InícioAjudaJaguar Clube PortugalEnglishEntrarRegiste-se

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
24 de Maio de 2012, 09:43

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa

News

Em caso de questões relativas ao Fórum: geral.jaguar.portugal@gmail.com

Stats
23792 Mensagens em 1877 Tópicos por 562 Membros
Membro Mais Recente: Rodrigo Canha
+  Fórum Jaguar-Portugal
|-+  A Jaguar/Daimler
| |-+  Geral
| | |-+  Jaguar XJ 6 Automátio vs Manual
Páginas: [1] Ir para o fundo Imprimir
Tópico: Jaguar XJ 6 Automátio vs Manual  (Lida 577 vezes)
Ricbraga
Novato(a)
*

« em: 16 de Março de 2009, 14:45 »

Boa tarde a todos.

Primeiro de tudo parabéns pelo forum. Assim podemos ter uma ideia mais clara sobre determinados assuntos e temas que podem ser desconhecidos por um grande número de entusiastas da marca Tal como eu, que adora Jaguar's mas não os conhece a fundo.

Conforme coloquei na minha apresentação, é minha intenção adquirir um XJ6 dos anos 90 nos próximos anos.
Por isso vou começar por ir tentando adquirir algumas informações sobre o modelo em questão.

Neste post gostava que quem tem este modelo ou experiência com ele me falasse um pouco sobre a caixa.
Ao contrário de uma grande parte dos condutores, eu gosto de um carro com caixa automática. Mas nem sempre esta está à altura do desempenho desejado. Posso-vos falar pelos menos nos carros em que tenho experiência (Porsches). Há modelos em que prefiro de longe a caixa automática e outros em que prefiro a caixa manual.

Qual a vossa opinião em relação a este assunto. As caixas automáticas do modelo em questão são fiáveis?
Dão algum tipo de problemas?
Caixa automática nem pensar?
A caixa automática tem um bom desempenho quando se carrega no acelerador ou torna o carro muito lento?

Desde já agradeço a vossa disponibilidade.

Cumprimentos
Registado
Jorge DD6
Moderador

neves.jorge@netcabo.pt
« Responder #1 em: 16 de Março de 2009, 19:14 »

Olá Ricardo,

Os Jaguar actuais, á parte talvez dos X-Type, poucos são os que têm caixas manuais, embora já todos tenham caixas automáticas modernas de 6 velocidades (ou mais), que permitem uma utilização ''semi manual'' para uma condução mais desportiva.

Em relação aos Jaguar mais antigos e de modelos não desportivos, entenda-se os ''saloons'' ou ''berlinas'' (os XJ6 SI, II e III, XJ-S e X300) foram feitos muito poucos com caixas manuais, embora em Portugal, como quase sempre se tenham vendido bastantes, na maior parte dos mercados, era uma opção, sim a caixa manual era opção, que não era muito procurada, apenas por ''aceleras'' (sem demérito nenhum para quem tem caixa manual).

Vantagens da caixa manual (em Jaguares clássicos) - Andar mais entretido, gastar embraiagem, possiblidade de maior sucesso em competições desportivas Rolar os olhos, em vez de o carro gastar 17l/100km, com uma condução muito cuidadosa, poderá gastar só 16... e dos 0-100 km/h, em vez de 10.1 segundos deve conseguir fazer 9.6...
No caso de avaria é dificil obter peças, dado serem raras e caixas recondicionadas, nem sempre há devido também ao facto de terem sido produzidos poucos carros equipados com as mesmas.

Vantagens da caixa automática - Relax, se respeitados os intervalos de lubrificação e se verificados os niveis da mesma, não tem práticamente manutenção nenhuma, em caso de avaria (o que é raro), há peças ou troca-se por uma recondicionada.

Claro está, que uma caixa automática mecanica com 20 ou 30 anos de 3 velocidades, não é igual a uma caixa automática moderna, electrónica de 7 velocidades... Mas o XJ6 de 1970 também não é comparável com o X350 de 2008...

Um abraço,

Jorge

P.S. - Como se pode ver, confesso que sou um defensor das caixas automáticas neste tipo de carros.
« Última modificação: 17 de Março de 2009, 13:25 por Jorge DD6 » Registado

Daimler Double Six SIII 1988
Daimler Six LWB X330 1996
migueldefender
Administrador

migmoliveira@netcabo.pt
« Responder #2 em: 16 de Março de 2009, 19:30 »

Viva Ricardo, Sorridente

nos anos 90 houve quatro modelos de XJ's, o XJ Series 3, o XJ40, o X300 e o X308. Qual é que gostava mais de ter? Sorridente

XJ Series 3 (1979-1992):

O XJ40 (1989-1994)

O X300 (1994-1997)

E o X308 (1997-2002)

Agora é só uma questão de escolher o modelo que mais gosta (e naturalmente os problemas que cada um tem). Grin Faltam aí os XJR e os Daimler, mas isso podemos falar num tópico mais específico, talvez com o título: "Que Jaguar dos anos 90 devo comprar?" Contente Fica a dica para um futuro tópico seu, onde terei/teremos um prazer enorme em o ajudar. Wink

Quanto às caixas automáticas, sou igualmente um fã incondicional delas, excepto claro, quando um automóvel "exige" que seja manual. Sorridente

No caso dos Series 3 não conheço a caixa, pelo que não o posso ajudar, agora tanto no caso dos X300's como também na segunda metade dos XJ40, a caixa era a mesma, uma ZF 4HP24 (e a mesma usada nos BMW's 7 Series. São caixas de 4 velocidades com overdrive e em termos de fiabilidade aguentam de tudo, desde claro, que tenham uma boa manutenção. A caixa do X308 já é uma caixa mais evoluída, é uma ZF 5HP24 e sendo a base +/- a mesma base da 4HP24 conta com mais uma velocidade. Sorridente

Em termos de manutenção, ambas levam 8 litros de lubrificante, e deve ser mudado a cada 60000km, juntamente com o filtro e junta, sendo coisa para custar algo como 80/90€ + mão de obra. Se gostar de fazer este tipo de coisas, pode perfeitamente fazê-lo em casa. Sorridente

Apesar de as caixas serem as mesmas (isto falando no XJ40 e X300), do motor 3.2 para o 4.0 há uma pequena diferença. Enquanto que a caixa automática do 3.2 é puramente mecânica, no 4.0 existe um módulo (problemático) que compensa as mudanças de velocidade, fazendo com que não se note tanto a passagem de velocidades.

Em termos de performance, são caixas fantásticas para o passeio, mas se precisarmos de puxar mais por ela também se dá bem (em alguns modelos vem com um botão "sport"). O kickdown é fabuloso, mas mais por causa da potencia dos motores, e aqui há uma pequena particularidade, é que existem dois modos de kickdown. Um é se acelerarmos até ao fundo de uma forma suave, onde a caixa reduz uma velocidade. A outra opção é carregar "à bruta" até ao fundo, onde ele reduz a velocidade para onde acha melhor com aquele regime, ou seja, dá um "estalo" enorme e nunca mais ninguém o apanha Contente É curioso nestas caixas, que carregando sempre a fundo, ele vai sempre para lá do início de redline.  Chocado Estou habituado a caixas automáticas que apenas usam metade das rotações.

Bom, espero que com tudo isto não o esteja a confundir, pois de todo é esse o meu objectivo. Por isso, venham daí as suas perguntas que muito bem entender. Sorridente

Um abraço,
« Última modificação: 16 de Março de 2009, 19:33 por migueldefender » Registado

Miguel Oliveira - X300 Marocco Red/Oatmeal
migueldefender
Administrador

migmoliveira@netcabo.pt
« Responder #3 em: 16 de Março de 2009, 19:36 »

Enquanto estava a escrever, já reparei que o Jorge deu uma valente ajuda igualmente. Sorridente

Um abraço,
Registado

Ricbraga
Novato(a)
*

« Responder #4 em: 16 de Março de 2009, 19:46 »

Caros amigos, muito obrigado pelas vossas respostas.

No tema Jaguar eu nem a 4ª classe tenho. Acabo de entrar para a primária. Mas já estou a começar bem graças a voçês. Obrigado.

Fiquei bastante elucidado com as vossas respostas. Agora entendo o porquê de cá em Espanha a maioria dos XJ terem caixa automática.

E com toda a certeze que em breve abrirei mais uma conversa sobre o modelo a escolher. De todos os modelos colocados
 gosto de todos, mas tenho um carinho especial pelo X300. É um carro imponente, mas não me importava de comprar um XJ series 3 (79/92). É e será um clássico. Mas deixemos esta discussão para mais tarde.

Eu também adoro carros com caixa automática. Não tenho nenhum problema com isso. Aliás, o Porsche que tenho actualmente é automático.Também já tive carros modernos com caixa automática e adoro. Por exemplo tive um 530 D de 2004 com caixa automática e achei fantástica.
Bom, a primeria cadeira da 1ª classe penso que está superada.
Na altura da compra, não terei qualquer problema em que o meu futuro Jaguar seja automático.

Obrigado e um abraço,
Ricardo
Registado
migueldefender
Administrador

migmoliveira@netcabo.pt
« Responder #5 em: 16 de Março de 2009, 20:07 »

O X300 é o meu "menino". Grin Podes vê-lo no sub-fórum "Jaguar's contemporâneos". Sorridente E é a compra mais racional. Wink

Um abraço,
Registado

RHS
Membro Sénior

« Responder #6 em: 16 de Março de 2009, 22:01 »

Os Jaguar actuais, á parte talvez dos X-Type, poucos são os que têm caixas manuais, embora já todos tenham caixas automáticas modernas de 6 velocidades (ou mais), que permitem uma utilização ''semi manual'' para uma condução mais desportiva.
.........
Vantagens da caixa manual (em Jaguares clássicos) - Andar mais entretido, gastar embraiagem, possiblidade de maior sucesso em competições desportivas Rolar os olhos, em vez de o carro gastar 17l/100km, com uma condução muito cuidadosa, poderá gastar só 16...
..........
Vantagens da caixa automática - Relax, .......

Claro está, que uma caixa automática mecanica com 20 ou 30 anos de 3 velocidades, não é igual a uma caixa automática moderna, electrónica de 7 velocidades... Mas o XJ6 de 1970 também não é comparável com o X350 de 2008...
..............

Jorge

Sem surpresa, a conclusão é que gostos não se dicutem... A minha preferência de certeza é influenciada pelo facto quer o meu  V12 Series 3 tem caixa automática de somente 3 velocidades.
Assim, penso que uma caixa manual seria mesmo muito mais divertido. Pelo menos manteria-me acordado, enquanto o autómato num veículo tão silencioso é relaxante demais. Também estou convencido que gasteria menos embraiagem do que a automática. Em gasolina, o meu gasta a volta de 28 / 100 e não imagino possível isto piorar com uma caixa manual.
Talvez uma caixa automática das modernas seria uma solução satisfatória, mas não sei se pode ser adaptada ao meu menino.

Abr.
RHS
Registado

migueldefender
Administrador

migmoliveira@netcabo.pt
« Responder #7 em: 16 de Março de 2009, 22:15 »

Robert, se eu tivesse um V12 à minha frente dificilmente adormecia. Grin he he Numa caixa manual consegue-se uma redução de consumo se tivermos uma mudança sempre acima. No caso da automática, é o que ela quiser naquele momento.

Um abraço, Wink
Registado

Páginas: [1] Ir para o topo Imprimir 
« anterior seguinte »
Ir para: