Início
Ajuda
Jaguar Clube Portugal
English
Entrar
Registe-se
Fórum Jaguar-Portugal
22 de Maio de 2012, 19:07
Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
Registe-se
se ainda não for membro.
22 de Maio de 2012, 19:07
1 Hora
1 Dia
1 Semana
1 Mês
Para sempre
Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa
Pesquisa avançada
News
Em caso de questões relativas ao Fórum:
geral.jaguar.portugal@gmail.com
Stats
23792
Mensagens em
1877
Tópicos por
562
Membros
Membro Mais Recente:
Rodrigo Canha
Fórum Jaguar-Portugal
Fórum Jaguar Portugal
Apresentações
Apresentação – novo membro / X300
Páginas:
[
1
]
2
Ir para o fundo
Tópico: Apresentação – novo membro / X300 (Lida 953 vezes)
Kleman
Membro Intermédio
Apresentação – novo membro / X300
«
em:
20 de Janeiro de 2010, 00:06 »
Muito boa noite a todos,
O meu nome é Jorge Mota Veiga e devo ser o membro mais recente neste fórum. Sou Português, da Covilhã, residindo na Noruega.
Tendo tido carros Volvo (440, S40, S60, S70) por mais de 10 anos, decidi dar o salto e, após muitas pesquisas, comprei um X300, de 95 (modelo de 96), verde. O carro tem 159,000 km e parece-me estar em bastante boas condições. Na Noruega isso é particularmente importante considerando as condições climáticas. Há 2 semanas, tivemos -30ºC! Ainda por cima, é o meu único carro cá, pelo que tem de me levar ao trabalho todos os dias.
Porque é que escolhi um Jaguar e não um Mercedes ou um BMW mais recente? É claro que um dos motivos é o carro em si: É belíssimo. Outro motivo é um site que costumo consultar:
www.carsurvey.org
, no qual proprietários fazem uma avaliação do carro que possuem ou possuíram. É claro que nem todos são fiáveis, mas dá para ter uma ideia. O X300 tem resultados excelentes. Assim, decidi arriscar, e gastar um pouco mais de combustível mas economizar nas oficinas (o S70 que troquei não me deixou grandes recordações neste capítulo). Vamos ver se fiz bem ou não.
As primeiras impressões são:
1- Segundo o computador de bordo, o consumo é de facto elevado, especialmente considerando que andei em auto-estrada. Sobre este assunto, tenho de averiguar melhor, e provavelmente terei algumas questões para colocar aos mais experientes.
2- O carro é enorme: As linhas fluidas e proporcionadas do X300 não permitem detectar tal excepto em determinadas situações: A estacionar no lugar habitual, ao notar que a auto-estrada ficou subitamente mais estreita, na rotunda…
3- O conforto e o requinte são excepcionais.
Como disse, fiz algumas pesquisas antes de me decidir. Pelo caminho, encontrei muita informação, sendo que das mais preciosas vêm de um compatriota: Miguel. Impressionou-me a sua sabedoria (recomendo vivamente os vídeos no Youtube), assim como a prontidão em ajudar. Ainda por cima, pela sessão de fotografias que vi aqui no fórum, o X300 do Miguel está mais bonito do que em 1995, quando saiu do stand. Parabéns.
A minha situação familiar peculiar leva-me a viajar a Portugal todos os 15 dias ou 3 semanas. Pode ser que um dia nos encontremos num dos encontros (mas irei sem o gato).
Um abraço,
Jorge
Registado
migueldefender
Administrador
Re:Apresentação – novo membro / X300
«
Responder #1 em:
20 de Janeiro de 2010, 00:22 »
Caro Jorge, antes de mais muito bem-vindo a este espaço.
Para mim, é sempre uma alegria enorme ver novos membros no Fórum mas, se esses membros tiverem um X300, ainda mais radiante fico.
É que realmente adoro o X300, não por ser o único Jag que tenho, mas porque realmente proporciona-me muitos bons momentos, é lindo de morrer, tem um som fabuloso, entre muitos outros atributos que lhe são merecidos. E ainda andei eu na altura indeciso entre o Serie 7 e de leve o A8 (todos da mesma época).
Não posso deixar de comentar que fico mesmo muito contente por saber que sou útil de alguma forma nesta matéria dos X300, e especialmente que a ajuda vai além fronteiras a pessoas que falam a mesma lingua que eu.
Já o disse várias vezes, mas nisto, não imaginam o prazer e gosto que tenho em ajudar.
Em relação ao seu gato, que média está a fazer? Actualmente ando com uma média entre os 11 e os 13 litros, no entanto já andei com médias superiores, mas o meu pé começou a ganhar juizo. he he De qualquer forma pode ver aqui as médias gerais entre vários modelos iguais ao nosso (não ligar ao meu consumo, nunca mais actualizei):
http://www.spritmonitor.de/en/overview/21-Jaguar/0-All_models.html?esearch=1&vehicletype=1&constyear_s=1995&constyear_e=1997&minkm=0&exactmodel=x300
Pergunta de curiosidade minha: sendo um Jag da Noruega, quer dizer que tem as resistências de aquecimento no vidro da frente? (extra muito raro)
Em relação ao S70, fico com pena que lhe tenha dado problemas
, pois tenho o S70 em muito boa conta.
Um abraço e espero um dia encontrá-lo, com ou sem gato, isso não importa.
«
Última modificação: 20 de Janeiro de 2010, 00:24 por migueldefender
»
Registado
Miguel Oliveira
- X300 Marocco Red/Oatmeal
P
Consultor do Fórum
Re:Apresentação novo membro / X300
«
Responder #2 em:
20 de Janeiro de 2010, 10:51 »
Caro Jorge,
Vem-vindo ao nosso espaço do Fórum Jaguar, que agora também é seu. Todos esperamos que disfrute e partilhe as suas opiniões sobre Jaguar.
Parabéns pelo X300 , tem aí uma belo de um carro.
Adoro a Noruega, especialemnte TRONDHEIM. Tem aí uma bela cidade, calma tranquila com umas
belas polícias
, um pequeno mas bonito estádio de futebol. Adorei ver todo o mundo de bicileta, sem o ruído das buzinas e das motos a darem gás... enfim civilização a sério.
1A
Marinero.
«
Última modificação: 20 de Janeiro de 2010, 16:43 por Marinero
»
Registado
Wolfjag
Moderador
«
Responder #3 em:
20 de Janeiro de 2010, 11:22 »
Bem-vindo Jorge! Já não é o membro mais recente, mas é o único que temos na Noruega, se bem que houve um vizinho seu que se mudou para azona da Figueira da Foz e tornou-se o nosso primeiro membros escandinavo
Parabéns pelo bom gosto, e não se esqueça de partilhar connosco as imagens do seu bichano. Se incluírem as belas polícias de Trondheim ou os belos fiords da Noruega, tanto melhor
Um abraço,
Wolf
Registado
05 Jaguar X-Type Estate 2.0D Sport, Ebony Black, 17" Belize. No Leaper.
Salgado
Membro Intermédio
«
Responder #4 em:
20 de Janeiro de 2010, 11:26 »
Bem-vindo!
Desejo-lhe boa sorte e que se divirta a explorar e a usar este fórum! Eu nesta primeira semana de adesão já me diverti bastante
Registado
Careca
Membro Intermédio
«
Responder #5 em:
20 de Janeiro de 2010, 17:31 »
Olá Jorge,
Bemvindo a este nosso espaço!
Também tenho um X300 de 1996 (3.2 Sport) que apesar da idade e dos 150.000Kms já percorridos, me continua a dar um enorme prazer em conduzi-lo. É grande, mas comporta-se muito bem, e é, realmente, um carro muito fiável.
Eu só frequento o Forum há cerca de 3 meses, mas para além das "dicas" muito importantes que aqui colhi, já fiz amigos (este pessoal é do melhor, acredite!).
As suas deslocações a Portugal são a Lisboa ou outra zona do País? O Miguel e eu estamos na zona de Lisboa. Se vier até Lisboa, e se puder e quiser, "diga coisas" aqui no Forum - pode ser que se consigam uns momentos de convívio.
Abraço
Registado
Careca
Kleman
Membro Intermédio
«
Responder #6 em:
20 de Janeiro de 2010, 18:37 »
Muito obrigado pelo acolhimento. Dei logo conta deste ser um grupo de pessoas calorosas e que se ajudam mutuamente.
Miguel: Pode crer que eu já tinha o conhecia pelo nome e sem saber muito me ajudou na decisão de comprar o Jaguar. Quanto aos consumos, tenho de esperar para ver melhor. Esperava um consumo em estrada semelhante aos seus, mas suspeito que é mais… Uns 17 em percurso misto cidade / auto-estrada, com uma condução muito moderada! Bem, mas o que é certo é que uma parte é feita com o carro frio e por outro lado ainda não tive oportunidade de me debruçar sobre este assunto. Os seus 11 a 13 l/100 km são em auto-estrada?
O meu X300 foi importado da Alemanha em 1999 (sim, a Noruega deve ser o único país em que os carros são mais caros do que em Portugal e compensa importar), pelo que não tem as referidas resistências. Parece-me até que é uma versão bastante básica. Por exemplo, não tenho o leitor de CDs na mala, o que me causa um certo desgosto. Por outro lado, contam-se pelos dedos das mãos as vezes que utilizei o leitor de CDs no passado.
O S70 é um bom carro, com excepção da parte electrónica. Tive de mudar o ETM (electronic throtle module), ABS, etc. Fora isso, é confortável, rápido e bem equipado.
Marinero: Trondheim é uma cidade belíssima. Estive lá em Junho com uns clientes. Acabamos de jantar tardíssimo (especialmente atendendo aos costumes locais) e quando saímos do restaurante, à meia-noite, ainda era de dia. É um espanto.
Eu também ando sempre à cata das polícias de cá. Causam grandes engarrafamentos, pois tudo pára para olhar. As enfermeiras também são interessantes, com a vantagem de manterem o trânsito fluido.
Wolf: Obrigado. Sim, tenho de tirar umas fotografias. Ainda não tive oportunidade, pois sempre que tenho algum tempo já é de noite. Se der para incluir umas polícias, pois com certeza, desde que não me estejam a multar. Ou então umas enfermeiras, talvez…
Salgado: Obrigado. Tenho a certeza de que também me vou divertir.
Careca: Vi imediatamente que o pessoal aqui é do melhor e creio já ter aprendido muito. É admirável a quantidade de informação contida nos membros deste fórum.
Quando vou a Portugal, aterro em Lisboa e vou directamente para a Covilhã. Tenho o carro estacionado na Gare do Oriente, pelo que estou apenas uns minutos em Lisboa. O regresso é semelhante. Acontece, no entanto, ir passar uns fins-de-semana a Lisboa com a família, e creio que essa seria a oportunidade ideal para vos conhecer pessoalmente.
A todos, renovo os meus agradecimentos e espero poder contribuir no fórum na medida dos meus conhecimentos.
Um abraço,
Jorge
Registado
migueldefender
Administrador
«
Responder #7 em:
20 de Janeiro de 2010, 19:51 »
Jorge, realmente esses 17 litros são bastante elevados, sendo esses os valores de um XJR com pé pesado. Actualmente tenho no computador de bordo 11.3, e posso considerar que é um consumo misto. Mas não esteja preocupado, não é nada que não se consiga resolver. Depois, quando lhe for oportuno, tentamos tratar desse assunto no respectivo tópico.
Quer então dizer que tem o gato há relativamente pouco tempo?
Uma vez mais, muito bem-vindo a esta sua nova casa virtual.
P.S.: Desconhecia os atributo das mulheres polícias.
Registado
Miguel Oliveira
- X300 Marocco Red/Oatmeal
Wolfjag
Moderador
«
Responder #8 em:
20 de Janeiro de 2010, 20:04 »
Norueguesas, Miguel, Norueguesas!
Registado
05 Jaguar X-Type Estate 2.0D Sport, Ebony Black, 17" Belize. No Leaper.
P
Consultor do Fórum
«
Responder #9 em:
20 de Janeiro de 2010, 20:32 »
Bicicletas lindas de morrer Miguel.
Agora imagina que quando lá fui... este teu amigo foi todo apalpado por uma linda de morrer aquando da entrada no estádio.
1A
BOM... era tudo tão belo que mal vi o jogo... o golo do FCP não vi de certeza, pois não tirava os olhos das manetes e das campainhas das bicicletas.
Registado
Kleman
Membro Intermédio
«
Responder #10 em:
20 de Janeiro de 2010, 20:35 »
Sim, também me parece, mas tenho de experimentar bem o carro e fazer as contas. Há que considerar as condições climáticas. Depois abro um tópico adequado, até porque pode ter interesse para outros. Não deixa de ser curioso que este é um assunto relativamente pouco discutido, não é? Ainda bem. Fico com esperança.
Entregaram-me o gato há dois dias.
Ainda estou na fase de ambientação. Comprei-o num stand de Oslo e consegui negociar uma extensão da garantia até aos 12 meses
. Sempre me dá alguma segurança. Existem ainda uns aspectos a resolver, como seja a substituição do relógio (claro!) e um segundo comando, pois o original está um pouco danificado, embora funciona. Isto está escrito no contrato, mas creio que se vão ver aflitos… Bem logo vemos, na pior das hipóteses, no e-bay sempre se arranjam umas soluções mais em conta.
Um abraço,
Jorge
Citação de: migueldefender em 20 de Janeiro de 2010, 19:51
Jorge, realmente esses 17 litros são bastante elevados, sendo esses os valores de um XJR com pé pesado. Actualmente tenho no computador de bordo 11.3, e posso considerar que é um consumo misto. Mas não esteja preocupado, não é nada que não se consiga resolver. Depois, quando lhe for oportuno, tentamos tratar desse assunto no respectivo tópico.
Quer então dizer que tem o gato há relativamente pouco tempo?
Uma vez mais, muito bem-vindo a esta sua nova casa virtual.
Registado
Kleman
Membro Intermédio
«
Responder #11 em:
20 de Janeiro de 2010, 20:41 »
Ora, já isso não me costuma tocar
. Mas a enfermeiras… Dou por bem empregue o dinheiro dos meus impostos
. Bem, quase!
Um abraço,
Jorge
Citação de: Marinero em 20 de Janeiro de 2010, 20:32
Bicicletas lindas de morrer Miguel.
Agora imagina que quando lá fui... este teu amigo foi todo apalpado por uma linda de morrer aquando da entrada no estádio.
1A
BOM... era tudo tão belo que mal vi o jogo... o golo do FCP não vi de certeza, pois não tirava os olhos das manetes e das campainhas das bicicletas.
Registado
Adriano Nogueira Pinto
Consultor do Fórum
«
Responder #12 em:
20 de Janeiro de 2010, 21:20 »
Boa Noite Caro Jorge,
Penso que chego já um pouca tarde para lhe dar as boas-vindas, mas como se diz por cá "antes tarde que nunca", pois creio estar praticamente tudo dito
É para todos nós um enorme prazer ter aqui um Português que aprecia também este nosso cantinho virtual aí da Noruega
Quero também felicitá-lo pelo excelente Felino que adquiriu; é de facto um carro magnífico e de linhas intemporais; também eu tenho um XJ8 que adquiri há alguns meses e que a cada dia que passa o acho mais bonito.
Resta-me desejar que numa das suas próximas vindas a Portugal, se possa encontrar com o pessoal que por aqui anda, que não desfazendo, é do melhor
Divirta-se, envie lá as fotos do bichano e já agora de algumas dessas "beldades Noruguesas" que seguramente ligarão muito bem com o XJ.
Grande Abraço,
Adriano
Registado
Jaguar X308 - 98
Jaguar XKR Convertible - 99
Kleman
Membro Intermédio
«
Responder #13 em:
20 de Janeiro de 2010, 22:00 »
Estimado Adriano,
Muito obrigado. Bem conheço o seu XJ8. Deparei-me com o seu felino várias vezes ao longo da minha exploração do fórum. Muito lindo.
É claro que enviarei fotos. Tenho de as tirar, o que não é uma tarefa tão fácil… Aqui, o dia é mais curto, logo tem de ser ao fim-de-semana. E nos próximos dois fins-de-semana estarei em… Portugal
(mas vão ser daqueles do tipo chegar, ir para a Covilhã e voltar para apanhar o avião)! Depois há ainda o pormenor de fazer doer a alma que é o gato já andar todo sujo. Temos bastante neve e este é um dos resultados da mistura de sal
misturado com areia que deitam na estrada. Nem sequer vale a pena pensar em lavar o gato nestas condições, pois nos primeiros 500 metros de andamento estará igual. Ainda por cima, sinceramente, ainda não entendi muito bem se se deve ou não lavar o carro com temperaturas fortemente negativas…
Um abraço,
Jorge
Registado
Adriano Nogueira Pinto
Consultor do Fórum
«
Responder #14 em:
20 de Janeiro de 2010, 22:07 »
Muito obrigado pelo cumprimento e pelo apreço do meu bichano, que fica logo a ronronar de "vaidade"
Espero que faça uma excelente viagem e tenha um óptimo regresso.
Quanto às lavagens, acredito que com temperaturas extremas, seja de calor ou de frio, não são aconselháveis; no entanto, creio que retirar os resíduos nomeadamente do sal ,deverá fazê-lo com a frequência possível, até pelas razões óbvias do efeito do sal sobre os vários componentes.
Grande Abraço,
Adriano
Registado
Jaguar X308 - 98
Jaguar XKR Convertible - 99
Páginas:
[
1
]
2
Ir para o topo
« anterior