Não sei se isso também dependerá do Centro de Inspecções onde se faça a IPO (havendo, porventura, algum que feche os olhos

), mas aqui em Coimbra disseram-me logo que o carro não passava com pneus de medida diferente, sem o averbamento no Livrete, o que tem a sua lógica.
Atenção, também, ao facto de o Livrete ainda ter a medida original (ER70VR15) que a Dunlop, aliás, voltou a fabricar, mas a um preço exorbitante.
É que se tiver só essa medida no livrete, pode muito bem ter de fazer um averbamento a mencionar a "nova" medida (205/70/R15) para que eles os aceitem na inspecção. Talvez não seja mau tentar, então, colocar outras medidas no Livrete, para poder escolher "mais à vontade" (mas duvido que a Jaguar passe a declaração necessária, permitindo o uso de pneus diferentes do 205/70/R15)
O Dr. Constante (membro aqui do forum, sob o nome José Constante) passou por essa situação, com o Série 1 que tem, e pode muito bem contar-lhe a história toda, se lhe enviar PM ou email.
Os pneus que tenho, neste momento, são GoodYear Eagle GA 205/70/R15, que não são grande espingarda e que até me foram dispensados a "preço de amigo", na casa de pneus onde os coloquei, porque não tinham mais nenhuns nem queriam voltar a ter!!
Em todo o caso, para os kms que o meu XJ faz, dão bem para o gasto.