InícioAjudaJaguar Clube PortugalEnglishEntrarRegiste-se

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
24 de Maio de 2012, 07:40

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa

News

Em caso de questões relativas ao Fórum: geral.jaguar.portugal@gmail.com

Stats
23792 Mensagens em 1877 Tópicos por 562 Membros
Membro Mais Recente: Rodrigo Canha
+  Fórum Jaguar-Portugal
|-+  Jaguars Clássicos - até ao final da década de 80
| |-+  Discussão Geral
| | |-+  Que gasolina usar no seu Jaguar clássico, 95 ou 98?
Páginas: [1] 2 3 Ir para o fundo Imprimir
Tópico: Que gasolina usar no seu Jaguar clássico, 95 ou 98?  (Lida 1937 vezes)
jesca
Volvo adicted (Jag too!)
Moderador

O meu 420 de 1968

WWW E-mail
« em: 02 de Fevereiro de 2009, 19:51 »

Meus caros Amigos Foristas:

Esta é uma questão recorrente para a qual ainda não encontrei resposta satisfatória.

Depois de muitas consultas e leituras de fóruns diversos, tenho usado nos meus clássicos sem chumbo 95 com o respectivo aditivo.

A ideia que retenho é que as octanas só influenciam a performance do carro. Ora, em carros de passeio, e no caso do Jaguar, com cavalos de sobra, sempre se pode poupar algum dinheiro, pois a performance é muito relativa.

Mas será que é mesmo assim, ou corro o risco de danificar o motor?

Agradeço os vossos comentários.

Registado

Jaguar 420 S-Type '68 (impec! CPAA)
Daimler Sovereign 3.6 '87 (sold)

Outros:
Volvo P1800S '64 red finless (not anymore...  )
Volvo PV544 Sport '61 B16 red (impec! CPAA, CPVV, ACPclássicos)
Volvo 480 Turbo '90 White
Jorge DD6
Moderador

neves.jorge@netcabo.pt
« Responder #1 em: 02 de Fevereiro de 2009, 20:42 »

Jesca,

O meu carro, já vem equipado com catalizador e portanto não preciso de aditivo, em relação á gasolina 95 ou 98, ele anda com as duas, mas penso que por uma questão de afinação do avanço da ignição, com 95 ele, por vezes, em esforço, numa subida por exemplo, numa mudança mais baixa, tem tendencia a ''grilar'' um pouco, daí eu usar mais 98, mas penso que isso seja algo que se resolva com uma finação do avanço da ignição.

De resto em termos de potencia, não sinto nada de especial, se bem que já tive carros em que se sentia, mas em utilização ''extrema'', que é algo que não faço com o meu DD6... Wink

Um abraço,

Jorge
Registado

Daimler Double Six SIII 1988
Daimler Six LWB X330 1996
RHS
Membro Sénior

« Responder #2 em: 03 de Fevereiro de 2009, 08:32 »

O meu carro, já vem equipado com catalizador ....
Jorge

Como é que sabe? Isto vem no manual algures?

Obrigado
Abraço
RHS
Registado

jesca
Volvo adicted (Jag too!)
Moderador

O meu 420 de 1968

WWW E-mail
« Responder #3 em: 03 de Fevereiro de 2009, 09:43 »

A minha pergunta prende-se mais com os carros antigos, anos 60, 70. Já experimentei as duas opções e, sinceramente, não noto diferenças.

No meu "marreco" (Volvo PV544 B16) a SC 95 funciona perfeitamente. Claro que uso o aditivo.

Julgo que a diferença principal será mesmo o poder "explosivo" da gasolina (medido em octanas), pelo que a diferença de preço não se justifica numa utilização corrente, ou seja, nos vulgares passeios domingueiros ou afins, em que se pretende usufruir do veículo pelo prazer da condução calma e relaxada.

Em conversa com o mecânico do meu Jag 420, desanconselhou-me vivamente ao uso de SC95. Todavia, é a que uso...sem problemas...  Hein
Registado

Outros:
minijag
Administrador

« Responder #4 em: 03 de Fevereiro de 2009, 10:10 »

SC 98 sempre e com aditivo.

Porquê?

Olha, porque várias pessoas me aconselharam e porque me parece que se aproxima mais daquilo que ele bebia quando era "jovem"  Grin
Registado

Jorge DD6
Moderador

neves.jorge@netcabo.pt
« Responder #5 em: 03 de Fevereiro de 2009, 12:06 »

O meu carro, já vem equipado com catalizador ....
Jorge

Como é que sabe? Isto vem no manual algures?

Obrigado
Abraço
RHS

Olá Robert,

Sei isso porque, em primeiro lugar, junto ás tampas dos depósitos da gasolina diz para usar unicamente gasolina sem chumbo, min 95 RON..

Também porque o meu carro foi vendido inicialmente para o mercado suiço, onde em 1988 já era obrigatório virem equipados com catalizador, o código de emissões do meu motor é o ''F'' e o teu, salvo erro, é o ''A'', mas poderás confirmar isso no email e PM que te mandei há algum tempo atrás, onde explicava o que queria dizer exactamente o VIN number do teu carro.
Por ultimo, porque já vi os catalizadores... Wink

Penso que os catalizadores só começaram e vir de série para todos os mercados em 1989.

Um abraço,

Jorge
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2009, 13:29 por Jorge DD6 » Registado

Jorge DD6
Moderador

neves.jorge@netcabo.pt
« Responder #6 em: 03 de Fevereiro de 2009, 12:55 »

A gasolina 98, é sem dúvida mais cara que a 95, mas em teoria, o carro vai gastar menos, em valores absolutos (l/100km) com 98 do que com 95, devido ao maior valor energético (não sei se a expressão está correcta) da gasolina 98. Se a diferença de consumo, compensa em termos de preço, não faço a minima ideia, nunca fiz essas contas.

Um abraço,

Jorge
Registado

Ricardo
Membro Sénior

« Responder #7 em: 03 de Fevereiro de 2009, 17:38 »

Parece coincidência mas hoje estive a falar com um dos mecânicos que esta a restaurar o meu E type, e perguntei que tipo de gasolina deveria utilizar e se deveria adicionar aditivo.
 A resposta foi pronta utilizar a 95 e aditivo nem pensar em adicionar, pois 2º ele o motor irá ser preparado para gasolina 95 ou 98 s/chumbo.
Registado
RHS
Membro Sénior

« Responder #8 em: 03 de Fevereiro de 2009, 19:49 »

Olá Robert,

Sei isso porque, em primeiro lugar, junto ás tampas dos depósitos da gasolina diz para usar unicamente gasolina sem chumbo, min 95 RON..

Também porque o meu carro foi vendido inicialmente para o mercado suiço, onde em 1988 já era obrigatório virem equipados com catalizador, o código de emissões do meu motor é o ''F'' e o teu, salvo erro, é o ''A'', mas poderás confirmar isso no email e PM que te mandei há algum tempo atrás, onde explicava o que queria dizer exactamente o VIN number do teu carro.
Por ultimo, porque já vi os catalizadores... Wink

Penso que os catalizadores só começaram e vir de série para todos os mercados em 1989.

Um abraço,

Jorge

O meu V12 é um A, de 1989. As minhas tampas são virgens. Como pode ver os catalizadores sem abrir (com rebarbadora?) as panelas de escape?

Abr.
RHS
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2009, 20:12 por Wolfjag » Registado

Jorge DD6
Moderador

neves.jorge@netcabo.pt
« Responder #9 em: 03 de Fevereiro de 2009, 20:32 »

O meu V12 é um A, de 1989. As minhas tampas são virgens. Como pode ver os catalizadores sem abrir (com rebarbadora?) as panelas de escape?

Abr.
RHS

Olá Robert,

Por um lado penso que não vais ter o problema de pôr gasolina com chumbo num carro com catalizador, pois as ''pistolas'' da gasolina com chumbo são mais largas e não cabem nos ''buracos'' dos depósitos do carros que são mais estreitos, já para evitar esse tipo de problema.

Os catalizadores são bem visiveis, a olho nu, na parte inferior do carro, são dois, um para cada banco de 6 cilindros e estão na primeira ''curva'' dos escapes, logo a seguir aos colectores, um de cada lado (caso o teu carro os tenha).  Para tua informação, foram introduzidos como standard em todos os XJ12 e DD6 em Maio de 1989.

O aspecto é este:

Um abraço,

Jorge
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2009, 21:19 por Jorge DD6 » Registado

Boa Ventura José
Membro Vitalício

« Responder #10 em: 07 de Fevereiro de 2009, 15:51 »

Por mais que se esforcem, não conseguem por gasolina com chumbo, pois a mesma já não é vendida em Portugal á muitos anos, por isso das duas uma, ou usam a verde com adição de aditivo ( a de 98 é melhor para os felinos, não só pelas octanas a mais, como pelo poder de detergência da mesma, que ajuda á limpeza do motor, se quiserem misturem 50/50 das duas, não sai tão caro) ou então lá terão de abrir o motor e mandar substituir as válvulas e sedes das mesmas por outras próprias para  gasolina sem chumbo ( mais duras), vantagem, fim dos problemas ( que poderão vir a surgir ) e das preocupações com os aditivos, descarbonização da cabeça bem como um perfeito ajuste das válvulas, juntas novas..., mas o pior é claro é o gasto financeiro, mas ficam com uma boa revisão feita. Lingua
   Cumps.
Registado
migueldefender
Administrador

migmoliveira@netcabo.pt
« Responder #11 em: 07 de Fevereiro de 2009, 16:04 »

O ter limpeza "a mais" não poderá ser um problema? Isto é, visto serem motores antigos e possivelmente com alguma folgas nas juntas e em outros elementos, a "sujidade" que as está a tapar/preencher pode desaparecer.

Um abraço,
Registado

Miguel Oliveira - X300 Marocco Red/Oatmeal
Boa Ventura José
Membro Vitalício

« Responder #12 em: 07 de Fevereiro de 2009, 19:27 »

Não Miguel, a “limpeza” é feita a nível de carvão e depósitos existentes nas hastes das válvulas, no topo da câmara de combustão e pistões , não surgindo folgas, apenas os detritos acumulados vão desaparecendo, lembras-te dos magnéticos que um membro do clube Mg-Rover possuía na linha de alimentação e ninguém soube explicar ? Pois bem são o que existe de melhor para preservar a limpeza do dito ( claro a nível da linha interna de combustível), já os uso há muitos anos, já os montei em n carros, mas os meus sou eu que os faço, recuso-me a gastar as fortunas que pedem pelos mesmos, se quiseres depois explico o principio de funcionamento que é simples (física) Sorridente
 Um Abráço.
Registado
jesca
Volvo adicted (Jag too!)
Moderador

O meu 420 de 1968

WWW E-mail
« Responder #13 em: 07 de Fevereiro de 2009, 20:49 »

Já vi várias referências a esses milagrosos sistemas, mas nunca vi a vender nem conheço ninguém que os use...(por ignorancia minha, por certo).

Dá para explicar melhor e dizer onde conseguem arranjar?
Registado

Outros:
Jorge DD6
Moderador

neves.jorge@netcabo.pt
« Responder #14 em: 09 de Fevereiro de 2009, 13:31 »

Por mais que se esforcem, não conseguem por gasolina com chumbo, pois a mesma já não é vendida em Portugal á muitos anos,

Pois... não deixas de ter razão... já nem me lembrava disso.... Chocado Grin

Um abraço,

Jorge
Registado

Páginas: [1] 2 3 Ir para o topo Imprimir 
« anterior seguinte »
Ir para: