InícioAjudaJaguar Clube PortugalEnglishEntrarRegiste-se

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
23 de Maio de 2012, 15:37

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa

News

Em caso de questões relativas ao Fórum: geral.jaguar.portugal@gmail.com

Stats
23792 Mensagens em 1877 Tópicos por 562 Membros
Membro Mais Recente: Rodrigo Canha
+  Fórum Jaguar-Portugal
|-+  A Jaguar/Daimler
| |-+  Geral
| | |-+  Clássico/Contemporâneo
Páginas: [1] Ir para o fundo Imprimir
Tópico: Clássico/Contemporâneo  (Lida 430 vezes)
V.J.P.
Very Jaguar Person
*

« em: 23 de Novembro de 2008, 00:12 »

Boa noite a todos!

Gostava de colocar esta questão: Já ouvi dizer que o Jaguar "começa" no modelo XJ. Será assim?

Desde miúdo que tenho uma paixão especial pelas marcas ingleses e, muito particularmente, pela Jaguar.
Por variadissímas razões nunca tinha comprado um Jaguar. Por razões financeiras, familiares (tenho 3 filhos), utilização profissional, etc.
Este ano, finalmente, optei por um Jaguar, um XF. Verifiquei que era um modelo que, para além de ser da marca que  eu sempre desejei, resolvia um conjunto de questões: finalmente tinha as condições financeiras reunidas, na utilização profissional é um modelo equilibrado, familiarmente é bem ajustado e tem um ar desportivo, que me atraiu.

Afinal, todos os fóruns, textos, opiniões, etc. "inclinam-se" para este sentido. Jaguar é sinónimo de clássico, antigo, etc. e quem tem um Jaguar, não sendo um modelo clássico, parece um pouco "excomungado" do clube. O que pensam disto, é mesmo assim?
Afinal, eu sempre fui um apaixonado pela Jaguar, gosto tanto da marca e dos modelos como qualquer um, mas só agora, e pelas circunstâncias, acabei por comprar um da nova era Jaguar. Quem sabe um dia, já mais velho, lá está, com outras circunstâncias de vida, posso vir a ter um clássico da Jaguar. Mas por ter um contemporâneo, será que me faz menos Jaguarista que os outros?
Diria mais, será que quem, por razões diversas, nunca comprou um Jaguar, não tem o direito de se sentir um "de nós" já que gosta e tem tanto carinho pela marca?
Esta é uma reflexão que atravessa todos os que têm um Jaguar, mas que não é um clássico, e que se sentem, porventura sem razão, um pouco "fora" da família dos apaixonados da Jaguar.

Abraço,
João
Registado
migueldefender
Administrador

migmoliveira@netcabo.pt
« Responder #1 em: 23 de Novembro de 2008, 00:27 »

Antes de mais, jamais alguém será "excomungado" deste Fórum. Todos serão muito bem vindos e serão extremamente bem recebidos nesta familia, mesmo os que não têm um Jaguar. Aliás, dos 70 e tal membros actuais, penso que apenas uns 10/15 têm Jaguar, todos os outros são adeptos da marca. Sorridente

Quanto ao clássico v.s. contemporânio, eu guio-me pelo JDHT, ou seja para mim todos são clássicos do XJ40 para trás e contemporânicos do X300 para a frente.

Tenho uma admiração especial por qualquer modelo que seja Jaguar, independentemente do seu preço e/ou idade. Quanto ao XF, eu  vejo-o um pouco como o XK8, ou seja, veio a quebrar totalmente as linhas do Jag tradicional, e será por causa disso que é menso Jaguar na sua essência? Eu tenho a convicção que não.

O cliente tipo de qualquer Jaguar é muito específico, e creio que na generalidade todos pensam como eu, ou melhor, eu penso como eles.

Um abraço,
« Última modificação: 23 de Novembro de 2008, 00:29 por migueldefender » Registado

Miguel Oliveira - X300 Marocco Red/Oatmeal
Jorge DD6
Moderador

neves.jorge@netcabo.pt
« Responder #2 em: 23 de Novembro de 2008, 12:41 »

João,

Os XJ, quando saíram, também de algum modo, vieram romper um pouco com a linha tradicional dos Jaguar, que embora, sem sombra de dúvida alguma, óptimos carros, ainda viviam o ''adormecimento'' da generalidade da industria automóvel do pós WW2 (segunda guerra mundial), foram, sem dúvida alguma o maior sucesso de vendas da Jaguar (ver gáfico em anexo). Foi também o último carro prodizido e projectado durante o consulado de Sir William Lyons, o fundador da marca.

Fonte: ''Jaguar - All the Cars'', de Nigel Thorley - Haynes Publishing - 2003

Há uma corrente que considera que o último ''verdadeiro'' Jaguar foi o ultimo 6 cilindros, ou melhor o ultimo carro com motorização ainda jaguar, neste caso o X300, depois disso são ''Ford'' (que se arriscam a ficar ainda mais raros, face á falência eminente da Ford Cool). Mas tudo isso são teorias e conjecturas dos ''puristas'', estou certo, que quando o XJ saiu em 1969, houve que pensasse que aquele não seria um ''verdadeiro Jaguar'' face ás linhas arrojadas que quebraram, de algum modo, com a tradição dos modelos anteriores.

Guarda o te XF uns 20 ou 30 anos Grin e vais ver se não o consideram um Jaguar clássico. Tudo isto é muito relativo e subjectivo...

Em relação á ''excomunhão'', nem penses nisso, és de todo bem vindo, embora possa compreender o que queres dizer e possas sentir, o meu carro do dia a dia é um BMW de 2006 e nunca me occoreu juntar-me a um forum ou clube de BMW, mas devo-te dizer, que apesar de gostar do carro (é confortavel, seguro anda ''que se farta'', etc, é em termos genéricos um carro bom), ao contrário de ti (e de mim próprio) em relação aos Jaguar, o BMW nunca foi nenhum carro com que tivesse sonhado na vida, foi a opção lógica e óptima que encontrei no mercado face ás minhas necessidades e orçamento da altura, ainda não tinha saido o XF, senão de certeza que o teria considerado.

De certeza, que aqueles que têm os carros como ''hobby'', neste caso os Jaguar, têm um maior ''espirito de entisuasta/colecionista'' pois se eu no meu DD6 não me importo nada, nem me faz diferença no dia a dia, de ter o carro parado enquanto procuro, peças mais baratas na net, ando a ver onde posso arranjar um mecanico que me resolva os problemas especificos e não ''meta muito a mão'' e muita coisa tento fazer eu próprio (tudo isso leva tempo), no meu carro do dia a dia não me poderia dar a esse luxo, mesmo que fosse um Jaguar, pois preciso dele quase todos os dias.

Um abraço,

Jorge
« Última modificação: 23 de Novembro de 2008, 14:18 por Jorge DD6 » Registado

Daimler Double Six SIII 1988
Daimler Six LWB X330 1996
Davpuxitri
Membro Jr.
**

« Responder #3 em: 23 de Novembro de 2008, 19:29 »

Ter um Jaguar é um estilo de vida, tenha 50 anos ou 50 dias.

Não são só os velhos e idosos (pessoas e automóveis) que souberam e tiveram direito a saborear a vida. Os novos (pessoas e automóveis) também o sabem e têm, na sua maneira muito própria. Podem ser piores em algumas coisas, mas são definitivamente melhores em outras tantas. Do alto dos meus tenros 21 anos, não querendo parecer agressivo, tenho a dizer que estou muito cansado daqueles que acham que "antes é que era". Tais ditos são errados. Compreendo o que o João sente Sorridente

Acho que a Jaguar se safa bem dos velhos do restelo, mesmo assim (mesmo com eventuais resistências a novos modelos).

Portanto caro João, sempre que o seu XF (que bom gosto!) passar por mim, receberá um sinal de luzes ou um eventual aceno de chapéu  Wink poucos automóveis hoje em dia têm a aura desse carro. Se isso não é a Jaguar way of life, o que será?
« Última modificação: 23 de Novembro de 2008, 19:36 por Davpuxitri » Registado

1999 Jaguar S-Type 3.0
Wolfjag
Moderador

« Responder #4 em: 24 de Novembro de 2008, 14:04 »

Quem sabe um dia, já mais velho, lá está, com outras circunstâncias de vida, posso vir a ter um clássico da Jaguar.

Não resisto a lançar esta piada: por essa altura o teu XF poderá, eventualmente, ser considerado um clássico!  Wink
Fora de brincadeiras, concordo plenamente com o Davpuxitri. Ter um Jaguar é um estilo de vida. Jaguar Way of Life. Gostei dessa.
To be or not to be a Jaguarista? Neste fórum formamos um grupo heterogéneo de proprietários de clássicos e contemporâneos e mesmo pessoas que, não possuindo um growler no seu veículo, não são menos Jaguaristas do que nós.

« Última modificação: 24 de Novembro de 2008, 14:07 por Wolfjag » Registado

05 Jaguar X-Type Estate 2.0D Sport, Ebony Black, 17" Belize. No Leaper.
Páginas: [1] Ir para o topo Imprimir 
« anterior seguinte »
Ir para: