InícioAjudaJaguar Clube PortugalEnglishEntrarRegiste-se

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
24 de Maio de 2012, 11:19

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa

News

Em caso de questões relativas ao Fórum: geral.jaguar.portugal@gmail.com

Stats
23792 Mensagens em 1877 Tópicos por 562 Membros
Membro Mais Recente: Rodrigo Canha
+  Fórum Jaguar-Portugal
|-+  Jaguars Contemporâneos - a partir da década de 90
| |-+  Problemas/Soluções
| | |-+  Antena telescópia
Páginas: [1] 2 Ir para o fundo Imprimir
Tópico: Antena telescópia  (Lida 1065 vezes)
P
Consultor do Fórum

« em: 06 de Maio de 2009, 21:45 »

A minha antena telescopia não está abaixar totalmente, (e não está empenada ), atem a ver concerteza com alguma afinação. Alguém sabe como resolver este problema sem ir à oficina ?
« Última modificação: 18 de Abril de 2010, 20:28 por Marinero » Registado
migueldefender
Administrador

migmoliveira@netcabo.pt
« Responder #1 em: 06 de Maio de 2009, 21:59 »

É típico em qualquer carro com antena eléctrica. A remoção da antena é facílima e uma das causas pode ser o eixo dentado estar danificado (dentes partidos). Mas antes de a removeres (caso seja necessário depois explico-te como é) faz o seguinte teste: desliga o rádio e pressiona ligeiramente a antena a ver se entra. Sorridente

Caso depois seja necessário a antena na Jag é barata, e é exactamente igual a esta:

Um abraço,

P.S.: Vou mover o teu tópico para a secção de "Problemas e Soluções" dos Jags contemporâneos, qunado vires este post diz, pois se o movesse agora podias ficar sem saber onde o tópico está. Sorridente
« Última modificação: 06 de Maio de 2009, 22:01 por migueldefender » Registado

Miguel Oliveira - X300 Marocco Red/Oatmeal
P
Consultor do Fórum

« Responder #2 em: 06 de Maio de 2009, 22:07 »

ok Miguel entendi.
De facto a antena funciona e a ultima fase não desce mas pressionando um pouquinho ela vai logo. Só não vai é sózinha precisa do empurrão.
o que me custa é quer de ir a uma oficina e levam-me 50 euros por a meter no sítio.

eu uma vez assisti à sua montagem , mas apenas a mete-la no sitio e ao mesmo tempo ldesligar o rádio que ela começa a enrolar. acho que não vou conseguir fazer o trabalho sozinho.

De facto sou uma nulidade para estas coisas mecánicas e de pequena intervenção Hein.
( as mais complicadas nem vale apena falar tá claro)  Grin

depois no sábado explicas-me por favor mais ou menos como fazer.

Vou te enviar uma PM, por causa de outro assunto.
migueldefender
Administrador

migmoliveira@netcabo.pt
« Responder #3 em: 06 de Maio de 2009, 22:26 »

Aproveito este tópico, e coloco aqui um how to que crei há uns anos (na realidade foi das primeiras coisas que fiz quando o comprei) sobre como mudar a antena. Sorridente

"Já muitos de nós tivemos carros com antenas telecópicas eléctricas que, ou se partiram, ou ficam presas, tortas ou até mesmo com perca de capacidade de frequência devido a sujidade acomulada nas uniões.
Apesar de muitas pessoas (assim como eu até há uns dias atrás) não saberem, estas antenas podem ser substituidas em vez de se ter que trocar todo o conjunto de antena (mastro + motor).
Basta para isso comprar um mastro (antena) compativel e proceder à sua substituição.

Como eu tinha a antena torta e pouco ou nada apanhava a nível de estações, inicialmente pensei em trocar todo o motor, até que descubri que era possível trocar apenas o essencial, o mastro.  Sorridente

Como estava o mastro:

Sujidade que limitava o sinal de frequência:

Toca então de investigar na Jaguar o que poderia fazer para a sua substituição, e tratei logo de fazer a encomenda da respectiva. Existem antenas compatíveis no "mercado paralelo", mas quanto a mim, nada como o genuíno, que por certo fica longe de ter problemas de montagem.

Finalmente a antena chegou e cá está ela  Contente :

Posto isto era agora hora de a montar, mas para isso é necessário retirar a que lá está. Como tal, é necessário desaparafusar a "porca" que está à superfície e que no fundo é ela que não deixa a antena sair do local:

Como se pode ver, as "porcas" têm estas ranhuras laterais mesmo para ter uma forma de as desaparafusar. Como tal utilizei um alicate, mas com um pano MF de forma a proteger o cromado das estrias do alicate:

Para que se perceba melhor o local onde se deve colocar o alicate, seria assim se não houvesse pano MF a proteger:

Convem enrrolar o pano no alicate para que mesmo assim não haja risco de criar swirls:

Após retirar a "porca" fica então com este aspecto:

Acabada esta tarefa, temos então que retirar o mastro, como tal ligamos o rádio, e quando a antena começa a subir temos que com a mão acompanhar o movimento de subida e fazer um pouco de força para cima:

Ao desencaixar-mos o mastro, ainda lá permanece a guia, e temos então de puxá-la com algum cuidado. Nesta altura é conveniente ver para que lado estão as ranhuras, assim mais facilmente instalamos a nova:

Tirada a velha vamos então colocar a nova, e posicionamos a guia de forma a encaixar na roda dentada que lá está, e vamos começando em enfiar a guia:

Após termos entrado com cerca de 5cm, é necessário abrir a totalidade do mastro, para que assim não coloquemos mais do que deviamos, servido como referência:

Posto isto, colocamos novamente a porca e apertamos:

E pronto. Já temos antena nova e uma recepção completamente diferente. Finalmente já posso ouvir rádio sem interferências.  Sorridente

De salientar que esta operação demorou cerca de 30 minutos, mas seria mais rápido se eu soubesse logo ao ínicio como o fazer, visto que tive de ir ás "apalpadelas"..."

Um abraço,

Nota de 06-05-2009, ou seja, hoje: só mais tarde é que me lembrei que em vez de usar um alicate, podia ter usado uma chave normal de porcas...  Rolar os olhos he he
Registado

P
Consultor do Fórum

« Responder #4 em: 06 de Maio de 2009, 23:01 »

Grande post Miguel, fantástico , pois apresentas todos os passos para o fazer. acho que vou para a frente sozinho e não acho arriscado.

Depois de tirar a porca por completo , ligando o rádio terei depois de dar um puxão para sair a antena ? não é assim ? observar as ranhuras paraonde apontada, voltar a mete-la no sitio, abrir por completo a antena, empurar o cabo para baixo de forma a prender, meter a porca e apertar e desligar o rádi oa forma à mesma baixat novamente...

acho que vou conseguir.

1a
migueldefender
Administrador

migmoliveira@netcabo.pt
« Responder #5 em: 06 de Maio de 2009, 23:05 »

Júlio, vamos fazer o seguinte, no Encontro de Sábado desmontamos a minha para veres in loco como se faz. Wink

Um abraço,
Registado

Jorge DD6
Moderador

neves.jorge@netcabo.pt
« Responder #6 em: 07 de Maio de 2009, 13:17 »

Se a quiseres mandar vir, tens aqui a de origem:

http://www.sngbarratt.com/catalogue/parts/show.asp?id=15873&keys=&modelfamilyid=31&categoryid=17&stype=2&pagepos=0&back=y&next=y

ou uma alternativa, mas um pouco mais barata  Wink :

http://www.sngbarratt.com/catalogue/parts/show.asp?id=8482&keys=&modelfamilyid=31&categoryid=17&stype=2&pagepos=0&back=y&next=y

Mas há mais nos outros vendedores online, a referencia da antena é: LNA4134AA

Um abraço,

Jorge

P.S. - Parabéns ao Migueldefender pelo óptimo post!
« Última modificação: 07 de Maio de 2009, 13:23 por Jorge DD6 » Registado

Daimler Double Six SIII 1988
Daimler Six LWB X330 1996
P
Consultor do Fórum

« Responder #7 em: 07 de Maio de 2009, 14:47 »

Obrigado colegas
De facto depois de ver como se monta e saber é bem mais interessante mandar vir de fora, pois poupa-se metade.

1a
« Última modificação: 18 de Abril de 2010, 20:29 por Marinero » Registado
P
Consultor do Fórum

« Responder #8 em: 07 de Maio de 2009, 16:47 »

Ora cá estou eu,

Deitei mãos à antena e afinal é fácil. bastante fácil.
Retirei-a e coloquei  novamente, testes  e.. aparentemente está ok.
a ver vamos.

Obrigado mais uma vez pelo post que me ajudou imenso.

1a

« Última modificação: 18 de Abril de 2010, 20:29 por Marinero » Registado
migueldefender
Administrador

migmoliveira@netcabo.pt
« Responder #9 em: 07 de Maio de 2009, 17:55 »

Óptimo. Contente Existe uma massa especial para lubrificação tanto da antena (mastro) como da guia. Vou tentar saber ao certo. Wink

Um abraço,
Registado

Boa Ventura José
Membro Vitalício

« Responder #10 em: 07 de Maio de 2009, 17:59 »

O que se aprende com o Miguel, perguntei-me n vezes como “arranjar se fosse necessário a do meu  carro”, lá teria de ir pedir “instruções a alguém” et voila, já está, já sei como se faz, obrigado Miguel.
Registado
migueldefender
Administrador

migmoliveira@netcabo.pt
« Responder #11 em: 07 de Maio de 2009, 18:01 »

José, comigo infelizmente não se aprende muito neste tipo de coisas. he he Apenas algumas coisinhas. Sorridente Este método funciona igualmente para o teu R600. Wink

Um abraço,
Registado

Boa Ventura José
Membro Vitalício

« Responder #12 em: 09 de Maio de 2009, 11:48 »

Já reparei, pois as antenas parecem iguais, felizmente a minha por enquanto está impec. ( parece que já levou uma nova...) mas tenho todo o cuidado de uma vez por semana a limpar da sujidade que acumula.
 Um abraço.
Registado
Boa Ventura José
Membro Vitalício

« Responder #13 em: 11 de Fevereiro de 2010, 14:32 »

Ora bem Miguel, chegou a hora de por em prática os teus ensinamentos, tenho de trocar a antena do “barco” que sobe e não desce na totalidade, só com uma ajudinha por isso decerto vai ser uma tarefa mais fácil, penso que o procedimento é idêntico, excepto a porca de aperto que é diferente de tua.
Registado
Boa Ventura José
Membro Vitalício

« Responder #14 em: 23 de Fevereiro de 2010, 17:44 »

Ora bem Miguel, chegou a hora de por em prática os teus ensinamentos, tenho de trocar a antena do “barco” que sobe e não desce na totalidade, só com uma ajudinha por isso decerto vai ser uma tarefa mais fácil, penso que o procedimento é idêntico, excepto a porca de aperto que é diferente de tua.

Bem a verdade é que eu pensava que a mudança era como nos “gatos” mas estava redondamente enganado, tive que desmontar tudo e abrir a caixa de enrolamento pois lá dentro estava um pedaço do tirante de plástico ( aquela fita branca dentada) partida, mas o raio do mastro não sai como no jaguar, tem que se retirar por baixo, mas já está feito e a trabalhar na perfeição.
Registado
Páginas: [1] 2 Ir para o topo Imprimir 
« anterior seguinte »
Ir para: