Início
Ajuda
Jaguar Clube Portugal
English
Entrar
Registe-se
Fórum Jaguar-Portugal
24 de Maio de 2012, 02:18
Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
Registe-se
se ainda não for membro.
24 de Maio de 2012, 02:18
1 Hora
1 Dia
1 Semana
1 Mês
Para sempre
Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa
Pesquisa avançada
News
Em caso de questões relativas ao Fórum:
geral.jaguar.portugal@gmail.com
Stats
23792
Mensagens em
1877
Tópicos por
562
Membros
Membro Mais Recente:
Rodrigo Canha
Fórum Jaguar-Portugal
Jaguars Clássicos - até ao final da década de 80
Problemas/Soluções e Dados Técnicos
Pó de Calços de Travões
Páginas:
[
1
]
Ir para o fundo
Tópico: Pó de Calços de Travões (Lida 1415 vezes)
Carlos Barbosa
Novato(a)
O único XK 8 nos Açores
Pó de Calços de Travões
«
em:
25 de Fevereiro de 2011, 13:17 »
Amigos
Tenho as jantes da frente sempre negras do pó dos travões, apesar de usar pastilhas de origem. Nas lavagens é uma chatiçe para remover aquela porcaria e os gajos das lavagens não gostam de fazer o serviço.
Navegando na net e num site de peças americano, vi para os XK uma Brake Dust Barrier....O que será isto? Será que se vende cá na terra, no representante?
Por outro lado, aceito sugestões para tratar deste problemazinho, mas que dá tão mau aspecto a estes fabulosos carros. Não sei como a Jaguar não resolve esta má imagem.
Um abraço. Obrigado.
Registado
P
Consultor do Fórum
Re:Pó de Calços de Travões
«
Responder #1 em:
25 de Fevereiro de 2011, 18:11 »
Caro amigo,
O que nos diz é próprio, ou seja essa fuligem é mesmo assim. Agua , shampo e escova + agua e já está..Acho que é normal essa fuligem em todos os carros.
1A
Registado
migueldefender
Administrador
«
Responder #2 em:
25 de Fevereiro de 2011, 18:59 »
Viva Carlos,
existem várias formas de abordar o problema, umas mais trabalhosas que outras. De facto a Jaguar tem um acessório que é o brake dust cover/shield (no caso dos XJ é o MNA1803AA - cerca de 15€ cada), e basicamente é um escudo/disco metálico que se coloca entre a jante e o disco de travão, evitando assim que o pó passe para o lado de fora.
Tenho este acessório no XJ e realmente noto bastante a diferença.
A imagem que vou mostar a seguir não é o da Jaguar mas sim um genérico:
Agora, há um ligeiro problema. No meu caso a minha jante é totalmente fechada, não se vêm os discos de travão, pelo que ter este acessório ou não ter não é perceptivel por fora. No caso do XK, por ter umas jantes mais abertas aí sim vai-se ver bastante.
O Carlos tem então outra opção, que é numa próxima vez que mude as pastilhas (deduzo que nos Açores as pastilhas se gastem muito mais) em vez de colocar pastilhas de origem Jaguar, colocar pastilhas de qualidade mas pastilhas que emitam menos ferodo (ferodo é o pó preto da travagem). Existem várias marcas que têm pastilhas específicas que largam menos ferodo.
Independentemente de tudo, aconselho-o vivamente a fazer um tratamento às jantes que, caso tenha paciência pode fazer em casa. Esse tratamento consiste em selar as jantes. Selar as jantes é uma espécie de cera que se coloca na jante e que irá proteger e facilitar a sua limpeza. No fundo é como se fosse uma barreira contra a sujidade.
Um abraço,
Registado
Miguel Oliveira
- X300 Marocco Red/Oatmeal
Adriano Nogueira Pinto
Consultor do Fórum
«
Responder #3 em:
27 de Fevereiro de 2011, 19:14 »
A questão colocada é perfeitamente pertinente.
Para quem gosta de ver os seus carros absolutamente impecáveis o efeito da travagem e do pó que os calços libertam para as jantes é de facto desagradável degradando significativamente o aspecto de um carro imaculadamente tratado.
Quanto ao "brake dust cover/shield", e esta é uma opinião muito pessoal, não sei se os colocaria nos meus carros; a razão pela qual as jantes são perfuradas não é simplesmente estética - é também técnica; é que os travões devem ser refrigerados sob pena e risco de em situações de maior utilização, caso de conduções mais agressivas ou simplesmente uma utilização em morfologias do terreno mais acidentadas, uma má refrigeração ou utilização abusiva pode originar a vitrificação dos calços e consequente perda de eficiência na travagem.
Aqui fica a opinião
Abraço,
Adriano
Registado
Jaguar X308 - 98
Jaguar XKR Convertible - 99
matzagrin
Designer Fórum Jaguar Portugal
Membro Vitalício
«
Responder #4 em:
28 de Fevereiro de 2011, 08:08 »
O que também ajuda é selar as jantes regularmente, com o Poorboys Wheel Sealant por exemplo.
Assim o "pó" dos travões não agarra tanto e sai facilmente com água e champô.
Registado
Detail Point | Rejuvenescimento e Cuidado automóvel |
www.detail-point.com
Agora também revendedor oficial da Car Care Europe para Coimbra e Aveiro!
Manual do Detalhe -
http://manualdodetalhe.detail-point.com
delphinus
Novato(a)
«
Responder #5 em:
07 de Maio de 2011, 13:50 »
Citação de: Carlos Barbosa em 25 de Fevereiro de 2011, 13:17
Amigos
Tenho as jantes da frente sempre negras do pó dos travões, apesar de usar pastilhas de origem. Nas lavagens é uma chatiçe para remover aquela porcaria e os gajos das lavagens não gostam de fazer o serviço.
Navegando na net e num site de peças americano, vi para os XK uma Brake Dust Barrier....O que será isto? Será que se vende cá na terra, no representante?
Por outro lado, aceito sugestões para tratar deste problemazinho, mas que dá tão mau aspecto a estes fabulosos carros. Não sei como a Jaguar não resolve esta má imagem.
Um abraço. Obrigado.
Acabo de comprar um XF e nos poucos 200km que fiz notei no pó que é superior ao do meu BMW, no entanto se a marca não corrigiu a situação é porque existe uma situação válida para isso, no meu outro carro um dia fiquei sem pastilhas num sábado quando tinha marcada uma revisão para terça, como necessitava do carro fui à Norauto onde me instalaram discos Brembro e pastilhas Ferrodo Premium, as jantes quase não se sujavam mas o carro nunca mais travou da mesma maneira, e os discos empenaram ao fim de 15 dias.
É preferível ter discos e pastilhas macias e que o carro trave do que o contrário.
Antes de descobri este site encontrei um inglês onde eles se referiam a pastilhas de menor desgaste que se encontram aqui
http://www.ebcbrakesdirect.com/car/parts_pad.asp?part=pad&make=JAGUAR&model=XF&year=2%2E7+TD+%282007%2D2009%29
http://www.ebcbrakesdirect.com/car/info.asp
Registado
Miguel
Adriano Nogueira Pinto
Consultor do Fórum
«
Responder #6 em:
07 de Maio de 2011, 14:39 »
Ou o melhor, é mesmo não travar
Claro que estou a brincar!!!
Evidentemente que uns calços com maior dureza, não apresentarão características de fricção e eficácia como outros.
Daí, que defenda de facto os produtos de origem, porquanto estão devidamente estudados e ajustados às características de cada viatura.
Conforme referido anteriormente, há de facto selantes de jantes que permitem que o pó libertado pelo desgaste do calço se "agarre" menos à jante e por isso esta se possa apresentar com um aspecto mais "clean" mesmo ao fim de alguns Kms de utilização da viatura.
Abraço,
Adriano
Registado
Jaguar X308 - 98
Jaguar XKR Convertible - 99
Kleman
Membro Intermédio
«
Responder #7 em:
07 de Maio de 2011, 17:17 »
Citação de: delphinus em 07 de Maio de 2011, 13:50
... como necessitava do carro fui à Norauto onde me instalaram discos Brembro e pastilhas Ferrodo Premium, as jantes quase não se sujavam mas o carro nunca mais travou da mesma maneira, e os discos empenaram ao fim de 15 dias.
...
Curioso, pois Brembo e Ferrodo são duas marcas conceituadas que eu não hesitaria em instalar no meu carro.
Segundo a minha modesta experiência com carros antigos (em alguns casos, velhos
): De facto até se pode manter ou melhor as prestações técnicas com material aftermarket, sendo que não é necessariamente aftermarket, pois as próprias marcas têm de recorrer a elas. No entanto, a melhor forma de garantir que as características do veículo se mantenham tão próximo quanto possível como quando era novo, há que instalar material de origem. Em principio, não melhora nem degrada.
Mas isso não aplica sempre: Recordo-me de um Rover 213 lá de casa, em que aos 90 kkm foi necessário instalar amortecedores (normal). Optou-se por original, assumindo a respectiva factura. Nunca ficou o mesmo e após uns 30 kkm instalaram-se uns aftermarket (Monroe, creio). Pois, não é que ficou razoavelmente próximo de como quando era novo?
Por isso, tento sempre saber qual a marca utilizada pelo fabricante. Geralmente são boas marcas, que custam um pouco mais, mas que ficam mais em conta do que no concessionário. Até ver, tem-me corrido bem.
Um abraço,
Jorge
Registado
delphinus
Novato(a)
«
Responder #8 em:
07 de Maio de 2011, 17:34 »
Também tinha a ideia que eram mas no caso do BMW não funcionaram ou eram cópias mas vou para a primeira hipotese pois resolvi andar com o conjunto durante um ano para amortizar o investimento e quando foram desmontados os discos não tinham qualquer desgaste e as pastilhas também pouco, se fossem originais teria as pastilhas gastas e os discos com metade do desgaste.
Como estou fora do tópico fico por aqui sobre este assunto
Registado
Miguel
migueldefender
Administrador
«
Responder #9 em:
09 de Maio de 2011, 22:13 »
É bem verdade quanto (pelos menos na Brembo) ao facto de serem muito fraquinhos. Eles são muito bons (há melhores) na linha desportiva, mas a linha doméstica deixa muito a desejar.
Miguel, as suas jantes estão a precisar de um tratamento com um selante.
Um abraço,
Registado
Miguel Oliveira
- X300 Marocco Red/Oatmeal
delphinus
Novato(a)
«
Responder #10 em:
09 de Maio de 2011, 22:55 »
Citação de: migueldefender em 09 de Maio de 2011, 22:13
É bem verdade quanto (pelos menos na Brembo) ao facto de serem muito fraquinhos. Eles são muito bons (há melhores) na linha desportiva, mas a linha doméstica deixa muito a desejar.
Miguel, as suas jantes estão a precisar de um tratamento com um selante.
Um abraço,
Se tudo correr bem amanhã recebo uma encomenda com 'Poorboys Wheel Sealant' o nome está de acordo as jantes ficam seladas e eu poor
Registado
Miguel
Pedro Bessa
Novato(a)
Isetta - Ultimate Driving Machine
«
Responder #11 em:
26 de Maio de 2011, 10:26 »
Os Calços EBC Green Stuff largam muito pouco pó, mas são algo carotes.
Em Frio travam um bocadinho pior que os calços de Origem, mas em Quente, travam muuuuuuiiiiiito melhor!
Em tempos num dos meus veículos mandei envernizar as jantes, com um verniz que nem se notava, ... era só passar água e todo o pó saía.
Cumps
Registado
Vicente
Membro Jr.
«
Responder #12 em:
26 de Maio de 2011, 14:27 »
Boas pessoal.
Não é linear dizer-se que os de origem\originais são melhores que aftermarket como a Brembo ou outros.
Na Brembo existem diversos tipos de discos e pastilhas.
A variedade de material usado nas pastilhas é considerável, sendo que devemos nós escolher os que melhor se adaptam ao tipo de condução que implementamos, eficácia e tacto de travagem que pretendemos.
Se forem pastilhas muito chegadas a "competição" é preciso saber que a sua eficácia só é plena após atingir temperaturas mais elevadas de uso, o que em "estrada" pode ser mais dificil de acontecer.
Existem compostos misturados que permitem ter um pouco de tudo.
Escolhendo as marcas, referências e materiais correctos é mesmo bem provável que se consiga obter uma melhor e mais correcta travagem que o equipamento originalmente instalado. Mas lá está... é preciso saber.
Quanto à sujidade das jantes... bom e que tal reduzir o intervalo de lavagens das mesmas.
Abraço a todos.
Vicente.
Registado
Páginas:
[
1
]
Ir para o topo
« anterior
seguinte »
Ir para:
Por favor seleccione um destino: