InícioAjudaJaguar Clube PortugalEnglishEntrarRegiste-se

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
24 de Maio de 2012, 13:27

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa

News

Em caso de questões relativas ao Fórum: geral.jaguar.portugal@gmail.com

Stats
23792 Mensagens em 1877 Tópicos por 562 Membros
Membro Mais Recente: Rodrigo Canha
+  Fórum Jaguar-Portugal
|-+  Jaguars Clássicos - até ao final da década de 80
| |-+  Discussão Geral
| | |-+  Jaguar XJ 12 série 1
Páginas: [1] Ir para o fundo Imprimir
Tópico: Jaguar XJ 12 série 1  (Lida 787 vezes)
Adriano Nogueira Pinto
Consultor do Fórum

« em: 11 de Maio de 2009, 12:09 »

Boa Tarde!

Muito gostaria de colher a v/ opinião relativa à fiabiliadade de um XJ 12 série 1 que tenho em vista.

O carro em questão apresenta-se em muito bom estado e é de 73.

Um Abraço

Adriano
Registado

Jaguar X308 - 98
Jaguar XKR Convertible - 99
Jorge DD6
Moderador

neves.jorge@netcabo.pt
« Responder #1 em: 11 de Maio de 2009, 12:19 »

Olá Adriano,

Eu, como tenho um Daimler Double Six de 1988, no fundo um XJ12 Série 3, tenho alguns conhecimentos sobre os XJ12 em geral (acho eu, pelo menos  Cool ).

O que posso dizer é o seguinte, de todos os XJ, os mais apeteciveis para colecionadores, são os série 1, isto se puser-mos de parte os Coupés (que são série 2).

No que toca á praticabilidade do carro para um uso pontual, sem problemas de maior, de todos os V12, o série I, atendendo á sua idade, será o menos prático e penso que com consumo maior, pois é um V12 pré-HE (uma modificação que só foi introduzida nos série III com vista a reduzir o consumo) e de carburadores, não estarei a exagerar se disser que podes contar com consumos perto 30l/100km.

Sugiro a compra deste ''pequeno livro'' que é, para mim, o melhor ''buyers guide'' sobre os XJ12 : http://www.amazon.co.uk/Jaguar-Daimler-XJ6-XJ12-Sovereign/dp/1845841190/ref=sr_1_1?ie=UTF8&s=books&qid=1242044238&sr=8-1

Um abraço,

Jorge
Registado

Daimler Double Six SIII 1988
Daimler Six LWB X330 1996
Adriano Nogueira Pinto
Consultor do Fórum

« Responder #2 em: 11 de Maio de 2009, 12:32 »

Obrigado Jorge pelas preciosas informações.

Vou tentar obter alguma informação adicional, para melhor poder ajuizar da minha eventual decisão.

Um Abraço

Adriano
Registado

Jaguar X308 - 98
Jorge DD6
Moderador

neves.jorge@netcabo.pt
« Responder #3 em: 11 de Maio de 2009, 12:51 »

Um conselho, não deixes de ler o livro antes de comprar o carro, pois tem um ''check list'' de coisas que se devem ter em atenção, e não são poucas!

Posso dizer também, que o motor v12, em termos de manutenção é quase como ter dois motores de 6 cilindros, quer em trabalho, quer em custos de manutenção, as unicas coisas boas, é o custo das peças, que é a meu ver reduzido e o ''prazer'' que se tira deles, na remota hipótese de estarem bem ''afinados''  Cool.

Sugiro também que dês uma ''olhadela'' por este tópico de há algum tempo atrás, onde se aborda o tema da compra de um XJ12, onde eu ''postei'' alguns ''buyers guides'' : http://jaguar-portugal.com/index.php/topic,219.0.html

Um abraço,

Jorge

Registado

jesca
Volvo adicted (Jag too!)
Moderador

O meu 420 de 1968

WWW E-mail
« Responder #4 em: 11 de Maio de 2009, 21:18 »

Viva...será que é um espécime cinza prata...que anda na zona do Porto?

Já o conheço e tenho info sobre esse carro...(posso mandar + info por PM)
Registado

Jaguar 420 S-Type '68 (impec! CPAA)
Daimler Sovereign 3.6 '87 (sold)

Outros:
Volvo P1800S '64 red finless (not anymore...  )
Volvo PV544 Sport '61 B16 red (impec! CPAA, CPVV, ACPclássicos)
Volvo 480 Turbo '90 White
Jorge DD6
Moderador

neves.jorge@netcabo.pt
« Responder #5 em: 11 de Maio de 2009, 21:23 »

Viva...será que é um espécime cinza prata...que anda na zona do Porto?

Já o conheço e tenho info sobre esse carro...(posso mandar + info por PM)

Olá Jesca,

Também me lembrei desse, foi por isso que usei o link do nosso ''velho tópico'', onde faláva-mos exactamente sobre esse carro!

Um abraço,

Jorge
Registado

Adriano Nogueira Pinto
Consultor do Fórum

« Responder #6 em: 13 de Maio de 2009, 20:55 »

Obrigado pelas dicas.

Pedia o favor ao Jesca para fazer o favor de meenviar as informações que possa ter sobre esse XJ 12.

Abraço,

Adriano
Registado

Jaguar X308 - 98
RHS
Membro Sénior

« Responder #7 em: 24 de Outubro de 2009, 19:37 »

Olá Adriano,
........
No que toca á praticabilidade do carro para um uso pontual, sem problemas de maior, de todos os V12, o série I, atendendo á sua idade, será o menos prático e penso que com consumo maior, pois é um V12 pré-HE (uma modificação que só foi introduzida nos série III com vista a reduzir o consumo) e de carburadores, não estarei a exagerar se disser que podes contar com consumos perto 30l/100km.

Para compensar, um motor de carburadores tem poucos problemas para ser adaptado a GPL. Visto o enorme espaço de bagagem, o depósito não deve incomodar

Robert

Registado

Careca
Membro Intermédio

« Responder #8 em: 24 de Outubro de 2009, 20:11 »

Olá,
O problema com o GPL é que deixa de ser considerado um "clássico"...

Eu tenho um Volvo 740 Turbo de 1985, que foi adaptado a GPL em Junho de 1999, continuo a andar com ele a GPL e acho uma maravilha, mas contactei o CPAA e disseram-me que era impossível vir a ser homologado como "clássico" devido à transformação.
Abraço
Registado

Careca
RHS
Membro Sénior

« Responder #9 em: 24 de Outubro de 2009, 21:24 »

Olá,
O problema com o GPL é que deixa de ser considerado um "clássico"...

Ehhh, para que efeito?

Eu tenho um Volvo 740 Turbo de 1985, que foi adaptado a GPL em Junho de 1999, continuo a andar com ele a GPL e acho uma maravilha, mas contactei o CPAA e disseram-me que era impossível vir a ser homologado como "clássico" devido à transformação.

E que diferença faz,; qual a vantagem desta homologação?
Se for o seguro que está em causa, a Tranquilidade aceitou o meu Volvo 245 a GPL sem problemas como clássico, pois eles têm lista própria de tal categoria e preçário.

Robert

Registado

Careca
Membro Intermédio

« Responder #10 em: 25 de Outubro de 2009, 23:30 »

Olá,
A principal vantagem é mesmo seguro. Além do diminuto preço, ao ser considerado "clássico", passa a ter um livrete especial com fotografia e em caso de acidente, a companhia do autor do estrago não tem a possibilidade sequer de tentar não reparar a viatura (alegando que o carro é "velho") e entender que é uma "perda total" oferecendo uma quantia ridícula, pois que, desde que tenha esse livrete especial é considerado legalmente como "peça museológica".

Tenho um Mercedes 300SD Turbo Diesel de 1978 (modelo americano) que foi abalroado à minha porta, em Abril de 2007 - estava, devidamente, estacionado - e a reparação foi estimada, em oficina que trabalha para as seguradoras, em cerca de 13.000 euro. O carro estava em "mint condition" e ofereceram-me 1.800 euro por "perda total". Depois de meses de discussão (a companhia só respondia depois de muito instada), o assunto está em Tribunal há 2 anos e ainda não foi marcada qualquer audiência de julgamento...
Se antes de isto acontecer, eu me tivesse dado "ao trabalho" de marcar uma inspecção para homlogação no CPAA e tivesse o tal livrete, o problema tinha sido resolvido de imediato, sem que a companhia de seguros pudesse alegar qualquer "plafond"/valor máximo de reparação.
Abraço
Registado

Careca
Páginas: [1] Ir para o topo Imprimir 
« anterior seguinte »
Ir para: