Início
Ajuda
Jaguar Clube Portugal
English
Entrar
Registe-se
Fórum Jaguar-Portugal
24 de Maio de 2012, 10:44
Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
Registe-se
se ainda não for membro.
24 de Maio de 2012, 10:44
1 Hora
1 Dia
1 Semana
1 Mês
Para sempre
Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa
Pesquisa avançada
News
Em caso de questões relativas ao Fórum:
geral.jaguar.portugal@gmail.com
Stats
23792
Mensagens em
1877
Tópicos por
562
Membros
Membro Mais Recente:
Rodrigo Canha
Fórum Jaguar-Portugal
A Jaguar/Daimler
Geral
Público Aristocrata ????
Páginas:
[
1
]
2
Ir para o fundo
Tópico: Público Aristocrata ???? (Lida 730 vezes)
Jagu
Membro Jr.
Público Aristocrata ????
«
em:
21 de Abril de 2009, 10:19 »
Caros Amigos,
Na apresentação do nosso novo amigo "gião/ Jorge" tomei a liberdade de responder desta forma a uma pequena e de certeza intencional provocação, estava à espera de mais reacções da vossa parte, dado que tomei a ousadia de falar em nome de todos, desta forma insisto novamente na questão pois gostaria de ver espelhadas as vossas sinceras opiniões.
Peço desculpa por insistir, um abraço,
Jagu/LJ
Inicio de Citação:
Bem vindo ao Club . Em 1º lugar parabéns pela magnífica variedade de excelentes exemplares da tua garagem, e todos do tempo em que se abria o capot e sabíamos identificar tudo o que lá estava dentro . Permite-me no entanto o seguinte reparo que espero poder falar em nome de todos, “ penso eu de que!!..” , o público deste Fórum não me perece que seja “aristocrata” , eu classificaria mais nos termos em que eu em 2007 consegui convencer a minha estimada esposa a comprar mais um “ Bichano” o XKR, então é assim :
O Homem sonha e o sonho por sua vez comanda a nossa vida.
Sonhar e ambicionar é bom e salutar, tão salutar que por vezes torna-se realmente necessário e imperioso podermos realizar alguns desses sonhos por muitos sacrifícios que isso implique, ou tão simplesmente porque não se tratar de uma atitude racional. É pois este simples acto uma das principais razões para gostarmos de viver e fazermos de tudo para vivos nos manter.
E julgo ser este um princípio comum aos restantes elementos, não concordam?.....
É claro que andar ou ter um Jaguar marca uma posição de diferença fase aos demais, não pelo custo, pois temos outras marcas tanto ou mais caras que os nossos “Bichanos”, mas sim pelo “ Glamour” e a forte “ Presença” que só por si estes carros têm, tanto os mais antigos como os mais modernos.
Eu diria que “ Ninguém fica indiferente à passagem de um Jaguar”.
Um abraço,
Jagu / LJ
Fim de citação
Registado
migueldefender
Administrador
Re:Público Aristocrata ????
«
Responder #1 em:
21 de Abril de 2009, 12:58 »
Hmmm, pessoalmente considero-me uma pessoa sem qualquer tipo de "pretensões", como tal não me vejo como aristrocata. Sei que somos "diferentes", pois não é qualquer um que gosta de Jags, mas antes de gostar de Jags gosto de carros britânicos. Com sempre quis ter um automóvel britânico diferente, claro que a Jaguar vinha no topo da lista. Só depois de o ter, é que a paixão (que já existia) começou a crescer bastante.
Um abraço,
Registado
Miguel Oliveira
- X300 Marocco Red/Oatmeal
Wolfjag
Moderador
«
Responder #2 em:
21 de Abril de 2009, 15:49 »
Se por aristocrata se fala na marca, até talvez esteja de acordo. É uma marca com certos pergaminhos e um lindo e fascinante historial, cujos manuais lá hostentam o símbolo "
By appointment of her majesty the Queen
" e cujos veículos antigos se tornam clássicos cobiçados. Penso que como marca, a Jaguar até pode ser considerada aristocrática.
Os jaguaristas... Há, de facto, a ideia de que os condutores de Jaguares são mais educados (e instruídos e mesmo mais endinheirados) do que o condutor... falta-me uma palavra apropriada... bom, digamos... comum - o condutor comum. No que toca ao "endinheirado", comigo essa cai logo por terra
. aristocrata, idem aspas. Já o serem mais instruídos penso que é um facto, e este fórum demonstra-o bem. Quantos de nós têm pós-graduações? Vários, com certeza. Educados... como disse acima, penso que corre a ideia de que o condutor de Jaguar deve ser educado e eu, pela minha parte tento sê-lo. Já vi, muitas vezes, Jaguares pararem para dar a vez, e também já vi muita vez o contrário, o que me faz pensar que certas pessoas devem pensar... vou mostrar a este tipo que também sou educado...
Ou talvez eu esteja a imaginar coisas.
Registado
05 Jaguar X-Type Estate 2.0D Sport, Ebony Black, 17" Belize. No Leaper.
Jagu
Membro Jr.
«
Responder #3 em:
21 de Abril de 2009, 16:29 »
Caros,
Concordo com o migueldefender a 100% em :
"Gosto de carros britânicos"
"Com sempre quis ter um automóvel britânico"
Como diz o Sr. Ribeiro, “Um cliente entusiasta Porsche ou Ferrari, nunca pode ser um cliente "fã" Jaguar.”:
Concordo com o Wolfjag a 100% em:
"Há, de facto, a ideia de que os condutores de Jaguares são mais educados"
Se existe a ideia também não sei, se o devem ser?..., Acho sinceramente que sim, ser e cultivar para que os outros também o sejam, independentemente do que guiam
Registado
Boa Ventura José
Membro Vitalício
«
Responder #4 em:
21 de Abril de 2009, 17:31 »
Eu até fumo cachimbo há mais de 30 anos ( è verdade, não estou a brincar) he,he.
Registado
migueldefender
Administrador
«
Responder #5 em:
21 de Abril de 2009, 20:43 »
Citação de: Boa Ventura José em 21 de Abril de 2009, 17:31
Eu até fumo cachimbo há mais de 30 anos ( è verdade, não estou a brincar) he,he.
José, eu já sabia, mas agora confirmo, és um verdadeiro
connoisseur
.
Aliás, tu com o 600 inseres-te perfeitamente num grupo de Jags.
Um abraço,
Registado
Miguel Oliveira
João Kramer
Membro Sénior
«
Responder #6 em:
21 de Abril de 2009, 23:45 »
Citação de: Boa Ventura José em 21 de Abril de 2009, 17:31
Público aristocrata !?
O meu amigo fuma cachimbo, e eu cubano, e não existe melhor do que fumar um cubano depois de um bom almoço ao volante de um Jag !
Achei interessante a discussão que se gerou à volta da "aristocracia" Vs. ou = "Jaguar" !
De facto, ser um condutor de um Jaguar, só pelo nome "Jaguar" já dá um ar ou um toque aristocarta, enfim é british e no UK temos uma monarquia, pelo menos pode-se dizer que é mais "aristocrata" do que um automóvel alemão, frances, italiano, americano, ... pois nestes paises ja não existem, ou nunca existiram monarquias, mas sim Repúblicas; bem, não me vou estender neste tema para não cair a tentação de entrar em temas políticos, que para aqui não são chamados.
A aristocracia ou nobreza, se quiserem tem a ver com o comportamento de cada um no dia a dia, na maneira de estar e saber estar, nas atitudes que toma, no savoire faire, etc.
Além dos Jaguares tenho outros british como por exemplo o "the worst car in the world" ou seja um Morris Marina (já sei que vou apanhar na cabeça
, e noto uma grande diferença no comportamento do público (condutores) face a estes dois automóveis; quando estou a sair de uma rua ou tentar entrar numa fila de transito, se vou no Morris Marina, todos me deixam passar ou entrar, mas se vou num Jaguar, já a coisa se torna bem mais complicada, pois existe em alguns condutores um sentimento de "inveja" ao ver um Jaguar ou outro automóvel "bom" que a meu ver é tipicamente portugues !
Nunca me vou esqueçer de um episódio que vivi em 1975 quando ainda andava na primária, e que ai vos deixo. No verão de 75 a minha mãe, avó, meu irmão e eu, saimos de Portugal via Valença, e fomos fortemente insultados por irmos num Jaguar (MK VII), fachistas,vai para a cozinha ... e outras coisas !
De facto andar de Jaguar marca (para o bem e para o mal), mas devemos apenas reter e gozar as "marcas" positivas, e tirar o máximo proveito enquanto podemos, e para terminar o tema da "aristocracia" do qual já me afastei e alonguei demasiado, lanço aqui uma ideia, ou seja, a de substituir o "aristocrata" por "GENTELMAN" (não exluindo as mulheres, claro!) e assim agradamos a todos !!!
Desculpem se me extendi demasiadamente, ou ofendi alguem com este comentário, pois se eventualmente o fiz, foi sem intenção!
Obrigado.
abraços jaguaristas
João Kramer
Registado
migueldefender
Administrador
«
Responder #7 em:
22 de Abril de 2009, 00:03 »
British Gentleman
parece-me bem.
Ou então, o termo que mais gosto e que já o referi aqui, o
connoisseur
.
De facto, quem nos observa de fora é que por vezes tira as ilações erradas, e essa do fachista" é flagrante.
Curioso que por aqui (Lisboa), tenho uma ideia diferente, na realidade noto grandes diferenças quando estou com o Jag, com o MX, com o Aygo e até mesmo com o Rover 75. Se vou com o Mazda noto uma clara arrogância das pessoas, especialmente por parte do pessoal mais novo que quer logo picar-se comigo (então se for de capota aberta já ouvi até bocas...). Com o Aygo sou um zé-ninguém e não me ligam patavina, não me dão passagem, não me agradecem quando dou passagem, etc. Agora tanto com o Jaguar como com o Rover (que muitos o tomam por um Jaguar), a situação é totalmente diferente. Todos me dão passagem, todos são simpáticos e atenciosos e até nas passadeiras as pessoas ficam muito contentes por eu dar passagem (já levei alguns adeus, especialmente por parte de pessoas mais idosas), sinto-me um verdadeiro
lord
. he he
Claro que, quando digo "todos" existem sempre excepções.
Um abraço,
«
Última modificação: 22 de Abril de 2009, 00:05 por migueldefender
»
Registado
Miguel Oliveira
Jorge DD6
Moderador
«
Responder #8 em:
22 de Abril de 2009, 10:02 »
Como em tudo na vida, nem as pessoas nem as coisas são todas iguais.
O conceito de ''melhor'' ou ''pior'' é sem dúvida alguma, algo que na maioria das vezes é bastante subjectivo. Há muitas situações em que é necessário recorrer a ''pools'' de opiniões de terceiros ou a mensurações objectivas para aferirmos se efectivamente a pessoa A é ''melhor'' do que a B em certo aspecto, o mesmo se aplica aos automóveis e á imagem que as respectivas marcas conferem, ou tentam conferir aos seus proprietários e o sentimento que tentam provocar aos que os rodeiam, pelo menos é para isto que os departamentos de ''imagem e marketing'' dos fabricantes de automóveis lutam e sempre lutaram desde que existem.
Não há, pelo menos para mim, grande dúvida que a Jaguar, assim como alguns outros construtores britânicos, conseguiram, por um conjunto de factores, tanto por mérito próprio dos respectivos departamentos de imagem, como também pelo facto de serem marcas britânicas, o que por si só já as rodeia de uma certa ''aura'' de aristocracia associada á Monarquia Britânica, não sendo de todo de excluir o impacto que o ''distico'' "By appointment of her majesty the Queen" lhe confere também, beneficiar de uma certa imagem ''magestática''
Tudo isto é em grande parte, como já referi, obra ou mérito das próprias marcas e fabricantes, cujo objectivo é vender automóveis e ganhar dinheiro, infelizmente, sem grande sucesso ultimamente, mas isso é outra história.
Em relação ao ''Público Aristocrata'' se o considerarmos, neste caso concreto, os condutores, proprietários de Jaguares e restantes membros do fórum, penso que não é o facto de pertencer-mos a esta comunidade, nem o grau de educação académica que cada um de nós tenha que poderá conferir essa tal ''aura aristocrática'', de ''Gentleman Driver'' que a marca tenta e com algum sucesso conferir aos seus clientes.
É certo que quando estamos dentro do Jaguar vamos, quase automáticamente, beneficiar de todo o trabalho de construção da imagem que a marca criou ao redor dos seus produtos (carros) e dos seus clientes, mas para que essa imagem não se ''esfume'' mal nos afastemos o suficiente do veiculo para já não sermos associados visualmente a ele, há que ter uma atitude perante a vida e os que nos rodeiam que não seja diferente dos ideais de conduta associados normalmente aos termo ''Gentleman'', ''Aristocrata'', etc., pondo de parte qualquer conotação de sistema politico (republica/monarquia) ou em relação á dimensão do património de cada um, apenas nos focando na atitude, claro está que o mesmo se aplica ás Senhoras, transpondo a expressão de ''Gentleman'' para ''Lady'' (penso que esteja correcto).
Mas seria ingénuo se não admitisse que o Jaguar ajuda a criar essa ''aura''
Um abraço a todos,
Jorge
P.S. João Kramer, cuidado com o Jagu, ele é muito sensivel em relação ao facto de se fumar dentro dos Jaguares, mesmo que sejam ''cubanos''
«
Última modificação: 22 de Abril de 2009, 18:42 por Jorge DD6
»
Registado
Daimler Double Six SIII 1988
Daimler Six LWB X330 1996
Boa Ventura José
Membro Vitalício
«
Responder #9 em:
22 de Abril de 2009, 16:07 »
Pois eu detesto fumar dentro do meu 600inho, e já agora, fiquem sabendo que foi em Portugal, mais precisamente (?) em Almada, que a nossa Jaguar entrou no mundo diesel, nos idos de 75 a rapaziada para poder andar de Jaguar de forma “popular”, começou a mudar nos XJ os motores e imaginem o que lha punham, os celebres (fumarentos, barulhentos e eu sei lá o que mais) PERKINS, os tais do Marina…, era indescritível ver passar um jaguar envolto numa imensa nuvem de fumo… ser ultrapassado por todas as Dyane que lhe aparecessem pela frente, enfim.
Registado
JeTBoy
Membro Intermédio
«
Responder #10 em:
22 de Abril de 2009, 16:20 »
Sem dúvida que,
British Gentleman
é a descrição que melhor assenta a um
Jag Driver
, ou a um condutor e entusiasta de automóveis britânicos, que são - seguindo o que o Miguel escreveu - máquinas apenas para
Connoisseurs
e que arrastam paixões fortíssimas e inabaláveis.
Não é qualquer um que se interessa por um carro britânico, que aprecia as suas linhas clássicas e senhoriais, e muito menos o adquire por ser económico, prático, ou racional - esses pontos começam por marcar a diferença e traçar o perfil do comprador alvo. Consigo, talvez, traçar um ligeiro paralelismo com os entusiastas das máquinas italianas, ainda que, com as devidas diferenças inerentes ao carácter de cada marca.
Registado
Jagu
Membro Jr.
«
Responder #11 em:
22 de Abril de 2009, 18:14 »
Caros Amigos,
Parece-me que acabamos por reunir consenso em volta da definição de “British Gentleman” para um “Jag Driver”
, não será então por acaso que após 10 anos de casamento e todos os dias, faço sempre questão em abrir e fechar a porta da Estate para a minha esposa se sentar ao volante e levar as miúdas à escola
. Em jeito de brincadeira ela diz que não sabe se a minha atitude é por me preocupar com ela ou com a carinha???
, e agora que medito
, estou a ver que é o meu lado de Gentleman de Jag Driver, amanhã já vou ter a resposta na ponta da língua para lhe dar, até porque modéstia à parte, ela é uma verdadeira “Lady”
.
Registado
Wolfjag
Moderador
«
Responder #12 em:
22 de Abril de 2009, 18:26 »
Posso até ser um cavalheiro português,
or even a Canadian gentleman, but I certainly AM NOT a
British
gentleman!
Registado
05 Jaguar X-Type Estate 2.0D Sport, Ebony Black, 17" Belize. No Leaper.
jesca
Volvo adicted (Jag too!)
Moderador
O meu 420 de 1968
«
Responder #13 em:
23 de Abril de 2009, 14:05 »
Só mais uma achega a este tema: apesar dos ditos anteriores, a SS quando nasceu, produzia uns carros mais tipo "wannabe" ou seja, em português, à quem quer e não pode; verdadeiramente snob!
Já agora, o termo snob é uma declinação do Latim: sensa nobility ou seja, sem nobreza!
Um carro burguês, sim, nobre ou aristocrata, já não. Isso estará mais reservado para os RR, Bentley e Aston Martin, para referir apenas os ingleses.
Claro que Jaguar não costuma ser carro de "pobre"...talvez e apenas pobre de espírito!
Quanto aos clássicos, confesso que gosto deles luxuosos, o mais possível, carregadinhos de extras, com pele, madeiras, etc. Embora o meu "marreco" não tenha dessas coisas...apenas o conforto Volvo.
Agora, sinceramente, Ford Anglias, Morris Marina e quejandos...não é o meu campeonato, confesso! (sorry João Kramer!)
Registado
Jaguar 420 S-Type '68 (impec! CPAA)
Daimler Sovereign 3.6 '87 (sold)
Outros:
Volvo P1800S '64 red finless (not anymore... )
Volvo PV544 Sport '61 B16 red (impec! CPAA, CPVV, ACPclássicos)
Volvo 480 Turbo '90 White
João Kramer
Membro Sénior
«
Responder #14 em:
23 de Abril de 2009, 15:12 »
Citação de: jesca em 23 de Abril de 2009, 14:05
Só mais uma achega a este tema: apesar dos ditos anteriores, a SS quando nasceu, produzia uns carros mais tipo "wannabe" ou seja, em português, à quem quer e não pode; verdadeiramente snob!
Já agora, o termo snob é uma declinação do Latim: sensa nobility ou seja, sem nobreza!
Um carro burguês, sim, nobre ou aristocrata, já não. Isso estará mais reservado para os RR, Bentley e Aston Martin, para referir apenas os ingleses.
Claro que Jaguar não costuma ser carro de "pobre"...talvez e apenas pobre de espírito!
Quanto aos clássicos, confesso que gosto deles luxuosos, o mais possível, carregadinhos de extras, com pele, madeiras, etc. Embora o meu "marreco" não tenha dessas coisas...apenas o conforto Volvo.
Agora, sinceramente, Ford Anglias, Morris Marina e quejandos...não é o meu campeonato, confesso! (sorry João Kramer!)
"Ora bolas", não gostas de Marinas !?
Em breve ele vai ser teu vizinho de garagem, e não quero nunhum risco no carro
!
Eu gosto todo o tipo de clássicos, populares e "menos populares", mas essencialmente ingleses: o Marina foi uma brincadeira
que fiz, comprei quando vinha de um passeio a Vila Verde, estava encostado na estrada, e eu fiz logo ali o negócio, e está impec. ! Outros clássicos populares, tipo Austin A 40 Farina (que era o carro de meu tio ir à caça), o Ford Granada V6 2300 (também teu vizinho), ou mesmo o Vanden Plas Princess 1300 são carros que adoro e não os trocava por nada, pois são carros de família, e só os venderei um dia se for para não passar fome !
Um dia destes vamos combinar um voltinha no Morris Marina ao som do velho conjunto Marino Marini, dos tempos dos meus pais! Já agora, no dia em que levei e apresentei o Marina aos meus pais, a minha mãe ofereceu-me um disco vinil da juventude dela com a música do Marino Marini, ... e as dores de barriga de tanto rir foram insuportáveis !!!
Abraço amigo
João Kramer
PS: isto é um Forum de Jaguar's, eu sei !!!
Registado
Páginas:
[
1
]
2
Ir para o topo
« anterior
seguinte »
Ir para:
Por favor seleccione um destino:
-----------------------------