Início
Ajuda
Jaguar Clube Portugal
English
Entrar
Registe-se
Fórum Jaguar-Portugal
23 de Maio de 2012, 04:23
Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
Registe-se
se ainda não for membro.
23 de Maio de 2012, 04:23
1 Hora
1 Dia
1 Semana
1 Mês
Para sempre
Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa
Pesquisa avançada
News
Em caso de questões relativas ao Fórum:
geral.jaguar.portugal@gmail.com
Stats
23792
Mensagens em
1877
Tópicos por
562
Membros
Membro Mais Recente:
Rodrigo Canha
Fórum Jaguar-Portugal
Jaguars Contemporâneos - a partir da década de 90
Discussão Geral
Quase 1 mês com o XJ6
Páginas:
[
1
]
2
Ir para o fundo
Tópico: Quase 1 mês com o XJ6 (Lida 888 vezes)
Kleman
Membro Intermédio
Quase 1 mês com o XJ6
«
em:
13 de Fevereiro de 2010, 17:50 »
Sim, senhor, já há quase um mês que sou o orgulhoso proprietário de um XJ6 de 1995. Acho que terá uma certa graça partilhar convosco as primeiras impressões.
Apesar de terem passado quase 30 dias, na realidade traduziram-se em poucos dias de condução. Por motivos profissionais, tenho de viajar muito e este é o primeiro de fim-de-semana que passo em casa (os outros foram todos em Portugal
). Para complicar a coisa, devido aos afazeres profissionais, poucas vezes vi o gato è luz do dia. Passo mais tempo no fórum do que com o XJ.
Por isso, estava impaciente para dar uma boa olhadela, ver níveis, familiarizar-me, bem essas coisas que adultos com um brinquedo novo gostam de fazer. Dediquei hoje algum tempo a essa actividade. Vejo que há muito a fazer para se poder comparar com os gatos dos mestres do detalhe aqui do fórum. Mas por outro lado, sendo um carro para uso diário, nunca ficará (nem posso ambicionar tal) a um nível sequer próximo. Seja como for, tenho de dar uma boa limpeza aos estofos em pele, há que compor o banco do lado do condutor (isso será outro tópico…), mas de resto, parece-me que está razoável.
Dei conta ontem que a lâmpada de um farol dianteiro de nevoeiro está fundida. À primeira vista, parece chato de mudar, mas terei de encontrar uma maneira
. Assim não pode ficar. Há mais umas quantas coisas que ficou acordado que o stand vendedor faria. Combinei passar lá na Segunda-feira.
A mecânica é “gigante” e belíssima. Talvez por não estar habituado a carro Ingleses (tenho tido Volvos), há muitos componentes que não faço ideia para o que servem. Ter um manual em Alemão também não contribui para um melhor entendimento.
A condução
Longe de ser um carro desportivo, o motor tem potência para qualquer condução que se deseje. A caixa é muito agradável, passando a mudanças de forma quase imperceptível. O interior é confortável, mas aqui surge a primeira crítica… Onde estão os espaços de arrumação? O porta-luvas não é mais do que uma anedota, e o compartimento central já está cheio.
De resto, já me habituei ao “facto” da auto-estrada ter ficado mais estreita, do meu lugar de estacionamento ter encolhido e das rotundas terem decidido meter-se comigo. Uma vez habituado, as dimensões do carro não representam um problema real, mas porque tenho a sorte de ter sempre lugar para estacionar. Se vivesse mesmo em Oslo, já não seria assim.
Não que necessite, mas estou a ponderar alinhar a direcção. O preço dos pneus justifica uma atenção especial. No entanto, curiosamente, parece que por aqui esta não é um ramo muito activo, pelo que, ontem, pesquisando a internet, encontrei poucas oficinas oferecendo esse serviço. Uma das poucas que encontrei indicava o preço: 1700 coroas, ou seja, uns 200 Euros (!). Aqui está uma bela oportunidade de negócio para quem queira.
Comportamento na neve e gelo
Admira-me que ninguém aqui do fórum tenha perguntado isso, mas provavelmente sou o único a conduzir o felino com estas condições.
O XJ vem equipado com pneus Dunlop de qualidade, sem pregos (studless), 100% novos. Aí, há que dizer, não pouparam. Também as jantes de Inverno são 100% novas (embora não de origem, claro). A condução na neve não coloca problemas algum. O facto de ser tracção traseira apenas adiciona um pouco de graça, pois sempre há a desculpa para sair um pouco de traseira. Já no gelo puro (tivemos uns dias em que a estrada era basicamente uma placa de gelo enorme), a conversa é outra. A traseira parece querer passar a frente a todo o momento, e subitamente dá para aperceber que se trata de um carro com quase 2 toneladas e mais de 5 metros. Se se perder o controlo nestas circunstâncias, a probabilidade de ter um acidente sério é muito grande.
Uma nota: É claro que para o Verão tenho jantes de origem. Essas vêm com uns pneus que são de uma marca Japonesa que julgo ser boa, mas bastante desconhecida: Sumitomo. Alguém conhece?
O consumo
O consumo pode bem ser a minha segunda crítica. Segundo o computador de bordo (desconfio que não é meu amigo, para falar a verdade), tenho tido um consumo na casa dos 19 (!!!) no percurso casa-trabalho-casa. No entanto, dei conta que o carro demora a aquecer, pelo que a maior parte dos km são feitos com o carro frio. Creio que uma vez à temperatura normal, o consumo estabiliza para valores bem mais baixos e se for em auto-estrada a regimes moderados, posso atingir uns 13 - 14. Certamente que o facto de termos um dos Invernos mais frios de que há memória, com temperatura sempre entre os -10 e os -20, não ajuda nada. Este é um assunto que terei de ver com mais cuidado.
As fotografias
Sim, já existem… Mas o carro não estava lavado, foi com o telemóvel, não foram tiradas num “belo cenário”, pelo que terão de esperar mais um pouco. Foi só mesmo para satisfação pessoal. Tirei agora mesmo umas melhorzinhas, com a máquina a sério, apenas para descobrir que devo ter deixado o cabo de ligação em Portugal!!!!
“Hei, Jorge, come in!”
Logo nos dias a seguir à compra, a assistente do presidente da empresa passou pelo meu gabinete:
- Olá Jorge. Aquele Jaguar verde é teu? O Svein Ole (leia-se, o "boss") esteve a olhar para ele e disse que teve um igual.
Pensei “ora bolas”. Demais sabia eu que ele gostava de Jaguars, conheço-lhe o XK verde com que costuma andar de Verão, e até tivemos umas conversas à hora do almoço sobre isso. O que eu não sabia é que teve um carro igual. Mesmo sendo a Noruega um país com uma hierarquia pouco acentuada, convém sempre ser prudente e ter o mesmo carro que o chefe não é inteligente.
Pois ia eu a passar em frente ao gabinete do Svein Ole, quando ele dá conta de mim:
-Hei, Jorge, come in, we must have a talk… about cars!”
Pois, felizmente, o homem estava contente por descobrir que havia outra pessoa com o mesmo interesse. Quando lhe comentei que me incomodava os juízos que as pessoas faziam acerca de quem guia carros caros, disse-me, com muita razão:
- Pois, anda deixa estar. Esta gente julga que conduzimos carros que custam 1 milhão de coroas, quando na realidade o Peugeot deles foi bem mais caro. Não ligues, eles é que têm o problema.
Tem muita razão!
Bem, também me foi dizendo que lá mais para o Verão considerava comprar outro, um XJ8 ou um XJR, se encontrasse. Vou incentivar essa vontade
. Pode ser que precise de ajuda a decidir.
De resto, por não ser um carro corrente, achei graça contabilizar os comentários / perguntas mais frequentes.
Comentário mais frequente:
“Que belo som tem este motor!”
Pergunta mais frequente:
“Não tem dois depósitos?”
É assim! Julguei que seria interessante partilhar um pouco da experiência convosco, se bem que já devem ter passado por semelhante.
Um abraço,
Jorge
Registado
P
Consultor do Fórum
Re:Quase 1 mês com o XJ6
«
Responder #1 em:
13 de Fevereiro de 2010, 19:27 »
Bom, que dizer... parabéns, deve ter um belo de um carro.
uma boa narrativa de um Xj.
Já agora e dos interiores que achou do laptop que lá tem etc etc .?
1A
Registado
A.Borges
Membro Jr.
ADORO O MEU FELINO
«
Responder #2 em:
14 de Fevereiro de 2010, 08:22 »
Sim Senhor,uma narraçao que demonstra uma natural paixao,o que é 100% justificado tratando-se desse belo Felino.
Ficamos a aguardar as fotos.Entretanto sobre os pneus,sao talvez da mais prestigiada marca Nipónica.
Grande Abraço.
Sumitomo Brand OverviewWith a reputation for quality, service and leading edge technology, Sumitomo Tire is a premium tire brand offering a unique mix of quality and value.
Sumitomo is the premium export brand of Sumitomo Rubber Industries, Ltd., one of the largest tire manufactures in the world. Within the tire industry, Sumitomo enjoys a well-earned reputation for innovative design, precision engineering and superior quality. It’s the Sumitomo difference.
Sumitomo is backed by the reputation and resources of the Sumitomo Group, one of the most influential business groups in the world. Sumitomo Tire is a global brand that competes on the basis of product quality and real world performance.
Registado
Adriano Nogueira Pinto
Consultor do Fórum
«
Responder #3 em:
14 de Fevereiro de 2010, 09:49 »
Boa narrativa Jorge e já agora o teu patrão também tem bom gosto
A título de curiosidade, fui agora em Janeiro ao Centro IPO onde habitualmente levo os meus carros. Primeiro levei o meu 5.28 de 98 com 12.000 Km imaculado; sem comentários e tudo OK. Passada maia hora, apareci com o XJ8 que ainda não conheciam...
Diz o inspector..."isto é que é carro de executivo, parabéns..."disse-me.
Naturalmente fiquei orgulhoso, e verifiquei mais uma vez como os Jaguar são admirados por tantos e fazem rodar tantas cabeças, como se de uma bela "top model" se tratasse
...mesmo para modelos menos recentes, como este meu X308
Dos mais antigos, é melhor nem falar...acho-os todos de uma beleza fantástica.
Na Autohoje desta semana, vem um artigo relativo à Bodas de Diamante da Jaguar, que recomendo, em que a dado momento é referido relativo ao E-Type que Enzo Ferrari terá dito que era "o mais belo carro alguma vez feito"....
Enfim...tudo pessoal com muito bom gosto
Abraço,
Adriano
Registado
Jaguar X308 - 98
Jaguar XKR Convertible - 99
migueldefender
Administrador
«
Responder #4 em:
14 de Fevereiro de 2010, 16:08 »
Excelente texto Jorge.
Seria incapaz de descrever tão bem.
Um abraço,
P.S.I: O que se passa com o banco?
P.S.II: Essa dos dois depósitos estou a ver que é tradição fazer essa pergunta, pois já perdi a conta das vezes que me perguntaram isso. he he
P.S.II: O farol de nevoeiro não é nada dificil de mudar, a ver se entre hoje e Terça-Feira faço um
how to
para ti.
Registado
Miguel Oliveira
- X300 Marocco Red/Oatmeal
Kleman
Membro Intermédio
«
Responder #5 em:
14 de Fevereiro de 2010, 17:23 »
Citação de: Marinero em 13 de Fevereiro de 2010, 19:27
Já agora e dos interiores que achou do laptop que lá tem etc etc .?
Estimado Marinero,
Não sei se entendo correctamente a pergunta (laptop?), mas se é sobre os interiores, acho que são espectaculares. A posição de condução é excelente (os outros lugares não experimentei e não deverá ser tão cedo
), mas os comandos requerem habituação, pois são bem diferentes de outros carros. Demorei tempo a habituar-me ao comando do limpa pára-brisas, assim como aos comandos da consola central. Mas foi apenas uma questão de tempo. Outra coisa a que me estou a habituar é ao comando eléctrico dos bancos. Nunca acerto à primeira.
Miguel: Dentro das afinações todas que existem e que vi noutro post, não há uma que permita ligar os faróis assim que se liga o carro? É que aqui é obrigatório e passo a vida a esquecer-me…
Uma particularidade curiosa é o acelerador, pois está visto que não foi desenhado para quem tem de usar calçado “mais pesado” (de Inverno, aqui até o rei da Noruega tem de usar!!!). O pé tem de ficar numa posição bastante centrada, pois senão, ou toca no travão ou na lateral.
Ainda estou para ver bem, mas não me parece que o espaço atrás abunde, tendo em consideração as dimensões do carro. Não devo ser o único com esta opinião, pois já a li em outros sítios.
Citação de: A.Borges em 14 de Fevereiro de 2010, 08:22
Sim Senhor,uma narraçao que demonstra uma natural paixao,o que é 100% justificado tratando-se desse belo Felino.
Ficamos a aguardar as fotos.Entretanto sobre os pneus,sao talvez da mais prestigiada marca Nipónica.
Sim, ainda antes de comprar o carro fiz umas pesquisas e foi isso concluí. Embora não conhecesse a marca, aprovei-a. Embora não seja um “deal breaker”, evito cada vez mais comprar carros com pneus que desconfio. Tive algumas experiências menos boas (ruído, direcção a puxar para um lado, menos aderência) e acabo por substitui-los a meio uso.
Citação de: Adriano Nogueira Pinto em 14 de Fevereiro de 2010, 09:49
A título de curiosidade, fui agora em Janeiro ao Centro IPO onde habitualmente levo os meus carros. Primeiro levei o meu 5.28 de 98 com 12.000 Km imaculado; sem comentários e tudo OK. Passada maia hora, apareci com o XJ8 que ainda não conheciam...
Diz o inspector..."isto é que é carro de executivo, parabéns..."disse-me.
Naturalmente fiquei orgulhoso, e verifiquei mais uma vez como os Jaguar são admirados por tantos e fazem rodar tantas cabeças, como se de uma bela "top model" se tratasse
...mesmo para modelos menos recentes, como este meu X308
De 98 com 12.000 km
? Isso é raro.
Eu também noto um certo rodar de cabeças quando o Jag passa. Tem uma distinção natural, sem exuberância
. As linhas todas, mas a traseira… Até dá gosto uma pessoa acercar-se e abrir a mala, não é? Tenho uma certa pena que esta linha está a desaparecer.
Citação de: migueldefender em 14 de Fevereiro de 2010, 16:08
P.S.I: O que se passa com o banco?
Olá Miguel,
Acabei hoje de ler o diário de bordo do detalhe do teu gato. É…. épico
! Parabéns. Estás a continuar?
Quanto ao banco do condutor, de lado (na zona de sempre!!!), onde está cozido, para além de se notar o desgaste, a costura rompeu e o couro está rasgado. Bem, até falta um bocado. O meu plano é arranjar uma peça de couro idêntico, mandar fazer as costuras (são três) a um profissional, e com um desses kits que se vendem colar por baixo e restaurar. Eu não tenho as mesmas ambições no detalhe, mas gosto das coisas compostas
.
Isto não é urgente, e planeio abrir um outro tópico no ligar apropriado, para ouvir opiniões. Isso é uma coisa que tem de ser feita com boa luz e com um tempo mais quente.
P.S.II: Essa dos dois depósitos estou a ver que é tradição fazer essa pergunta, pois já perdi a conta das vezes que me perguntaram isso. he he
Também? Ahahaha! Então é mesmo a pergunta mais frequente.
P.S.II: O farol de nevoeiro não é nada dificil de mudar, a ver se entre hoje e Terça-Feira faço um
how to
para ti.
Puxa, isso era óptimo. Obrigado
.
Enquanto isso, porque sou um tolo
, parti (ou desencaixei) as alhetas da entrada de ar central no habitáculo. Já vi que tens no Youtube um vídeo a mostrar como se desencaixa e estou a olhar para este:
http://cgi.ebay.co.uk/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=350298481500&viewitem=&sspagename=STRK%3AMEWAX%3AIT
Suponho que o volante à esquerda ou à direita não faz diferença. Parece-te bem?
Um abraço,
Jorge
Registado
migueldefender
Administrador
«
Responder #6 em:
14 de Fevereiro de 2010, 18:53 »
Viva Jorge,
em relação às luzes realmente não há nada a fazer, só mesmo ligando-as manualmente. A não se que, electricamente se façam umas alterações, o que sinceramente, e apesar de não ser um expert nessa área, nao me parece nada dificil.
Quanto ao banco descosido (típico destes XJ's, e felizmente não sofro desse mal) há sempre a opção de se comprar umas costas no eBay do UK. Sendo que o banco será (segundo o UK) o do lado do passageiro, havendo assim muito menos desgaste. Fica a dica, mas depois ajudo-te nessa parte.
E em relação ao ventilador, é indiferente ser LHD ou RHD.
O meu também estava desencaixado, mas com uma pinça e com alguma dose de paciência consegui com que ficasse novamente montado. Investiga se consegues arranjar antes de gastares dinheiro num outro.
É curioso que as dificuldades que tiveste ao início eu também tive exactamente as mesmas. Ainda por cima, tendo outros carros por vezes ainda me engano. O sistema para ficar com o varrimento intermitente muitas vezes engana-me. Outra que não consigo perceber, é o porquê de não conseguir fazer máximos (farois - sinal de luzes) sem que ele fique fixo.... não lembra o Diabo...
100% de acordo em relação à arrumação e ao espaço (especialmente em altura) nos lugares traseiros.
Um abraço,
Registado
Miguel Oliveira
P
Consultor do Fórum
«
Responder #7 em:
14 de Fevereiro de 2010, 18:57 »
Kleman,
Xi.. falta de atenção minha. Eu pensei que o Kleman tinha adquirido um Xj dos novos
? posi aí sim o tablier é um Laptop autêntico.
1A
«
Última modificação: 14 de Fevereiro de 2010, 19:00 por Marinero
»
Registado
migueldefender
Administrador
«
Responder #8 em:
14 de Fevereiro de 2010, 19:01 »
Júlio, o XJ do Kleman é um igual ao meu. O novo XJ (o que usa o LCD no pianel de instrumentos) ainda não começou a ser entregue aos clientes.
Um abraço,
Registado
Miguel Oliveira
Kleman
Membro Intermédio
«
Responder #9 em:
14 de Fevereiro de 2010, 19:08 »
Citação de: Marinero em 14 de Fevereiro de 2010, 18:57
Kleman,
Xi.. falta de atenção minha. Eu pensei que o Kleman tinha adquirido um Xj dos novos
? posi aí sim o tablier é um Laptop autêntico.
1A
A culpa é minha... Se tivesse juntado as fotos já não havia engano
Um abraço,
Jorge
Registado
P
Consultor do Fórum
«
Responder #10 em:
14 de Fevereiro de 2010, 19:10 »
Pois.. eu a semana passada li por alto apenas o título e pelos vistos li mal, .... grgrrrr. o que aconteceu foi que estava a pensar que era um dos novos e belos Xj.
Bom mas tem um belo xj de 1995 que é na mesma fantástico.
É impressionante, mas vê bem o que o stress faz. Eu iria jurar que o nosso amigo Kleman tinham adquirido um Xj dos novos..
Registado
Kleman
Membro Intermédio
«
Responder #11 em:
14 de Fevereiro de 2010, 19:23 »
Citação de: migueldefender em 14 de Fevereiro de 2010, 18:53
Viva Jorge,
em relação às luzes realmente não há nada a fazer, só mesmo ligando-as manualmente. A não se que, electricamente se façam umas alterações, o que sinceramente, e apesar de não ser um expert nessa área, nao me parece nada dificil.
Não, isso não vale a pena. Se estivesse previsto, muito bem, mas não estando... Paciência. Tenho que me lembrar, só isso.
Quanto ao banco descosido (típico destes XJ's, e felizmente não sofro desse mal) há sempre a opção de se comprar umas costas no eBay do UK. Sendo que o banco será (segundo o UK) o do lado do passageiro, havendo assim muito menos desgaste. Fica a dica, mas depois ajudo-te nessa parte.
Essa é uma ideia excelente!!!
Muito melhor do que a minha!
É curioso que as dificuldades que tiveste ao início eu também tive exactamente as mesmas. Ainda por cima, tendo outros carros por vezes ainda me engano. O sistema para ficar com o varrimento intermitente muitas vezes engana-me. Outra que não consigo perceber, é o porquê de não conseguir fazer máximos (farois - sinal de luzes) sem que ele fique fixo.... não lembra o Diabo...
Ter outros carros não ajuda nada neste capítulo. Mas, para falar a verdade, já antes, com o S70 tinha um problema semelhante: O comando de varrimento único do limpa para-brisas é exactamente o oposto (quer dizer, para cima ou para baixo) do S60 que tenho em Portugal. Por isso, cada vez que mudava de carro, lá andava a reaprender os comandos.
Pois, essa dos máximos... Por acaso andava a pensar que era eu que ainda não tinha descoberto o movimento certo
.
Olha, obrigado pela sugestão do banco. Vou ver com atenção se o forro é difícil de tirar ou não (não tenho o teu jeito para essas coisas) e essa seria uma solução fantástica.
Registado
Kleman
Membro Intermédio
«
Responder #12 em:
14 de Fevereiro de 2010, 19:30 »
Citação de: Marinero em 14 de Fevereiro de 2010, 19:10
É impressionante, mas vê bem o que o stress faz. Eu iria jurar que o nosso amigo Kleman tinham adquirido um Xj dos novos..
Isso será dentro de uns 15 anos, talvez! Mas aí será um carro com 15 anos
Agora a sério, tenho um certo gosto por carros, mas ao contrário de muito gente (e felizmente) apenas com alguns anos. Gosto em particular dos anos 70 e 80. Por razões de fiabilidade, para uso diário, têm que ser um pouco mais recentes (anos 90, como este gato).
Por outras palavras: Mesmo que tivesse os meios, não me aventuraria num XJ novo.
Registado
migueldefender
Administrador
«
Responder #13 em:
15 de Fevereiro de 2010, 20:08 »
Jorge,
aqui tens os manuais em inglês. Há alguns, que por serem grandes após ter feito os PDF's, não sei se consigo colocar no servidor.
Segue em anexo para download:
- Sistema de Segurança
- Sistema de Som
Um abraço,
Registado
Miguel Oliveira
migueldefender
Administrador
«
Responder #14 em:
15 de Fevereiro de 2010, 20:21 »
Tentei várias vezes mas os outros não estou a conseguir alojar no fórum por serem demasiadamente grandes. Indica-me um mail teu por mensagem privada que suporte com cerca de 50mb de mensagens.
Um abraço,
Registado
Miguel Oliveira
Páginas:
[
1
]
2
Ir para o topo
« anterior
seguinte »