InícioAjudaJaguar Clube PortugalEnglishEntrarRegiste-se

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
23 de Maio de 2012, 21:31

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa

News

Em caso de questões relativas ao Fórum: geral.jaguar.portugal@gmail.com

Stats
23792 Mensagens em 1877 Tópicos por 562 Membros
Membro Mais Recente: Rodrigo Canha
+  Fórum Jaguar-Portugal
|-+  Jaguars Contemporâneos - a partir da década de 90
| |-+  Problemas/Soluções
| | |-+  Como subsituir lâmpadas no painel de instrumentos no X300?
Páginas: [1] Ir para o fundo Imprimir
Tópico: Como subsituir lâmpadas no painel de instrumentos no X300?  (Lida 487 vezes)
Kleman
Membro Intermédio

« em: 06 de Outubro de 2010, 21:12 »

Boa noite amigos,

Tenho andado muito ocupado de um lado para o outro e não tenho podido prestar a atenção que o meu Jag merece. O que é certo é que tem vindo a acumular uns quantos problemas e tenho de começar a tratar deles.

Dado que espero ter algum tempo livre este fim-de-semana, pensei que poderia substituir as lâmpadas no painel de instrumentos, pois duas estão fundidas (do voltímetro e da temperatura). Estive pois a ver o post do nosso amigo Miguel (http://www.detalhe.net/forum/showthread.php?t=4782&p=140271#post140271 ), no qual ele desmonta o painel para o substituir por uma graduação em milhas.

Parece bastante fácil (se calhar até um nabo como eu consegue), mas gostaria de perceber melhor como é que se tira do sítio (é de encaixe, não?) e como é que acedo às referidas lâmpadas.

Outra informação preciosa seria saber a referência destas. Já vi noutra secção deste fórum que são de 1.2W, 13.5V, mas certamente que existe outra referência. É que, dado ser o meu único carro, prefiro começar o trabalho tendo o material todo pronto.

Será que alguém com experiência (Miguel…?  Grin) me pode ajudar e dar algumas dicas?

Muito obrigado,
Jorge
Registado
migueldefender
Administrador

migmoliveira@netcabo.pt
« Responder #1 em: 06 de Outubro de 2010, 22:17 »

Alô Jorge,

Se eu consegui, tu também irás com toda a certeza conseguir. Wink

Ora deixa-me cá ver se consigo explicar passo-a-passo. Sorridente

Primeiro tens de desmontar o forro inferior da zona dos pés do lado do condutor. Para isso vais ver 4 parafusos pretos que tens de retirar. Depois é puxar com algum cuidado, pois vais ter duas molas que fixam suvamente o painel e ainda terás no final de desligar o plug do sensor de temperatura interior do A/c.

Com essa forro cá fora, tens de tirar as duas tampas inferiores do painel de intrumentos - não é obrigatório, mas facilita muito. Os farafusos são uns torx (não te assutes com a foto):

Olhando por baixo, vais agora ver em cada um dos lados, dois parafusos tipo philips, terás de os remover.

A partir de agora o painel de intrumentos está "solto", mas ainda faltam algumas coisa para fazer. Agora tens de fazer uma pequena rotação com o painel de intrumentos, imaginando que o eixo dessa rotação é a parte de trás do painel, ou seja, tens de empurrar para cima o topo do painel até que o remate inferior fique à mostra (depois percebes esta parte durante o trabalho):

Agora, coloca os teus dedos na parte de trás do forro do painel e puxa-o para ti, até que ele fique solto. Isto é necessário porque há uma mola metálica no topo que prende o painel de instrumentos ao tablier.

Apesar de não se ver na foto, a mola metálica está nesta zona:

Agora vem a parte do circo, ou seja o malabarismo. Grin Grin Tirar os dois plugs requer alguma paciência e...mão mais finas, pois o espaço é reduzido. Grin Grin  Já ligar os plugs é facílimo.

Tens de meter a mão por detrás do painel e vais ter de desligar os dois plugs que lá estão. Para os desligares vais ter de pressionar em ambos os lados na zona central dos plugs, pois são uma espécie de botões de segurança da própria ficha. Aqui terá de ser às apalpadelas, pois não consegues ver:

E com isto já podes tirar o painel para fora. As lâmpadas dos indicadores laterais estão todas à vista, mas caso queiras mudar as lâmpadas do LCD e dos indicadores inferiores, tens de tirar aquela tampa branca para fora, a fim de teres acesso às ditas.

Estou a falar um pouco de memória, pois há já algum tempo que não toco nessa zona, pelo que eventualmente me pode ter escapado alguma coisa. Wink

Um abraço e bom trabalho. Sorridente Depois diz como te correu, nem que seja para eu ficar de consciência mais tranquila.
« Última modificação: 06 de Outubro de 2010, 22:23 por migueldefender » Registado

Miguel Oliveira - X300 Marocco Red/Oatmeal
Kleman
Membro Intermédio

« Responder #2 em: 06 de Outubro de 2010, 22:29 »

Miguel,

Obrigadíssimo pela explicação. Não poderia ser mais detalhada. Vou tentar este fim-de-semana e depois digo como correu.
Já agora, tens ideia da referência das lâmpadas do LCD? São fáceis de encontrar?

Um grande abraço e mais uma vez obrigado.
 Sorridente
Jorge
Registado
Kleman
Membro Intermédio

« Responder #3 em: 09 de Outubro de 2010, 10:55 »

Bom dia amigos,

Tinha de acontecer. Armado de ferramentas, lâmpadas e das instruções do nosso amigo Miguel, meti mãos à obra. Desmontei o forro por baixo do tablier, etc, etc, até que cheguei aos parafusos que seguram o painel de instrumentos (afinal são 4, mas isso foi fácil de descobrir).

O verdadeiro problema é que um deles deve ter a rosca moída (ou está colado à porca, fazendo girar tudo dentro da aba do painel), e, após 3 horas à volta da coisa, tive de declarar derrota.
O facto é que não tenho grande jeito para isto e, fora destruir a cabeça do parafuso de forma a soltá-lo, não sei o que fazer!!! Nem sequer destruir a cabeça do parafuso me parece boa ideia, para falar verdade...

Por agora, voltei a montar tudo. Vá lá, não sobraram peças. No entanto, tinha algum tempo livre hoje e planeei cuidadosamente esta actividade, pelo que estou um pouco triste comigo mesmo

Alguma ideia de como tirar o parafuso? Junto umas fotografias para que saibam qual é.

Um abraço,
Jorge
Registado
Boa Ventura José
Membro Vitalício

« Responder #4 em: 10 de Outubro de 2010, 11:38 »

Se o problema for retirar o parafuso, bem então é muito fácil, tens de arranjar uma chave de fenda fininha, a qual vais introduzir por baixo da cabeça do parafuso, para fazer de alavanca, conforme desapertas, e ele começa a rodar “sem sair do mesmo sitio”, tu com a chave de fendas, vais “levantá-lo”, quando ele já tiver “altura suficiente”, puxa-lo para fora com os dedos, se for este o problema, voilà très facile.

Bom trabalho.
Registado
Kleman
Membro Intermédio

« Responder #5 em: 10 de Outubro de 2010, 17:27 »

Olá amigo José.

Obrigado pela dica. Tentei, mas a “segunda” chave de fendas não tinha espaço. Estou a imaginar que alguns alicates têm umas pontas boas para o serviço. Vou ver se encontro um.

O problema é que a janela de oportunidade foi-se… Estarei fora durante os próximos fins-de-semana mas assim que puder meto mãos à obra.

Um abraço,
Jorge
Registado
Boa Ventura José
Membro Vitalício

« Responder #6 em: 10 de Outubro de 2010, 17:38 »

Jorge, um alicate de corte é muito bom para isso, se não um canivete, tesoura pequena etc, não vai ser complicado.
Boa sorte.
Registado
migueldefender
Administrador

migmoliveira@netcabo.pt
« Responder #7 em: 11 de Outubro de 2010, 12:43 »

Realmente é uma situação estranha, dando a entender que essa zona já não é "virgem", ou seja, já andaram a mexer aí. Durante estes dias vou ver se arranjo algum tempo e desmontar o meu para ver se encontro uma solução para o teu caso.

Um abraço,
Registado

Kleman
Membro Intermédio

« Responder #8 em: 11 de Outubro de 2010, 17:49 »

Olá Miguel,
Pois é, foi o que pensei. Também fiquei sem saber como é que é possível moer esse parafuso… Deve ser preciso mesmo apertar com força.

Eu vou tentar comprar um alicate com umas pontas adequadas. Estou mesmo a visualizá-lo! Sorridente

Um abraço,
Jorge
Registado
migueldefender
Administrador

migmoliveira@netcabo.pt
« Responder #9 em: 11 de Outubro de 2010, 19:23 »

Espera lá que há aqui uma coisa que não faz sentido e que me lembrei agora mesmo. Os parafusos vão ligar directamente ao forro do painel de intrumentos, e não a uma porca. Tenho mesmo de desmontar aquilo para voltar a visualizar "a coisa". Sorridente

Um abraço,
Registado

Kleman
Membro Intermédio

« Responder #10 em: 11 de Outubro de 2010, 21:17 »

Sim, sim, sei.
Vai ligar ao forro (ou seja, aquela aba por cima do painel) mas dentro existe uma rosca fêmea. Deve ser durante o processo de fabricação que moldam o forro com a rosca integrada.

Ou uma das roscas está moída, ou pior, a “rosca” (peça fêmea integrada no forro) descolou-se de alguma forma e está a passar-se. Em outras palavras, o parafuso e a rosca rodam juntas... Se for isso, não sei o que fazer!

Um abraço,
Jorge

Registado
Páginas: [1] Ir para o topo Imprimir 
« anterior seguinte »
Ir para: