Aproveito este tópico, e coloco aqui um
how to que crei há uns anos (na realidade foi das primeiras coisas que fiz quando o comprei) sobre como mudar a antena.

"Já muitos de nós tivemos carros com antenas telecópicas eléctricas que, ou se partiram, ou ficam presas, tortas ou até mesmo com perca de capacidade de frequência devido a sujidade acomulada nas uniões.
Apesar de muitas pessoas (assim como eu até há uns dias atrás) não saberem, estas antenas podem ser substituidas em vez de se ter que trocar todo o conjunto de antena (mastro + motor).
Basta para isso comprar um mastro (antena) compativel e proceder à sua substituição.
Como eu tinha a antena torta e pouco ou nada apanhava a nível de estações, inicialmente pensei em trocar todo o motor, até que descubri que era possível trocar apenas o essencial, o mastro.

Como estava o mastro:

Sujidade que limitava o sinal de frequência:
Toca então de investigar na Jaguar o que poderia fazer para a sua substituição, e tratei logo de fazer a encomenda da respectiva. Existem antenas compatíveis no "mercado paralelo", mas quanto a mim, nada como o genuíno, que por certo fica longe de ter problemas de montagem.
Finalmente a antena chegou e cá está ela

:

Posto isto era agora hora de a montar, mas para isso é necessário retirar a que lá está. Como tal, é necessário desaparafusar a "porca" que está à superfície e que no fundo é ela que não deixa a antena sair do local:

Como se pode ver, as "porcas" têm estas ranhuras laterais mesmo para ter uma forma de as desaparafusar. Como tal utilizei um alicate, mas com um pano MF de forma a proteger o cromado das estrias do alicate:

Para que se perceba melhor o local onde se deve colocar o alicate, seria assim se não houvesse pano MF a proteger:

Convem enrrolar o pano no alicate para que mesmo assim não haja risco de criar
swirls:

Após retirar a "porca" fica então com este aspecto:

Acabada esta tarefa, temos então que retirar o mastro, como tal ligamos o rádio, e quando a antena começa a subir temos que com a mão acompanhar o movimento de subida e fazer um pouco de força para cima:

Ao desencaixar-mos o mastro, ainda lá permanece a guia, e temos então de puxá-la com algum cuidado. Nesta altura é conveniente ver para que lado estão as ranhuras, assim mais facilmente instalamos a nova:

Tirada a velha vamos então colocar a nova, e posicionamos a guia de forma a encaixar na roda dentada que lá está, e vamos começando em enfiar a guia:

Após termos entrado com cerca de 5cm, é necessário abrir a totalidade do mastro, para que assim não coloquemos mais do que deviamos, servido como referência:

Posto isto, colocamos novamente a porca e apertamos:

E pronto. Já temos antena nova e uma recepção completamente diferente. Finalmente já posso ouvir rádio sem interferências.

De salientar que esta operação demorou cerca de 30 minutos, mas seria mais rápido se eu soubesse logo ao ínicio como o fazer, visto que tive de ir ás "apalpadelas"..."
Um abraço,
Nota de 06-05-2009, ou seja, hoje: só mais tarde é que me lembrei que em vez de usar um alicate, podia ter usado uma chave normal de porcas...

he he