InícioAjudaJaguar Clube PortugalEnglishEntrarRegiste-se

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
24 de Maio de 2012, 14:36

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa

News

Em caso de questões relativas ao Fórum: geral.jaguar.portugal@gmail.com

Stats
23792 Mensagens em 1877 Tópicos por 562 Membros
Membro Mais Recente: Rodrigo Canha
+  Fórum Jaguar-Portugal
|-+  Fórum Jaguar Portugal
| |-+  Apresentações
| | |-+  Apresentação
Páginas: [1] 2 3 Ir para o fundo Imprimir
Tópico: Apresentação  (Lida 1194 vezes)
Vicente
Membro Jr.
**

« em: 25 de Junho de 2009, 14:57 »

Boa tarde a todos.
O meu nome é Alexandre Vicente, e sou um especial apreciador de máquina Inglesas.
Tudo o que tenha "feitío" é do meu agrado. Ainda que às vezes estas pequenas perolas nos dêem umas dorzitas de cabeça.

Tenho um Jaguar de 1992 XJS Facelift V12 em perfeito estado de conservação e que utilizo semanalmente. Não o consigo deixar a descansar na garagem muito tempo.

Já aprendi bastante com este automóvel, e seduz-me imenso todo o trabalho feito em termos de mecãnica, carroçaria e interiores dos criadores em Browns Lane.

Registado
Wolfjag
Moderador

« Responder #1 em: 25 de Junho de 2009, 15:23 »

Sê bem-vindo, Vicente. Que bela máquina tens tu! Fica já a saber que não te deixaremos em paz até que publiques algumas imagens desse belo bichano!
Registado

05 Jaguar X-Type Estate 2.0D Sport, Ebony Black, 17" Belize. No Leaper.
RHS
Membro Sénior

« Responder #2 em: 25 de Junho de 2009, 15:55 »

....
Tenho um Jaguar de 1992 XJS Facelift V12 ........

Olá, bemvindo com o terceiro V12 do fórum, se não me engano. Em que parte do país viva e onde é que faz a manutenção?

RHS
Registado

migueldefender
Administrador

migmoliveira@netcabo.pt
« Responder #3 em: 25 de Junho de 2009, 20:41 »

Muito bem-vindo caro Vicente. Contente Fico muito contente por ver mais um XJ-S e ainda por cima V12 juntar-se a esta comunidade. Contente

Ficamos aqui em pulgas para ver algumas fotos dessa pérola inglesa. Wink

Um abraço,

P.S.: Pela certa, gosta tanto de carros ingleses como quase tanto de italianos, não? Sorridente
Registado

Miguel Oliveira - X300 Marocco Red/Oatmeal
P
Consultor do Fórum

« Responder #4 em: 25 de Junho de 2009, 21:26 »

Ora benvindo Vicente,

Venham as imagens...

jpena
Registado
Jorge DD6
Moderador

neves.jorge@netcabo.pt
« Responder #5 em: 25 de Junho de 2009, 23:15 »

Bem-vindo Vicente!

Mais um v12 é sempre bom!

Por razões ''operacionais'' tenho-me andado a especializar nos v12, pois tenho um Daimler Double Six de 1988, infelizmente ainda não encontrei ninguém em Portugal e mais concretamente em Lisboa que perceba alguma coisa dos v12's, a Jaguar Portugal, infelizmente, é uma verdadeira ''nódoa'' no que toca aos v12 (e aos outros Jaguar antes do ''consulado'' Ford), por isso a única maneira de ir conseguindo ter o carro em condições aceitáveis é ir ''estudando'' eu próprio, comprando eu as peças no U.K. fazer o que consigo e instruindo o meu mecanico no que fazer.

O teu carro, imagino que ainda seja um 5.3, ou já é um 6.0?

Penso que possa-mos trocar muitas experiencias!  Wink

Um abraço,

Jorge
« Última modificação: 25 de Junho de 2009, 23:49 por Jorge DD6 » Registado

Daimler Double Six SIII 1988
Daimler Six LWB X330 1996
migueldefender
Administrador

migmoliveira@netcabo.pt
« Responder #6 em: 25 de Junho de 2009, 23:35 »

Jorge, o 6 litros apenas foi introduzido no mercado em 93. Sorridente Por isso deve ser igual ao teu, ou melhor, no que está a 6 metros das minhas costas no jardim. Grin Grin

Um abraço,
Registado

Miguel Oliveira - X300 Marocco Red/Oatmeal
Jorge DD6
Moderador

neves.jorge@netcabo.pt
« Responder #7 em: 25 de Junho de 2009, 23:39 »

Nesse caso já tem um distribuidor Marelli, que é bem melhor que a ''droga'' do Lucas que eu tenho... Wink
Registado

Vicente
Membro Jr.
**

« Responder #8 em: 26 de Junho de 2009, 00:21 »

Nesse caso já tem um distribuidor Marelli, que é bem melhor que a ''droga'' do Lucas que eu tenho... Wink

Ora viva pessoal.
Abaixo seguem umas fotos do xjs:

http://www.vribatejo.com/jag/xjs.php

Quanto à manutenção é "InHouse", feita por mim e por um amigo meu.

Desde que o adquiri já lhe mudei ignição completa, discos, pastilhas, velas e cabos, filtros, hidraulicos direcção assistida,etc,etc... verdadeira dor de cabeça em termos de espaço para efectuar manutenção.

Quanto a assistência na marca.... desaconselho.
Não tanto pelo preço, mas mais pela incerteza do serviço feito.
Estes motores no xjs são muito dificeis de aceder... ( calculo que no xj12 tb) e se com a manutenção correcta até são bastante fiáveis, já com falta de manutenção os problemas que aparecem tornam-se rápidamente e exponenciavelmente graves e onorosos.
Num V12 tudo o que aparecer de mal aparecerá RÁPIDO e em proporções GRAVES se não for atendido.

O meu já trás Ignição MM e é um Facelift 5.3 de 92.
O facelift de 93 apareceu com motor 6.0 em substituição do meu, mas este motor já existia antes(pre-facelift) em versão TWR no XJS.

Quanto a ajuda, no que eu puder estás à vontade.
Existe algumas diferenças entre os nossos motores, mas deverá ser mais em termos de electronica. Mecânicamente deverão ser bastantes identicos.

Registado
Vicente
Membro Jr.
**

« Responder #9 em: 26 de Junho de 2009, 01:30 »

Abaixo seguem umas fotos do xjs:
http://www.vribatejo.com/jag/xjs.php
Umas das soluções mais caracteristicas da jag-u-r é o sistema de refrigeração inventado para este motor.

Adicionei um diagrama nas fotos.
Considero uma verdadeira obra de "engenharia" que os então bifes, inventaram para resolver o arrefecimento dos double 6.

Aquilo que tem de sedutor, resulta em complicado.
O interior do radiador(3 segmentos) não lembra a ninguém... e não resulta no melhor resultado em termos de arrefecimento.... A bomba de água central aos dois blocos, não faz sentido.
Devia ter bem mais débito e ainda assim existe sempre um bloco que recebe liquido  de forma diferente do outro (pás da bomba só funcionam para um lado, a distribuição do liquido nunca será igual...)
Na realidade o sistema funciona, mas muito à pele.
Qualquer coisa com problemas (termostatos, radiador entupido, sist de purga tapado, etc,etc...) e é um pincel...

Estas pequenas pérolas, entre outras tantas, são exactamente aquilo que nos seduz... e ao mesmo tempo dão alguma luta para compreender, manter e melhorar estas máquinas.

Depois trocamos mais umas infos...
Podes colocar uma foto da baia do motor do teu DD6?

Thks,
Vicente.
Registado
Jorge DD6
Moderador

neves.jorge@netcabo.pt
« Responder #10 em: 26 de Junho de 2009, 08:18 »

Bom dia Vicente,

Eu também, acabo por fazer ''eu'' a manutenção de rotina, com a ''ajuda'' de um mecanico principalmente para os trabalhos mais pesados, ou  que requeiram mais espaço, pois é algo que não abunda na minha garagem, que aliás é colectiva. Ultimamente, tenho tido a ajuda de uma amigo aqui do Fórum para certo tipo de trabalhos, aliás, actualmente o carro até está com ele para um ''pequeno tratamento de beleza'' Sorridente

Desde que o comprei, já levou discos e pastilhas da frente, atrás não foi ainda necessário, amortecedores, casquilhos e rótulas de suspensão (isto é um daqueles trabalhos tipicamente ''pesados'' em que recorri ao mecanico), velas e cabos da mesmas, vários tubos de refrigeragção, uns porque ''rebentaram e outros a titulo preventivo após o rebentamento dos anteriores...

Já levou também um motor de arranque, queimado por minha própria culpa, mas em que cometi o erro de ir á Jaguar Portugal (em Lisboa), onde me tentaram enganar e queriam tirar o motor do carro para fora ''só para verem o que é que era'', como não conseguiram, acabaram por se ''desforrar'' no preço do motor de arranque e respectiva montagem (queriam algo do género de 30 horas e acabou por ficar por 17 horas e disseram que perderam dinheiro e que iam deixar de aceitar esse tipo de carros) acabou por ficar em perto de €2.000 por montar uma peça que custa cerca de £200, mas que eles vendem por €600..., mas isso é outra história...

Neste momento, e após o tratamento que está a levar, irei mudar as ''tubagens'' da gasolina, já comprei um ''injector rebuild kit'', pois alguns dos tubos que vão do ''fuel rail'' para os injectores apresentam pequenas fissuras no exterior por estarem secos e isso poderá ser muito perigoso se originar uma qualquer fuga de combustivel.

O circuito de refrigeração, é sem dúvida o que me tem dado mais trabalho também, já me ''rebentou'' também uma junta de um ''water rail'', mas foi de fácil substituição.

Levou, óbviamente mais algumas coisas, se bem que coisas menores e consumiveis em geral.

Em relação á ignição, o que é que fizeste exactamente, a minha não é grande coisa, já de origem (Lucas OPUS) e a afinação não é pacifica... estou a pensar em pôr uma electrónica... foi isso o que fizeste?

Vou ver se arranjo uma foto actual do motor com mais ou menos bom aspecto para pôr aqui, mas entretanto, podes dar uma olhada em http://jaguar-portugal.com/index.php/topic,43.0.html, se bem que esse tópico e ''posts'' já têm algum tempo, e já está algo diferente (para melhor), vou vêr se logo á noite em casa arranjo algo mais actual.

Um abraço,

Jorge
« Última modificação: 26 de Junho de 2009, 08:21 por Jorge DD6 » Registado

Vicente
Membro Jr.
**

« Responder #11 em: 26 de Junho de 2009, 08:53 »

Em relação á ignição, o que é que fizeste exactamente, a minha não é grande coisa, já de origem (Lucas OPUS) e a afinação não é pacifica... estou a pensar em pôr uma electrónica... foi isso o que fizeste?

Bom... depois de ler toneladas de informação, manuais e experiencias de outros owners v12 xjs principalmente tudo nos states(onde se vendeu mais xjs), mudei a ignição somente por segurança para uma igual mas nova. A anterior estava ainda a funcionar bem mas o automóvel encontrava-se a fazer 18 anos com 60.000kms, e as temps no interior do V são altissimas, os cabos estavam muito duros, e achei melhor mudar a ignição. Como também quis mudar velas e o trabalho é simplesmente demoniaco, aproveitei e foi logo tudo novo.

Limitei-me a efectuar uma mod no rotor novo aconselhada naquele que considero uma biblia(700 folhas!!!) sobre experiências de owners com este automóvel, sito no http://www.jag-lovers.org/

Eles falam lá também de passar da Lucas para a MM mas pareceu-me, pelo que li, algo trabalhoso.
É que estas latas já trazem CDI's que controlam o avanço do motor, sensores, etc...etc.. certos para as ignições.

Em termos de afinação o carro não requereu nenhuma.
E o CDI desta versão permite afinar com uma chavinha própria. Mas não foi preciso.
Os consumos encontram-me perfeitamente aceitáveis para um V12 com o uso que lhe dou e o motor parece um relógio.
Em cidade consigo médias de 17,5lt aos 100. E por acaso o computador de  bordo é mesmo certo. Realizei 3 ou 4 vezes médias muito correctas (Depósito Cheio, Kms, Depósito cheio) e bateu certo com o computador.  Em autoestrada este valor baixa para os 14lt... infelizmente um tipo não consegue conduzir sempre em autoestrada.  Wink

Não será preferivel perceberes os defeitos\probs da Lucas e tentares eliminar\corrigir os mesmos mas mantendo a mesma ignição?
Registado
Jorge DD6
Moderador

neves.jorge@netcabo.pt
« Responder #12 em: 26 de Junho de 2009, 09:03 »

Não, o Lucas é mesmo uma aberração, a opinião é unanime...  os consumos do meu, e o computador tb é certo, é mais algo do género: 26 em cidade, em auto estrada a 140-19 e a 120-17... mas tb é um carro mais pesado e não está afinado a 100%
Registado

Vicente
Membro Jr.
**

« Responder #13 em: 26 de Junho de 2009, 09:09 »

Bom dia Vicente,

Vou ver se arranjo uma foto actual do motor com mais ou menos bom aspecto para pôr aqui, mas entretanto, podes dar uma olhada em http://jaguar-portugal.com/index.php/topic,43.0.html, se bem que esse tópico e ''posts'' já têm algum tempo, e já está algo diferente (para melhor), vou vêr se logo á noite em casa arranjo algo mais actual.

Está muito bonito o teu carro.
Parebens pela máquina.

Quanto aos consumos, se não está afinado será natural os consumos que reportas.

Sei que os xjs facelift também foram muito melhorados nesse aspecto, para tentarem numa ultima tentativa colocar os v12 competitivos no mercado... mas ainda assim... Labios fechados
A evolução natural passou para o v8 sobrealimentado.

O meu ronda os 2200kgs... Chocado
Registado
Jorge DD6
Moderador

neves.jorge@netcabo.pt
« Responder #14 em: 26 de Junho de 2009, 09:28 »

Em termos de Peso, o meu deve andar por aí também...

Mas já tem uns 150.000 km e é um pouco mais antigo..., se bem que o motor é também um HE.

Pode ser que após algumas afinações e um sistema de ignição melhorado a coisa melhore em relação a consumos, vou também instalar umas sondas lambda novas, pois as que lá estão penso que sejam as de origem e não estejam nas melhores condições.

Já agora, foste tu que afinaste o avanço da ignição (caso o tenhas feito) ou mandas-te fazer em algum lado?

Abraço,

Jorge
Registado

Páginas: [1] 2 3 Ir para o topo Imprimir 
« anterior seguinte »
Ir para: