPL e homulgado como tal no país de origem, só pagamos 50% do ISV, em relação ao UIC, não sei, mas penso que será também menor, visto as emissões serem menores...

Digam de vossa justiça! Wink

Entretanto, em anexo, um artigo da ''Jaguar World'' de Outubro de 2008, exactamente sobre o tema.

Um abraço,

Jorge
Registado

Daimler Double Six SIII 1988
Daimler Six LWB X330 1996
migueldefender
Administrador

migmoliveira@netcabo.pt
« Responder #1 em: 03 de Novembro de 2008, 13:50 »

Tema mesmo polémico. Confesso-me um defensor da gasolina, e a ideia de mudar o meu menino para GPL não me agrada nada por dois motivos. Um são todas as alterações que tenho de fazer no carro, como a instalação de um botão no interior do carro, ter de fazer um furo algures para o bocal do GPL e, acima de tudo, o motor irá ficar cheio de material que não pertence ao carro, que ainda por cima, na maior parte das vezes é montado sem nenhum rigor estético. Acima de defensor da gasolina sou defensor do original.

O outro motivo, é o raio do autocolante azul atrás...

Bem sei que posso agora ser visto com "maus olhos", no entanto compreendo perfeitamente as razões que levam as pessoas a converter o combustível e respeito imenso a opinião delas.

Um abraço,

P.S.: Jorge, fazes colecção das Jaguar World? 
Registado

Miguel Oliveira - X300 Marocco Red/Oatmeal
Jorge DD6
Moderador

neves.jorge@netcabo.pt
« Responder #2 em: 03 de Novembro de 2008, 13:52 »

Assino, mas só há 3 meses...
Em relação ao autocolante... a multa são €50 e para descobrirem que o carro é a GPL, só por sorte...
Registado

Estebes
Administrador

« Responder #3 em: 03 de Novembro de 2008, 13:53 »

Conheço um Serie III importado da Holanda a andar em Portugal a GPL, e está impecável.
Tenho 2 carros a GPL, um dos quais fez hoje os 200 000 km e nada a apontar, mas não é Jaguar.
Acho que é de aplaudir quem tenha a coragem de fazer esta transformação.
Pessolmente não acho qualquer tipo de heresia estas conversões, mas cada um é cada qual.
Registado

Jorge DD6
Moderador

neves.jorge@netcabo.pt
« Responder #4 em: 03 de Novembro de 2008, 14:02 »

O problema para o meu carro, é que para um 12 cilindros, a coisa vai sempre ficar por volta dos €5.000 +- o que custa o carro (mais para mais do que para menos) e atendendo ao que eu ando nele, acho que iria levar uns 500 anos para que o investimento compensasse. Embaraçado

Há ainda a converssão para etanol (e85), que é uma coisa muito mais simples e inócua do ponto de vista da instalação e muito mais barata, mas penso que a legislação portuguesa ainda não contemple isso como ''energia alternativa''...
« Última modificação: 03 de Novembro de 2008, 18:44 por Jorge DD6 » Registado

Estebes
Administrador

« Responder #5 em: 03 de Novembro de 2008, 14:07 »

O problema para o meu carro, é que para um 12 cilindros, a coisa vai sempre ficar por volta dos €5.000 +- o que custa o carro (mais para mais do que para menos) e atendendo ao que eu ando nele, acho que iria levar uns 500 anos para que o investimento compensasse. Embaraçado

Há ainda a converssão para etanol (e85), que é uma coisa muito mais simples e inócua do ponto de vista da instalação e muito mais barata, mas penso que a legislação portuguesa ainda não comtemple isso como ''energia alternativa''...

Deve ficar mais barata que isso. Penso que na casa dos 2000/2500 pois tem a ver com a potência e não com o numero de cilindros.
Registado

migueldefender
Administrador

migmoliveira@netcabo.pt
« Responder #6 em: 03 de Novembro de 2008, 14:07 »

Pois ainda há essa questão. Será que a utilização que lhes damos compensa o investimento?

Um abraço,
Registado

Jorge DD6
Moderador

neves.jorge@netcabo.pt
« Responder #7 em: 03 de Novembro de 2008, 14:10 »

Infelizmente tem mesmo a haver com o nº de cilindros nos carros de injecção... e não há kits no mercado para 12 cilindros ou injectores, por isso terei quase obrigatoriamente de comprar dois kits de 6...
E para ajudar á festa, como tenho matricula espanhola, tenho de fazer isso em espanha, porque nas inspeções para a homulgação de lá, só aceitam instalações por agentes credenciados e autorizados em Espanha...

Há ainda a converssão para etanol (e85), que é uma coisa muito mais simples e inócua do ponto de vista da instalação e muito mais barata, mas penso que a legislação portuguesa ainda não comtemple isso como ''energia alternativa''...

Deve ficar mais barata que isso. Penso que na casa dos 2000/2500 pois tem a ver com a potência e não com o numero de cilindros.
« Última modificação: 03 de Novembro de 2008, 14:12 por Jorge DD6 » Registado

Estebes
Administrador

« Responder #8 em: 03 de Novembro de 2008, 14:21 »

Tenho um Range Rover a GPL e antes de o comprar já convertido andei a sondar os preços e todos me davam na casa dos 1800/2200 para um V8 com 220 cvs, pois tinha pedido orçamento para um Cherokee V8. Pede orçamento no Pedro e Sónia em Coimbra, ou no Pedro Marto de Porto de Mós.
Registado

Jorge DD6
Moderador

neves.jorge@netcabo.pt
« Responder #9 em: 03 de Novembro de 2008, 14:27 »

Pois, mas se fores procurar kits para motores de 12 cilindros, não encontras nada...

Para 8 há e até há alguns para 10, para os motores da GM de 10 cilindros que equipam o Dodge Vipper e algumas pickups americanas, mas para 12 ninguém faz, há apenas alguns instaladores no UK, que vão eles próprios ''fazendo'' os kits com partes dos de 6 cilindros, pois importam muitos e conseguem comprar aos fabricantes em peças, mas cá e em Espanha, já andei a ver por todo o lado vai sempre ficar por volta dos tais €5.000...

Tenho um Range Rover a GPL e antes de o comprar já convertido andei a sondar os preços e todos me davam na casa dos 1800/2200 para um V8 com 220 cvs, pois tinha pedido orçamento para um Cherokee V8. Pede orçamento no Pedro e Sónia em Coimbra, ou no Pedro Marto de Porto de Mós.
Registado

Jorge DD6
Moderador

neves.jorge@netcabo.pt
« Responder #10 em: 03 de Novembro de 2008, 14:28 »

De qualquer modo, tenho sempre de fazer a instalação em Espanha para conseguir a homulgação lá... Chorar

Mas obrigado de qq modo pelas sugestões.
Registado

migueldefender
Administrador

migmoliveira@netcabo.pt
« Responder #11 em: 03 de Novembro de 2008, 14:31 »

Alex, tens um 3.9? Contente Contente Contente Contente Contente Contente

Um abraço,
Registado

Estebes
Administrador

« Responder #12 em: 03 de Novembro de 2008, 14:44 »

3.5 Vogue. Ex UK, com 27 000 milhas de 1988! Era de uma familia portuguesa residente em Inglaterra que apenas o usava em Portugal nas férias. Já tinha tido um Disco 300 Tdi, e fiquei com o bichinho.

Coloquei em meu nome na sexta. Para minha surpresa, e dado ser um carro a GPL paguei 45€ de transferência em vez dos 63€!
« Última modificação: 03 de Novembro de 2008, 14:47 por Estebes » Registado

migueldefender
Administrador

migmoliveira@netcabo.pt
« Responder #13 em: 03 de Novembro de 2008, 15:01 »

Fantástico!!! Tens aí algum "bicho" de que eu não goste? Contente

Sendo de 88 ainda tem os espelhos laterais no capot e parachoques cinzento?

Um abraço,
Registado

Estebes
Administrador

« Responder #14 em: 03 de Novembro de 2008, 15:21 »

Fantástico!!! Tens aí algum "bicho" de que eu não goste? Contente

Sendo de 88 ainda tem os espelhos laterais no capot e parachoques cinzento?

Um abraço,

Não, já é a versão de transição. Não tem as dobradiças do capot á mostra mas tem as das portas da frente, e já tem o tampão da gasolina com portinhola ainda que esta seja a horizontal. O párachoques da frente já tem os farois de longo alcance e é de 5 portas azul escuro.
Registado

Páginas: [1] 2 Ir para o topo Imprimir 
« anterior seguinte »
Ir para: