InícioAjudaJaguar Clube PortugalEnglishEntrarRegiste-se

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
23 de Maio de 2012, 20:47

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa

News

Em caso de questões relativas ao Fórum: geral.jaguar.portugal@gmail.com

Stats
23792 Mensagens em 1877 Tópicos por 562 Membros
Membro Mais Recente: Rodrigo Canha
+  Fórum Jaguar-Portugal
|-+  Jaguars Contemporâneos - a partir da década de 90
| |-+  Dados Técnicos
| | |-+  Tablier do X300 X308
Páginas: [1] Ir para o fundo Imprimir
Tópico: Tablier do X300 X308  (Lida 1449 vezes)
Carrera 3,2
Novato(a)
*

« em: 22 de Agosto de 2010, 11:18 »

Olá Jaguaristas

Alguém me pode esclarecer em que momento é modificado o tablier dos XJ (X300 e X308)?
Mais concretamente em que momento se dá a passagem do quadrante mais old fashion para o
com trés manometros embutidos em madeira parecido com os do XK .

Também já reparei que os parachoques integrais diferem sendo que uns trazem os farolins suplementares e piscas
mais arredondados (mais actuais) e os outros (penso serem anteriores) são mais rectangulares.

Acontecem estas mudanças em simultaneo ou tambem diferem no "ano/modelo" dos XJ ?

Obrigado e Abraços
Fernando
« Última modificação: 22 de Agosto de 2010, 11:21 por Carrera 3,2 » Registado
tudor 333
Membro Jr.
**

X308 X350

« Responder #1 em: 22 de Agosto de 2010, 21:46 »

A mudança é feita com o novo modelo do x308 (fins de 1997 até ao fim da produção).

O do x300 é igual ao xj40 .

Não houve "fase intermédia".

O do x308 termina com o X350 (novo xj9 em 2003)
Registado
tudor 333
Membro Jr.
**

X308 X350

« Responder #2 em: 22 de Agosto de 2010, 21:49 »

Alías , basicamente , é um modelo novo: motores v8 , caixa automática de 5 , suspenção , direcção etc.

As peças do X300 não "encaixam" no x308.

Registado
Carrera 3,2
Novato(a)
*

« Responder #3 em: 22 de Agosto de 2010, 22:48 »

Obrigado pelas vossas respostas e apoio... pode ser o importante q.b. para me decidir a optar
por um XJ em vez do S T-type.

Saudações jaguaristas
Fernando
Registado
migueldefender
Administrador

migmoliveira@netcabo.pt
« Responder #4 em: 23 de Agosto de 2010, 01:31 »

Viva Fernando,

vou alargar bastante a minha explicação, para que fique 100% enquadrado entre os modelos, até porque é importante para se chegar ao X308 (vai ser uma ganda seca a minha explicação, mas já cá fica tudo, ou quase tudo he he).

Começando pelo início, ou seja, pela era mais recente dos Jaguars XJ's. Em 86 a Jaguar decidiu quebrar com as linhas do passado dos XJ lançando o XJ40 com aqueles farois quadrados. Rapidamente este modelo mostrou-se um fracasso, pois a aceitação não foi nada positiva e os vários problemas de electrónica (ex: o painel de bordo digital era lindo de morrer, mas foi um fiasco em termos de fiabilidade) e corrosão deram cabo da imagem do modelo. Ainda tentaram colocar farois redondos, mas não passou de um improviso, e má imagem já estava bem enraizada.

Modelo de farois quadrados:

Modelo de farois redondos (quanto a mim para pior):

Visto ter sido um fiasco, a Jaguar (ou melhor, a Ford) decidiu dar nova vida ao XJ e limpar a sua imagem, descontinuando o XJ40 em 1994, introduziu o X300. Aqui a Jaguar esmerou-se e, além de ter ido buscar o passado dos XJ's em termos de design, foi buscar o que de melhor que havia no XJ40, sendo que melhorou bastante em termos de qualidade de montagem e de materiais. Na realidade, do XJ40 para o X300 foi um passo não muito grande, pois por incrível que possa parecer a carroçaria é praticamente igual, alterando somente o capot, ligeiramente a mala e as pontas dos paineis de extremidade (digamos que o chassis é o mesmo mas reforçado/melhorado, assim como as 4 portas são as mesmas). A chapa passou a ser mais grossa e levou um processo anticorrosão totalmente diferente e (muito) melhor.

Dê um vista de olhos no seguinte artigo, onde se vê perfeitamente que pegaram no XJ40 e simplesmente deram uns toques, que fizeram toda a diferença:
http://jaguar-portugal.com/index.php/topic,1451.0.html

Já agora, os dois modelos de perfil:
XJ40

Repare como as formas são iguais, incluindo todas janelas:
X300

Quanto ao interior, são de facto muito parecidos, mas não são iguais, excepto o painel de intrumentos (mesmo o remate/capa exterior é diferente) e as pegas das portas.

XJ40:

Painel de intrumentos do XJ40 digital:

Forro das portas do XJ40:

A diferença para os X300 acima de tudo é que deixou de haver arestas muito rectas, como acontece com o XJ40, assim como o aparecimento do airbag no lado do passageiro com aumento da área de madeira a ser usada, um ligeiro desenho novo no topo do tablier, todas as saidas de ventilação (incluindo a central traseira) e alguns outros detalhes. Os bancos também foram totalmente redesenhados, sendo que os switchs dos bancos eléctricos deixaram de ser na consola central (XJ40) e passaram a ficar na lateral dos bancos. Isto, comparando com a última versão de interiores do XJ40, pois houve cerca de três estilos de interiores.

X300:

Painel de intrumentos:

Forro das portas do X300:

Em termos de peças mecânicas e tudo muito semelhante. Os motores, apesar de aperfeiçoados, são os mesmos (o X300 tem uma tampa de válvulas nova e todo o compartimento do motor é bem mais charmoso e cativante visualmente). A suspensão à frente é igual mas a traseira é nova e claro, passou a ahver uma nova linha de jantes.

XJ40:

X300:

Em Setembro de 1997, a Jaguar descontinuou o X300 e passou a ter o X308. As duas grandes alterações do X300 para o X308 foram os motores usados e o interior, sendo que os bancos e todo o tecto (incluindo palas e consola de luzes) mantiveram-se inalteráveis.

Exteriormente muito pouca coisa mudou. Os paineis de metal e chassis são 100% o mesmo, somente mudaram o desenho dos parachoques e a grelha frontal.

Nos parachoques, os reflectores laterais, piscas e farois de nevoeiro, como o Fernando muito bem referiu, deixaram de ser quadrados a passaram a ter um desenho arredondado, assim como ambos os parachoques ficaram com linhas mais curvas. Os farois frontais passaram a ter também um novo desenho interior e passaram a ficar transparentes.  

X300 em versão XJR:

X300 em versão "normal":

X308 em versão XJR:

X308 em versão "normal":

Um aparte. Gosto tanto dos farois do X308, que no meu X300 tive de colocá-los, e não é que fica muito bem (falta ali o farol de nevoeiro porque deverá chegar esta semana, sendo portanto uma foto fresquinha). Grin

Com disse acima, os reflectores laterais passaram a ser também arredondados nos X308.

X300:

X308:

No X308, o topo do parachoques passou a estar apenas parcialmente coberto com um acabamento cromado, coisa que no X300 era de uma ponta à outra. Esta alteração foi porque muito donos de X300's queixaram-se que ao mínimo toque com o parachoques, a peça cromada ficava logo deformada, e isto só acontecia na secção central tanto à frente como atrás, por isso, no X308 resolveram este "problema" removendo a parte central do cromado (razão principal porque tiveram de alterar o desenho dos parachoques e arredondar os piscas, reflectores e farois de nevoeiro).

Acontecia isto:

De exterior falta apenas falar dos farois traseiros. Apesar do desenho geral ser igual, no X300 os farois eram escurecidos e no X308 passaram a estar ao "natural".

X300:

X308 (as ponteiras de escape têm aquelas dimensões porque são da versão do XJR, mas entre X300 e X308 as ponteiras são iguais):

Bom, agora uma das maiores alterações feitas no X308, o interior. O interior foi de facto redesenhado (excepto, como disse, toda a parte superior e pilares A, B e C. Ahhh, os bancos mantiveram-se iguais). Resumindo, o que foi alterado foi todo o tablier, a consola central, o AirBag do condutor deixou de ter um growler dourado e passou a estar em baixo relevo e o forro das portas também foi novo. Em termos de equipamento disponível era exactamente a mesma coisa, mas o cruise control e o manuseamento do rádio e telemóvel passaram a estar embutidos no volante.

Portas:

AirBag do volante:

Airbag do volante do X300:

E por fim, a outra grande alteração, os motores. Apesar de os motores manterem a mesma cilindrada do X300 (3.2 e 4.0l - o V12 de 6.0L foi descontinuado em 1996 - é lindo de morrer olhar para aquele motor!!!), passaram a ter 8 cilindros em V de origem Ford em vez dos 6 em linha da velha escolha da Jaguar. Houve claro um acrescimo ligeiro de potência, sendo que os consumos baixaram muito ligeiramente, muito por culpa da nova caixa automática da ZF de 5 velocidades, pois o X300 tinha uma caixa da ZF mas com 4 velocidades + overdrive. Todos os motores até a meio do ano de 2000 são motores problemáticos com tendência a...como direi...auto-destruirem-se.

Auto-destruiam-se por dois motivos distintos. Um por causa dos tensores das correntes de distribuição, e outro por causa dos revestimentos nikasil, que com a gasolina desapareciam e começam a ficar com problemas de compressão, perca de óleo e falta de lubrificação até ficarem destruidos internamente. Quanto aos tensores não há grande problema, pois a Jaguar desenhou novos tensores em metal (os antigos eram em plástico) e podem ser substituidos - existe aqui no Fórum um tutorial feito pelo Francis sobre este assunto. Agora quanto ao Nikasil infelizmente não há nada a fazer. A Jaguar assumiu o erro, e como tal vários motores foram substituidos já bem fora da garantia (julgo que deram um prazo de 10 ou 15 anos, not sure about that. Neste momento não sei se ainda aceitam substituções dos motores tanto do XJ8 como do XK8.

Em termos de aspecto, é um aspecto visual mais "tupperware", mas bonito à mesma:

Em relação aos outros componentes mecânicos, continuam a ser iguais aos do X300.

Bom, espero que con tudo isto tenha conseguido ajudar mais um pouco. Sorridente

Um abraço,
« Última modificação: 23 de Agosto de 2010, 18:06 por migueldefender » Registado

Miguel Oliveira - X300 Marocco Red/Oatmeal
matzagrin
Designer Fórum Jaguar Portugal
Membro Vitalício

drunky1982@hotmail.com
« Responder #5 em: 23 de Agosto de 2010, 13:20 »

Fico parvo com o Miguel... chiça que Enciclopédia Jaguar!  Grin
Registado

Detail Point | Rejuvenescimento e Cuidado automóvel | www.detail-point.com

Agora também revendedor oficial da Car Care Europe para Coimbra e Aveiro!

Manual do Detalhe - http://manualdodetalhe.detail-point.com
Carrera 3,2
Novato(a)
*

« Responder #6 em: 23 de Agosto de 2010, 19:54 »

Bom, espero que con tudo isto tenha conseguido ajudar mais um pouco. Sorridente

........................

estou sem palavras  Chocado Chocado
Isto sim é serviço público  Grin Grin
Miguel você é cá um expert , estou deslumbrado :-)

Muitissimo obrigado pelas dicas e pela vastíssiiiiiima informação

De facto seduz me mais o modelo X308, vou começar a sondar o mercado para ver se aparece alguma coisa em preço/qualidade que interesse (mas acho que irei manter a procura do S-Type , pois tenho uma atração "fatal" pelo modelo).

Abraço
e mais uma vez mutito obrigado

Fernando

Registado
Kleman
Membro Intermédio

« Responder #7 em: 23 de Agosto de 2010, 20:42 »

Enciclopédia é o termo certo!
Registado
SUCASAS XJ6
Novato(a)
*

« Responder #8 em: 24 de Agosto de 2010, 04:25 »

Caro Miguel, a enciclopédia viva dos jaguaristas!
A propósito, tenho duas perguntas:

1) Posso substituir os faróis do X300 por aqueles usados no X308? Os suportes de plástico são iguais? É que preciso trocar de qualquer forma, pois uma das lentes do meu XJ6 está quebrada. Encontrei aqui um cidadão que está vendendo o jogo dos faróis de ambos os lados do XJ8. São, pois, totalmente compactíveis?

2) Estou com aquele problema do cromado superior dos parachoques dianteiro e traseiro. É possível consertar sem necessidade de trocar a peça?

Antecipadamente agradeço! Forte abraço!

Registado
migueldefender
Administrador

migmoliveira@netcabo.pt
« Responder #9 em: 24 de Agosto de 2010, 15:14 »

Alô alô meu caros. Sorridente Desde já obrigado, mas para ser honesto os meus conhecimentos limitam-se ao X300 e aos dois modelos que estão em redor dele, ou seja, o X308 e o XJ40. Mas onde debrucei mais os meus estudos foi mesmo no X300. Sorridente

De facto seduz me mais o modelo X308, vou começar a sondar o mercado para ver se aparece alguma coisa em preço/qualidade que interesse (mas acho que irei manter a procura do S-Type , pois tenho uma atração "fatal" pelo modelo).

Quando nós temos um "amor à primeira" vista, dificilmente nos conseguimos livrar dele. Sorridente Assim sendo, força nesse S-type (aqui o Fórum está a precisar de S-Types e de alguém que venha a perceber o seu funcionamento Grin Grin). De qualquer forma uma coisa será garantida, quer seja X300, X308 ou S-Type, o Fernando pode contar com a nossa ajuda e apoio técnico. Caso queira, e caso seja da zona de Lisboa, pode contar com a minha ajuda para ir ver Jags consigo. Wink

Tendo em conta ao plafon que o Fernando reservou para a aquisição do seu futuro Jaguar, penso que de facto o S-Type será o que mehor se enquadrará, isto comparando o S com o X308. Sorridente

Um abraço,
Registado

migueldefender
Administrador

migmoliveira@netcabo.pt
« Responder #10 em: 24 de Agosto de 2010, 15:57 »

A propósito, tenho duas perguntas:

1) Posso substituir os faróis do X300 por aqueles usados no X308? Os suportes de plástico são iguais? É que preciso trocar de qualquer forma, pois uma das lentes do meu XJ6 está quebrada. Encontrei aqui um cidadão que está vendendo o jogo dos faróis de ambos os lados do XJ8. São, pois, totalmente compactíveis?

2) Estou com aquele problema do cromado superior dos parachoques dianteiro e traseiro. É possível consertar sem necessidade de trocar a peça?

Ora viva, como está tudo aí pelo Brasil? Sorridente

Resumidamente:
Pergunta 1) - Sim

Pergunta 2) - Sim

Elaborando mais as respostas:
Pergunta 1) - A alteração dos farois dianteiros do X300 para o X308 é facílima. Existe é um pequeno trabalho de bricolage a fazer na parte eléctrica, pois as lâmpadas deixarão de ser as H1 e passam a ser H7, pelo que os casquilhos vão mudar. Outra alteração eléctrica é em relação ás luzes de presença/mínimos (aí no Brasil julgo que tem outra designação).

Já agora, estes são os farois do X300 - farois esses que foram muito criticados devido à baixa emissão de luz que emitiam, daí no X308 terem sido redesenhados:

E estes são os farois do X308:

Em qualquer dos casos, a base plástica é a mesmíssima, estando os farois fixos naqueles três pontos mais elevados (o branco é o regulador lateral, o verde é o regulador em altura, e os outros são fixos):

No X300, os luzes de presença e as luzes de médios estão no mesmo farol e os farois mais junto da grelha são somente para as luzes de máximos. Já com os farois do X308, os farois exteriores passam a ser só as luzes de médios e os farois mais junto da grelha passam a ser os máximos e os de presença. Assim sendo, durante a noite, com os farois do X308 ligados, os 4 farois estão sempre ilumindados, coisa que no X300 não acontece.

Na altura que fiz a montagem, montei primeiro de um lado e depois do outro, para poder ficar registado a diferença. Do lado direito é já com os farois do  X308, e do lado esquerdo os antigos.

Com os mínimos ligados:

Com os médios e presença (na altura tinha um kit HID/Xénon montado, coisa que rapidamente removi, pois o farol encadeava os outros):

Além dos farois, terás que comprar a pequena cablagem eléctrica do X308, sendo que só vais aproveitar a parte dos casquilhos. A cablagem antiga é esta:

E a cablagem do X308 é esta:

Ou seja, vais ter de usar as duas cablagens, aproveitando os fios e o plug principal da cabalgem do X300, e parte dos fios e casquilhos do X308. O plug principal do X308 não é compatível, por isso vai para o lixo.

Na altura de montagem estuda muito bem os fios, para saberes onde ligar cada um. Wink

Caso tenhas curiosidade em ver mais dá uma vista de olhos neste meu tópico (naquela época ainda não tinhamos este Fórum):
http://www.detalhe.net/forum/showthread.php?t=4782&p=135419#post135419

Pergunta 2) - Tive o mesmo problema que tu, e consegui dar a volta à coisa. Podes ser tu a fazer ou então podes entregar a um profissional. Cá em Portugal existe uma empresa que só remove mossas da chapa dos carros, sendo que isto da lâmina cromada é um trabalho fácil para eles, aí no brasil tens as mesmas empresas, sendo que aí a técnica chama-se "martelinho de ouro". Sorridente

Optei por ser eu a fazer, mas não ficou perfeito perfeito perfeito. O que fiz foi desmontar o parachoques (é só necessário desmontar o parachoques removendo os dois parafusos junto a cada uma das ponteiras de escapes) e depois desaparafusar todos os parafusos que seguram a lâmina ao parachoques.

Depois de ter a lâmina cá fora, basicamente andei armado em quem percebe do assunto (not!!!) e dei umas marteladas por trás para endireitar a lâmina. Claro que não usei directamente o martelo sobre a lâmina, pois assim podia estragar:

Apesar de não ter ficado perfeito, ficou muito melhor, ou pelo menos a almogadela que tinha:

...deixou de ser perceptível:

Podes ver mais aqui:
http://www.detalhe.net/forum/showthread.php?t=4782&p=93887#post93887

Um abraço,
« Última modificação: 24 de Agosto de 2010, 16:09 por migueldefender » Registado

Carrera 3,2
Novato(a)
*

« Responder #11 em: 24 de Agosto de 2010, 23:29 »

Quando nós temos um "amor à primeira" vista, dificilmente nos conseguimos livrar dele. Sorridente Assim sendo, força nesse S-type (aqui o Fórum está a precisar de S-Types e de alguém que venha a perceber o seu funcionamento Grin Grin).

Sábias palavras  Wink

Abraço
Fernando
Registado
Carrera 3,2
Novato(a)
*

« Responder #12 em: 24 de Agosto de 2010, 23:36 »

De qualquer forma uma coisa será garantida, quer seja X300, X308 ou S-Type, o Fernando pode contar com a nossa ajuda e apoio técnico. Caso queira, e caso seja da zona de Lisboa, pode contar com a minha ajuda para ir ver Jags consigo. Wink

Sou de Aveiro , mas vou regularmente a Lisboa (semanalmente).
Já ando há alguns meses a procurar "o meu Jag" , aliás ando tristissimo porque perdi uma oportunidade de ouro...
Um S Type 3,0 V6 azul e cinza com apenas 60.000 quilometros e um unico dono de 1999 por 12.500 euros... paciencia...
Bem de qualquer forma já percebi que os 3.0 V6 oscilam entre os 10,500 euros e os 14,999 euros mais coisa menos coisa  Wink

Abraços
Fernando
Registado
Carrera 3,2
Novato(a)
*

« Responder #13 em: 24 de Agosto de 2010, 23:43 »

Tendo em conta ao plafon que o Fernando reservou para a aquisição do seu futuro Jaguar, penso que de facto o S-Type será o que mehor se enquadrará, isto comparando o S com o X308. Sorridente

Bem , na verdade há uns dias deparei-me em Quiaios (pequena praia a norte da Figueira da Foz) com um X30? em cor verde que mexeu comigo  Lingua

Comecei a procurar informações acerca dos X30? e aqui mesmo no forum (muito obrigado) percebi que existiam versão Mk I e MkII (seja X300 e X308) .

Sem dúvida que o tablier e outros promenores do X308 mexem com a minha sensibilidade, mas já percebi que terei forçosamente de desembolsar masi do que 14 K que tinha como tecto.

Se conseguisse admitir o tablier do X300 , aí sim seria mais facil ( e economico) pois tenho um XJR por 13K a minha disposição num senhor de Vila Nova de Gaia....

Já agora conhece : http://vilanovadegaia.olx.pt/jaguar-xjr-supercharged-iid-100001508
também tá aqui no forum na zona das vendas

Obrigado pela sua atenção,
Um forte abraço

Fernando
« Última modificação: 24 de Agosto de 2010, 23:45 por Carrera 3,2 » Registado
tudor 333
Membro Jr.
**

X308 X350

« Responder #14 em: 26 de Agosto de 2010, 22:22 »

Atenção CARRERA 3,2 :

o pisar , conforto ,materiais são muito diferentes entre um S TYPE e um XJ8.
Registado
Páginas: [1] Ir para o topo Imprimir 
« anterior seguinte »
Ir para: