InícioAjudaJaguar Clube PortugalEnglishEntrarRegiste-se

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
23 de Maio de 2012, 03:51

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa

News

Em caso de questões relativas ao Fórum: geral.jaguar.portugal@gmail.com

Stats
23792 Mensagens em 1877 Tópicos por 562 Membros
Membro Mais Recente: Rodrigo Canha
+  Fórum Jaguar-Portugal
|-+  Para além da Jaguar e Daimler
| |-+  Car Care (Moderadores: Tom106, AMR)
| | |-+  Limpeza interior do....meu menino, claro. :D
Páginas: [1] 2 3 4 Ir para o fundo Imprimir
Tópico: Limpeza interior do....meu menino, claro. :D  (Lida 3939 vezes)
migueldefender
Administrador

migmoliveira@netcabo.pt
« em: 18 de Novembro de 2008, 15:55 »

Bom, este tópico que vos vou mostrar já tem 3 anos, pois foi originalmente criado para ser colocado no detalhe.net, no entanto e apesar desta intervenção já ter algum tempo, actualmente está na mesma, bastando apenas algumas limpezas regulares para não haver acumulações de sujidade. Sorridente De salientar que na altura o tratamento exterior ainda não tinha sido feito, dai poderem vê-la em mau estado.

"Pois é, finalmente apresento-vos o Detalhe que fiz ao interior do Jaguar XJ6 de 1995. De forma alguma estou a desvalorizar o meu trabalho, mas infelizmente não tenho boas fotos nem sequer elas têm um padrão. Isto porque, conforme ia fazendo o Detalhe, e conforme me ia lembrando, lá tirava eu umas fotos. Apenas eu sei realmente o trabalho que tive, e isso infelizmente não é possível transpor por escrito para um Fórum… Por isso espero que o que tenha consiga de alguma forma "transportar-vos" a ideia do Detalhe que fiz. Como se costuma dizer, este tópico irá ser “muita parra e pouca uva”.

O carro no geral estava relativamente bom, apesar de que quando iamos ver em pormenor estava de facto sujo. Se bem que era uma sujidade muito constante/uniforme, o que fazia com que não se notasse muito. Para que esta comunidade conseguisse ver melhor essa sujidade, tive que por vezes tirar fotos lado a lado para se perceber melhor.

Fotografias do antes é que não tenho, a não ser aquelas que tirei no início do ano quando comprei o carro. Por isso vou-vos mostrar logo o “executar” deste Detalhe.

O que mais me interessa neste carro é torná-lo o mais “novo” possível, por isso decidi desmontá-lo na integra para assim Detalhar tanto o que está visível como o que não está.

Vamos então às fotos do carro a ficar desmontado:

Comecei pela bagageira,

E depois ataquei o interior:

O belo do Air-bag:

Aqui já se vê alguma sujidade:

E agora quase completamente desmontado (a única coisa que não retirei foi o tecto e o tablier):

As forras dos pilares e as forras junto ao tecto saíram igualmente, mas dessas não tenho fotos…

Posto tudo cá fora, iniciou-se então à respectiva análise do verdadeiro estado dos plásticos e do início do seu tão esperado tratamento. Basicamente o que fiz foi pegar peça a peça, desmontá-la na totalidade e limpar inicialmente com 1Z Universal Cleaner, depois com All Propose Cleaner, sempre com a ajuda de várias escovas, escovas de dentes, panos e alguma paciência. Após cada peça limpa era hora de condicionar, para o condicionamento optei pelo PoorBoys Natural Look, visto que algo demasiado brilhante poderia ficar mal no conjunto:

Vamos então ver algumas fotos do antes, algumas tenho o antes e o depois:

Pega da porta:

Porta ainda sem estar desmontada:

Fole do travão de mão:

Moldura da caixa de velocidades que foi passada com um palito para tirar a sujidade:

Forra por debaixo do volante:

A sujidade por trás era alguma…:

Esta peça que estava incorporada na forra atrás (sensor de temperatura ambiente) estava neste estado:

Após uma limpeza apenas com pincel, visto que é um sensor e não sei qual a sua sensibilidade decidi por não colocar qualquer produto, apenas usei um pincel e o meu sopro:

Esta forra já depois de montada e limpa ficou assim:

Aqui vê-se bem a diferença:

Todas as peças passaram por aqui….a banheira he he:

Como podem ver, até a chapeleira estava algo suja…:

Os terminais das calhas dos bancos, a da direita é a que está limpa (pena que não se vê bem Triste):

E agora o que mais gozo me deu, os bancos. O bancos era onde realmente de notava mais a sujidade, mas apenas se notava quando comparado com algo semelhante mas limpo. Para tratar dos bancos limpei a fundo ao 1Z Universal Cleaner e seguidamente com All Propose Cleaner e depois com 4* Cleaner, depois foi condicionado com “três de mãos” de 4* Condi. Acho que as imagem falam por si…:

Banco de trás ainda não tratado:

Banco de trás já tratado:

Agora acento v.s. encosto, vêm as diferenças? Contente

Ainda não?! E agora? Grin:

Passando aos bancos da frente ora vejam lá as diferenças de um tratado e outro não:
Não tratado

Tratado

Não tratado:

Tratado (relembro que tudo foi desmontado, mesmo o porta revistas e o “plástico” que protege a parte de trás. Igualmente limpei as calhas e lubrifiquei com massa todo o sistema de regulação dos bancos) traseira do banco:

E agora lado-a-lado…:

A diferença entre um comando não tratado…:

….para um tratado:

Todas as madeiras também foram alvo de um detalhe profundo, para tal fiz um polimento inicialmente com Mothers Aluminium e posteriormente com várias de Plastic Polish, no final selei as madeiras com Carlack para lhe dar um brilho e protecção extra, mas mesmo assim ainda alguns swirls conseguiram sobreviver, coisa que já sei como irei proceder, mas para isso tenho de ganhar mais experiência…:

Antes,

Depois,

Nesta fase aproveitei e limpei os comandos com 1Z Universal Cleaner e voltei a lubrificar todos os eixos.

Como não podia deixar de ser as ventilações foram limpas….

E consertadas (grelhas estavam soltas….)

Apenas o tecto não tratei, por receio de começar a descolar, mas no entanto limpei todo o que era luzes e mudei todas as lâmpadas. Os acrílicos foram todos polidos com Mothers:

O telefone foi igualmente alvo de um Detalhe. Apesar de todo ele estar com bom aspecto, apenas o visor estava muito baço e sem brilho, algo que com um polimento lá foi:

Antes,

Durante,

Depois,

Ainda melhorável…

Os tapetes também foram detalhados, para tal lavei unicamente com 1Z Universal Cleaner e sempre com a ajuda de uma escova e panos...os tapetes ainda não os coloquei no carro porque estão á espera de um pequeno up-grade:
Antes:

Durante:

E o depois:

Tudo o que ficou dentro do carro foi igualmente limpo, tal como,

a pintura interior:
(só tenho estas fotos)

o chão:
(aqui já lavado e quase seco)

Tive o cuidado de proteger todas as partes eléctricas:

Nesta foto penso que se veja bem a diferença do sujo para o limpo…

E por fim o tablier que foi igualmente todo escovado:

Tentei não deixar passar ao lado qualquer pormenor:

E assim ficou o pano apenas depois de passar no tablier, obviamente que repeti a operação até ficar com o pano limpo…

Os cromados foram igualmente todos limpos e polidos com 1Z Chrome, tal como também foram limpos os acabamentos de veludo em redor de toda a porta.

Após tudo limpo foi hora de montar novamente, por incrível que pareça ficou tudo montado em menos de 3 horas…
Vamos então às fotos finais dele já todo limpo/condicionado/protegido, e lindo para mais dez anos de uso:

Aproveitei e já limpei as borrachas vedantes:

Não sei porquê, mas de todas as fotos esta é a que gosto mais…:

E assim foi uma semana inteira à volta dele,
Espero que tenham gostado e que não tenha sido muito chato,"

Cumprimentos,
Registado

Miguel Oliveira - X300 Marocco Red/Oatmeal
Wolfjag
Moderador

« Responder #1 em: 18 de Novembro de 2008, 16:31 »

A paciência deste homem! A paixão tem destas coisas!
Simplesmente espectacular!
Registado

05 Jaguar X-Type Estate 2.0D Sport, Ebony Black, 17" Belize. No Leaper.
Estebes
Administrador

« Responder #2 em: 18 de Novembro de 2008, 17:00 »

Ganda maluco, phone-ix! Grin
Registado

Jorge DD6
Moderador

neves.jorge@netcabo.pt
« Responder #3 em: 18 de Novembro de 2008, 19:25 »

Podes fazer isso ao meu carro, sff? Contente

Registado

Daimler Double Six SIII 1988
Daimler Six LWB X330 1996
Estebes
Administrador

« Responder #4 em: 20 de Novembro de 2008, 08:11 »

Já agora, não te sobraram peças?
Registado

migueldefender
Administrador

migmoliveira@netcabo.pt
« Responder #5 em: 20 de Novembro de 2008, 10:27 »

Boas pessoal. Wink Esteves, antes pelo contrário, faltaram-me peças. he he Acontece que algumas molas já vinham partidas e alguns para fusos faltavam (não percebo porquê, mas aquilo parecia que vvinha assim de origem), pelo que na altura comprei tudo a mais. Wink

Um abraço,
Registado

Boa Ventura José
Membro Vitalício

« Responder #6 em: 22 de Janeiro de 2009, 18:51 »

Ai meu Deus, santa paciência... . Para já é um prazer ver o interior de um XJ desmontado e remontado, depois este trabalhão todo é qualquer coisa, eu não sei se seria capaz de tal, apesar de gostar de ver o meu por dentro todo a brilhar, mas assim..., vai lá vai.
   Abraço. Grin
Registado
migueldefender
Administrador

migmoliveira@netcabo.pt
« Responder #7 em: 22 de Janeiro de 2009, 19:07 »

Consigas pois claro. Sorridente No teu Rover 600 apenas terias um problema que também aconteceu no meu ex-Rover 600, ou seja, algumas molas partem-se com muita facilidade, especialmente as da consola central... Triste Mas nada que não se resolva. Wink

Um abraço,
Registado

Boa Ventura José
Membro Vitalício

« Responder #8 em: 22 de Janeiro de 2009, 19:43 »

Há pois partem partem, ( já me faltam algumas de quando andei a fazer o detalhe da limpeza por baixo da dita...) mas não sabes a melhor, não é que fui encontrar um ninho de ratos atrás das grelhas de ventilação central do tablier? Eu bem via quadradinhos de papel a caiarem de vez em quando, até que decidi armar-me em investigador e havias de ver a minha cara de espanto quando descobri aquilo... ainda estou para descobrir como foi possível, claro que dos mesmos nem rasto mas... Grin
 Abraço
Registado
migueldefender
Administrador

migmoliveira@netcabo.pt
« Responder #9 em: 22 de Janeiro de 2009, 19:52 »

A sério?  Chocado

O máximo que me aconteceu foi o carro (neste caso o 75) estar estacionado por cima de um sumidouro o os malditos andarem a roer os cabos eléctricos. Felizmente a British Car detectou o problema e consegui arranjar sem terem que trocar a cablagem. 

Um abraço,
Registado

jesca
Volvo adicted (Jag too!)
Moderador

O meu 420 de 1968

WWW E-mail
« Responder #10 em: 21 de Fevereiro de 2009, 18:31 »

Miguel:

Volta e meia vejo os teus posts sobre o detalhe ao teu Jag.
São fantásticos, claro, mas a mim, mais do que o trabalho, ou mesmo as peças que possam estar a necessitar de substituição (como as molas, etc) o que me assusta é não conseguir desmontar as coisas e depois muito menos colocar tudo direito no sítio novamente. Cria-me um pânico enorme!

Já tentei, quando tinha o P1800, fazer algumas pequenas intervenções sozinho e até algum detalhe (mesmo sem nunca ter ouvido falar em tal) e por mais que uma vez acabei a pedir ajuda a profissionais por não conseguir dar conta do recado.

Uma vez foi com a substituição dos vidros das ópticas, e acabei com problemas de massa (eléctricos) e com os ditos cujos mal montados...mas não foi a primeira nem a última experiência...
Registado

Jaguar 420 S-Type '68 (impec! CPAA)
Daimler Sovereign 3.6 '87 (sold)

Outros:
Volvo P1800S '64 red finless (not anymore...  )
Volvo PV544 Sport '61 B16 red (impec! CPAA, CPVV, ACPclássicos)
Volvo 480 Turbo '90 White
P
Consultor do Fórum

« Responder #11 em: 10 de Abril de 2009, 21:35 »

B o m , 

E s t o u   d e    q u e i x o   c a í d o ,

Miguel isso é que é uma limpeza. Fantástico e parabens  quer pela  limpeza quer também pela arte de desmonta tudo e monta tudo, pois é preciso saber.

Já agora uma pergunta,, nos estofos as costura que com o uso ficam escuras, depois de uma lavagem como a tua ficam brancas?
usas algum produto ou só água e sabão?

1A
Jpena

Registado
matzagrin
Designer Fórum Jaguar Portugal
Membro Vitalício

drunky1982@hotmail.com
« Responder #12 em: 10 de Abril de 2009, 21:38 »

Normalmente essa sujidade das costuras é removível Wink

Ele penso que usou All Pourpose Cleaner... é o mais usado para interiores Sorridente

Limpa bem e é seguro para todas as superfícies.
Registado

Detail Point | Rejuvenescimento e Cuidado automóvel | www.detail-point.com

Agora também revendedor oficial da Car Care Europe para Coimbra e Aveiro!

Manual do Detalhe - http://manualdodetalhe.detail-point.com
migueldefender
Administrador

migmoliveira@netcabo.pt
« Responder #13 em: 10 de Abril de 2009, 21:42 »

Marinero, as costuras ficam novamente com cor original. Sorridente Quanto ao que usei para a limpeza, usei vários produtos, mas os principais foi o Laquer APC (All Propose Cleaner) e o Einszett Universal Cleaner. Sorridente Mas o mais importante é o condicionamento, pois é o condicionamento que vai dar o look de caro novo e acima de tudo a protecção contra os raios U.V. e a hidratação dos plásticos e peles. Sorridente

Um abraço,
Registado

P
Consultor do Fórum

« Responder #14 em: 10 de Abril de 2009, 21:53 »

Desculpa a ignorancia , mas o que é o acondicionamento ?

Jp
Registado
Páginas: [1] 2 3 4 Ir para o topo Imprimir 
« anterior seguinte »
Ir para: