InícioAjudaJaguar Clube PortugalEnglishEntrarRegiste-se

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
23 de Maio de 2012, 04:01

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa

News

Em caso de questões relativas ao Fórum: geral.jaguar.portugal@gmail.com

Stats
23792 Mensagens em 1877 Tópicos por 562 Membros
Membro Mais Recente: Rodrigo Canha
+  Fórum Jaguar-Portugal
|-+  Jaguars Contemporâneos - a partir da década de 90
| |-+  Problemas/Soluções
| | |-+  jaguar xf 2.7 d é carro so para auto estrada?
Páginas: [1] 2 3 Ir para o fundo Imprimir
Tópico: jaguar xf 2.7 d é carro so para auto estrada?  (Lida 1598 vezes)
João Peliteiro
Membro Intermédio

« em: 07 de Fevereiro de 2010, 13:57 »

Boa tarde a todos companheiros...!!

Tenho andado desaparecido pois tenho um problema grave no meu Jaguar XF....

É seguinte: a luz do dfp está constantemente ligada e segundo a Jaguar é acumulação de gases e tenho de levar o carro para AE e puxar por ele durante 20 minutos para luz desligar. De facto sempre que ela liga vou para AE e ela desliga. Mas, tenho outro problema associado a isso, que é a luz de revisão necessária. Quando o carro não faz a regeneração dos gases (pois não vou para AE todos dias) ele acaba por ligar a luz de revisão necessária e sou obrigado a ir a Jaguar para mudar óleo, pois segundo eles como o carro não faz regeneração o gasóleo mistura-se com o óleo e dai esse aviso....

Então como carro ainda esta na garantia eles mudaram óleo sem qualquer custo.....mas segundo eles sou obrigado a andar no mínimo 20minutos seguidos com o carro sem parar, mas como moro a 10minutos escritório, para este fazer a regeneração dos gases... e quando faz posso assegurar que este parece um fritadeira pois esta sempre estalar... barulho normal segundo Jaguar....

Agora pergunto se isto é normal e se alguém sabe de alguma coisa?
É que quando acabar a garantia não sei se vou guardar o carro pois segundo jaguar não há solução possível sem ser andar 20minutos seguidos todos dias o que não tem lógica nenhuma....

Cumprimentos
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2010, 18:07 por migueldefender » Registado
Salgado
Membro Intermédio

« Responder #1 em: 07 de Fevereiro de 2010, 17:01 »

Caro João

Parece que o a regeneração do DPF não está a acontecer por fazer um percurso pequeno, e provavelmente com uma condução muito suave (baixas rotações). Depois de constatar o óbvio da sua mensagem, atrevo-me a dizer que este é um assunto para esclarecer de forma séria junto da Jaguar. Embora um motor diesel exista para quem quer fazer muitos kms de forma económica (leia-se fazer muitos kms por dia, ou médias semanais elevadas), o facto de não o aproveitar não implica que saia lesado com possíveis problemas do DPF. Creio que a Jaguar deveria resolver este problema mudando os parâmetros que o ECU utiliza para iniciar a regeneração do DPF. Isso só acontecerá obviamente por decisão do fabricante.

Entretanto não há nada que possa fazer excepto puxar um pouco pelas rotações após o motor estar quentinho Sorridente
Além disso, com o XF 2.7D, até fica mal só fazer 10 mins de condução. Eu pelo menos era capaz de arranjar qualquer desculpa para fazer mais uns kms com ele todos os dias Contente

Vamos ver o que os colegas de fórum dizem acerca deste assunto Sorridente
Registado
Salgado
Membro Intermédio

« Responder #2 em: 07 de Fevereiro de 2010, 17:23 »

Esqueci-me de dizer uma coisa...

A luz do DPF desaparece assim que a temperatura dos gases de escape é suficiente para começar a regeneração, logo tal como disse puxe um pouco mais pelas rotações assim que o motor estiver quente. Use a caixa automática de forma a conseguir conduzir numa mudança inferior, assim consegue manter uma rotação mais elevada de forma constante.

Com a necessidade de implementar o DPF para ajudar o ambiente, os automóveis acabam por poluir mais para conseguir fazer com que alguns equipamentos redutores de poluição funcionem como deve de ser...isto para quem faz poucos kms!
Se soubesse deste pormenor se calhar a opção do motor a gasolina fazia ainda mais sentido  Rolar os olhos
Registado
migueldefender
Administrador

migmoliveira@netcabo.pt
« Responder #3 em: 07 de Fevereiro de 2010, 18:10 »

É realmente algo bizarro... De forma alguma eles podem fazer um carro para se ter obrigatoriamente de andar mais de X km por dia. E sinceramente não creio que a Jaguar (refiro-me à "Jaguar Mãe" o UK) não tenha solução para isto.

Um abraço,
Registado

Miguel Oliveira - X300 Marocco Red/Oatmeal
Francis
Membro Intermédio

« Responder #4 em: 07 de Fevereiro de 2010, 22:24 »

Agora pergunto se isto é normal e se alguém sabe de alguma coisa?
É que quando acabar a garantia não sei se vou guardar o carro pois segundo jaguar não há solução possível sem ser andar 20minutos seguidos todos dias o que não tem lógica nenhuma....

Cumprimentos

Não é normal. jaguar conhece este problema e a solução.
Vocé deve vultar ver Jaguar.
Eles têm que recorrer a um boletim de serviço Jaguar do 28 abril 2009 que describe este problema de DPF.
A carga de fuligem no filtro de partículas do Diesel (DPF) atingiu um nível que acciona um DTC e luzes avisadoras.
A muitos casos possivel, depende do DTC.
Existe trés procedimentos:
- Procedimento A – verificação dos tubos de vácuo do DPF e verificação de vácuo
- Procedimento B (Com DTC P2459 armazenado apenas no módulo de controlo do motor)- Configurar o ECM existente - (XF)
- Procedimento C ( Com P244B ou P2453 ou P2455 registado, possivelmente com P2459) – verificar a pressão diferencial, reprogramar o ECM e levar a cabo a regeneração do filtro de partículas ou substituir o DPF

Se a situação se mantiver devem investigar-se as áreas seguintes:

1 . Sistema de admissão de ar (qualquer forma de fuga ou restrição da sobrealimentação aumenta significativamente a fuligem produzida pelo motor ).
2 . Válvula da EGR e do MAF
3 . Turbocompressor
4 . Sensores do motor
5 . Sensor da pressão diferencial através do filtro de partículas
Registado
João Peliteiro
Membro Intermédio

« Responder #5 em: 07 de Fevereiro de 2010, 23:26 »

Quando levei o carro pela segunda vez um Sr.da Jaguar Porto levou o carro para dar uma volta e com um pc portátil, e disse que o carro estava fazer bem a regeneração dos gases.......eu desde aí, ou seja, uma semana ainda não o ligo....mas como o meu trajecto é muito pára arranca poderá ser que esta semana ele volte a ligar, se assim for vou lá levar o caro e dizer-lhes o que me sugeriu...
mas cmo teve acesso a estes dados?
cumprimentos
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2010, 00:54 por migueldefender » Registado
Francis
Membro Intermédio

« Responder #6 em: 08 de Fevereiro de 2010, 08:00 »

Esqueci de dar o numero do boletim, é o N° JTB00146v4
Registado
RHS
Membro Sénior

« Responder #7 em: 08 de Fevereiro de 2010, 10:15 »

.....
Se soubesse deste pormenor se calhar a opção do motor a gasolina fazia ainda mais sentido  Rolar os olhos

Sem dúvida nenhuma. Motores a diesel têm compressão maior, por isto sofrem mais em rodar enquanto frio. Pela mesma razão (compressão alta) são motores mais pesados e assim demoram mais aquecer. Também pela mesma razão são mais caros para serem produzidos.
Para percursos curtos o motor a gasolina é muito mais indicado. GPL é melhor. O ideal é um motor arrefecido por ar, mas o Jaguar não tem....

Robert
Registado

João Peliteiro
Membro Intermédio

« Responder #8 em: 08 de Fevereiro de 2010, 12:43 »

mas como é que na jaguar eles nao me avisaram deste boletim.....vou la perguntar porque....
claro se soubesse dsse problema nao tinha coprado a 2.7 d mas como tive este motor no s-type....pensei que nao havia problemas
Registado
migueldefender
Administrador

migmoliveira@netcabo.pt
« Responder #9 em: 08 de Fevereiro de 2010, 13:40 »

João, o problema não é do motor em si, mas sim da gestão electrónica que, como o Francis explicou, a Jaguar já deu com o erro e já deu instruções às "Jaguars Worldwide[/i"] para corrigirem, daí haver um service bulletin que cobre este erro. Tens de indicar o número do service bulletin para a Jaguar Automóveis do Porto corrigí-lo. Wink

Um abraço,
Registado

Miguel Oliveira - X300 Marocco Red/Oatmeal
Francis
Membro Intermédio

« Responder #10 em: 08 de Fevereiro de 2010, 15:23 »

João, o problema não é do motor em si, mas sim da gestão electrónica que, como o Francis explicou, a Jaguar já deu com o erro e já deu instruções às "Jaguars Worldwide[/i"] para corrigirem, daí haver um service bulletin que cobre este erro. Tens de indicar o número do service bulletin para a Jaguar Automóveis do Porto corrigí-lo. Wink

Um abraço,

Isso mesmo.
Este JTB cobre XF e S Type com motor 2.7D
Registado
turgal
Novato(a)
*

« Responder #11 em: 08 de Fevereiro de 2010, 15:46 »

Que competência tem a Jaguar no Porto que nem sequer sabia da existência desse JTB para prestar assistência aos nossos carros?
Os nossos carros estão bem entregues ..".no more coments".
Registado
Francis
Membro Intermédio

« Responder #12 em: 08 de Fevereiro de 2010, 16:17 »

Que competência tem a Jaguar no Porto que nem sequer sabia da existência desse JTB para prestar assistência aos nossos carros?
Os nossos carros estão bem entregues ..".no more coments".

Não conheço exatamente o que Jaguar no Porto tento por solucionar o problema.
Meu comentário, não é de julgar as habilidades deles  Wink
E possivel que eles sigarem o JTB sem resultado.
O que é importante, é de solucionar isto durante a garantia !
E por isso que eu dei estas referências de forma que João pode insistir.
Registado
gonca33
Novato(a)
*

« Responder #13 em: 11 de Fevereiro de 2010, 09:43 »

Foi exactamente este boletim que foi efectuado na sua viatura, na sua ultima visita.
O problema está nos ciclos de condução, não no funcionamento do sistema.
Como refere e bem, quando vai á auto-estrada a luz desaparece pois sistema detecta que tem possibilidade de efectuar a regeneração.
Esta particularidade verifica-se em todas as marcas e para todos os modelos equipados com o filtro de particulas EUR IV e EUR V.
Registado
João Peliteiro
Membro Intermédio

« Responder #14 em: 11 de Fevereiro de 2010, 11:54 »

Boa tarde, pelos vistos temos aqui um Sr. da Jaguar Porto....!!! Wink

"Pena não o ter nome completo pois com certeza conheço, visto que vou lá várias vezes" Sorridente

Eu acredito plenamente que os srs. executaram este boletim, mas como me explica o seguinte:
esta semana fui na segunda feira para Lisboa e voltei para casa... ontem fui a Viana do Castelo e voltei, e hoje de manhã quando vou trabalhar faço 4 kilometros e luz dpf volta a ligar...!!!

Ontem como acontece muito raramente, levei o carro aos 235 kilometros sem grande dificuldade.....!! Agora não entendo como a luz volta ligar....tive de voltar à AE para ela desligar......!! Por muito sentido que os Sr. da Jaguar tenham isto nao é um sistema isento de erros, muito pelo contrário.!

Agora a minha pergunta é seguinte:
Quando a garantia acabar "Jullho" quem vai pagar para desligar as luzes de "revisão necessária" e mudanças de óleo após 4 ou 5 mil kilometros!!!?

Tirando a situação do tecto de abrir que ficou resolvido (mas continua a fazer barulhos parasitas em mau piso, pois, pelo que vejo as molas de um lado estão a perder força, e o forro está mais largo de um lado do que do outro) tenho a dizer que não tenho queixas na Jaguar Porto.!!

Mas pronto para já vou tendo paciência para levar carro para AE sempre que aparece, mas depois da garantia logo verei o que fazer!!!

Cumprimentos todos
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2010, 12:16 por migueldefender » Registado
Páginas: [1] 2 3 Ir para o topo Imprimir 
« anterior seguinte »
Ir para: