InícioAjudaJaguar Clube PortugalEnglishEntrarRegiste-se

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
22 de Maio de 2012, 19:01

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa

News

Em caso de questões relativas ao Fórum: geral.jaguar.portugal@gmail.com

Stats
23792 Mensagens em 1877 Tópicos por 562 Membros
Membro Mais Recente: Rodrigo Canha
+  Fórum Jaguar-Portugal
|-+  Jaguars Contemporâneos - a partir da década de 90
| |-+  Problemas/Soluções
| | |-+  Substituição do fole da manete da caixa de velocidades no X-Type
Páginas: [1] Ir para o fundo Imprimir
Tópico: Substituição do fole da manete da caixa de velocidades no X-Type  (Lida 603 vezes)
Wolfjag
Moderador

« em: 16 de Janeiro de 2010, 23:50 »

O fole da manete da caixa de velocidades do meu X-Type já estava a ficar um pouco usadito demais para meu gosto, para além de ser em vinil (mas porque é que eles se lembraram de o fazer em vinil? Ah, pois, sai-lhes mais barato  Cool ) , pelo que, tendo encontrado uma oferta no e-Bay dos foles da manete e do o travão de mão (pele genuína e a condizer com o warm charcoal dos meus bancos) a um preço baratíssimo, decidi-me a tentar um "Faça você mesmo!"

Como provavelmente outros membros poderão sentir-se tentados a trilhar o mesmo caminho, decidi criar este guia para lhes facilitar o projecto. Espero que seja do vosso agrado, e se tiverem qualquer questão, é só colocá-la aqui.

Vamos então:

Uma imagem do antes:

Aqui pode ver-se o pequeno orifício originado pelo uso:

Este é o único material que necessitarão. A não ser que tenham acesso a um agrafador industrial - isso tornará tudo muiiiito mais fácil e rápido. Portanto: grampos em plástico, ferramenta multi-funções (ou então canivete, alicate de pontas e chave de fendas pequena), agulha, linha de pesca e fonte de luz. Ao meu chamo-lhe Método Canadiano Wink

Comecemos, então a operação. O apoio é muito fácil de extrair. Começa-se pelo lado do tablier, e o melhor é usar um objecto não metálico, pois o plástico é pintado e risca muito facilmente. Neste caso usei os grampos com que mudos os pneus da minha bicicleta. Depois da parte da frente levantada, puxa-se à frente e liberta-se a de trás. O processo é muito fácil.

Depois há que puxar o fole para cima:

Como podem ver, o fole já se encontra bastante roçado no interior:

Registado

05 Jaguar X-Type Estate 2.0D Sport, Ebony Black, 17" Belize. No Leaper.
Wolfjag
Moderador

« Responder #1 em: 17 de Janeiro de 2010, 00:02 »

O objectivo é extraí-lo sem tirar a manete. O fole é preso à manete por um atilho plástico (zip strap ou tie wrap) que a fixa à volta de um anel. Para libertar o fole basta cortar a cabeça do atilho:

Com o atilho cortado, a extracção é facílima. Primeiro, há que aligeirar o abraço:

Depois basta puxar para cima e o fole sai completamente:

Já agora, o interior desta parte da caixa de velocidades é assim:

Em pormenor:

Registado

Wolfjag
Moderador

« Responder #2 em: 17 de Janeiro de 2010, 00:15 »

Hei-lo aqui completamente fora. Pode ver-se que de pele não tem nada  Lingua

O próximo passo é extrair todos estes agrafos que aqui se pode ver:

Vamos então a isso. É um bocado trabalhoso: Primeiro, há que lhes levantar as pontas (que estão do lado de dentro):

E para tal tive mesmo que cortar o fole antigo (senão era muito mais difícil):

O passo seguinte é puxar os agrafos do lado de fora com o alicate de pontas:

Um canto, ainda com os agrafos. Tirá-los dá um bocado de trabalho, pois são muito resistentes e o plástico é frágil. Cuidado!

Finalmente todos os agrafos retirados:

Registado

Wolfjag
Moderador

« Responder #3 em: 17 de Janeiro de 2010, 00:27 »

As duas peças (sim, são duas) separadas. Notar que na de baixo o fole ainda se encontra agarrado à peça de plástico:

Temos, então, que o retirar:

O aspecto da peça de plástico sem o fole. Notem os pontos de fixação onde o novo fole se irá agarrar:

Os dois foles lado a lado. Assim poderemos orientar o novo, antes de proceder à colocação.

Depois de orientado, fixamos, agora, o novo fole aos pontos de fixação:

Depois de termos o novo fole em posição, voltamos a colocar a outra peça de plástico por cima:

Chamo só a V. atenção que mal tenhamos o fole antigo retirado da manete de velocidades não há razão nenhuma para continuarmos no carro. É muito mais confortável sentarmos à mesa de uma sala quentinha  Grin
Registado

Wolfjag
Moderador

« Responder #4 em: 17 de Janeiro de 2010, 00:44 »

OK. Quem tiver acesso a um agrafador industrial, volte a agrafar tudo como estava e passe o próximo post à frente. Eu não tinha, e optei por fixar as duas peças plásticas e o fole com linha de pesca. Funcionou lindamente, mas dá algum trabalho e é necessária paciência. Uma dica, depois de se furar o cabedal com o lado afiado da agulha, pode inserir-se a linha de pesca com a cabeça da agulha (se a linha, só por si, não passar):

Depois, com o alicate de pontas solta-se a linha da agulha. Temos, portanto, a linha a trespassar o conjunto peças plásticas-cabedal:

A parte mais difícil é fazer a linha voltar a trespassar o conjunto para se rematar com um nó. Temos que inserir, novamente a agulha ao contrário e enfiar novamente a linha, mas destas vez do lado de dentro do fole. É aqui que o foco de luz dá jeito:

Este é o aspecto com que as costuras ficam, antes de lhes aparar as pontas:

Registado

Wolfjag
Moderador

« Responder #5 em: 17 de Janeiro de 2010, 00:54 »

Heis o novo fole (em pele genuína) pronto para ser instalado:

O próximo passo é virá-lo do avesso:

E inseri-lo sem que, para tal, seja necessário retirar a manete:

É naquele anel de baixo que devemos fixar o atilho plástico (que, neste caso, já veio com o novo fole):

E apertar o mais possível, de modo a evitar folgas:

Depois há que cortar o atilho sobrante:

No meu caso decidi limar as arestas da cabeça do atilho de modo a evitar que possam vir a danificar a pele do novo fole:

Está quase no fim. Falta ainda recolocar a peça de fixação em plástico, invertendo o procedimento de extração, pelo que iniciamos, desta vez, pela parte de trás:

Finalmente, temos o novo fole instalado. O aspecto é muito melhor do que o antigo, a pele genuína é muito mais agradavel ao toque e, acima de tudo, fomos nós que o instalámos   Contente

Bons projectos  Wink

« Última modificação: 17 de Janeiro de 2010, 00:56 por Wolfjag » Registado

jesca
Volvo adicted (Jag too!)
Moderador

O meu 420 de 1968

WWW E-mail
« Responder #6 em: 17 de Janeiro de 2010, 11:24 »

Parabéns Miguel! Excelente descrição, fotos, tudo incluindo o resultado!!
Registado

Jaguar 420 S-Type '68 (impec! CPAA)
Daimler Sovereign 3.6 '87 (sold)

Outros:
Volvo P1800S '64 red finless (not anymore...  )
Volvo PV544 Sport '61 B16 red (impec! CPAA, CPVV, ACPclássicos)
Volvo 480 Turbo '90 White
P
Consultor do Fórum

« Responder #7 em: 17 de Janeiro de 2010, 12:07 »

Vou-te contar Miguel ...que trabalheira .....eu cá não tenho nem paciencia nem habilidade para trabalhos de casa.

Tenho pena , mas é verdade ...

Parabéns pelo post e venham daí mais experiencias pois eu gosto de ver, não prometo é fazer ... Grin

1A
Registado
matzagrin
Designer Fórum Jaguar Portugal
Membro Vitalício

drunky1982@hotmail.com
« Responder #8 em: 17 de Janeiro de 2010, 12:43 »

Parabéns! Fantástico, excelente tutorial!  Contente

Só uma sugestão, coloca as fotos com um tamanho maior, ajuda à visualização  Wink
Registado

Detail Point | Rejuvenescimento e Cuidado automóvel | www.detail-point.com

Agora também revendedor oficial da Car Care Europe para Coimbra e Aveiro!

Manual do Detalhe - http://manualdodetalhe.detail-point.com
Adriano Nogueira Pinto
Consultor do Fórum

« Responder #9 em: 17 de Janeiro de 2010, 14:53 »

Parabéns pelo teu tópico Miguel Wink

Estou a ver que daqui ao detalhe, vai ser um pulinho Grin

Abraço

Adriano
Registado

Jaguar X308 - 98
Jaguar XKR Convertible - 99
Wolfjag
Moderador

« Responder #10 em: 17 de Janeiro de 2010, 17:51 »

Carríssimos, obrigado pelos vossos comentários.  Contente

Adriano, detalhe, detalhe a sério, é capaz de não se justificar num carro de uso diário, mas gosto muito do processo de lhe fazer uma boa limpeza geral, desde o primeiro enxaguamento até à ao encerrar. Mas comigo o processo demora mesmo muito tempo...  Indeciso
Por enquanto o tempo está péssimo para se ter um carro minimamente apresentável, pelo que tem andado um  pouco sujinho...

Matz, tens toda a razão quanto ao tamanho das imagens. Não sei porquê o photobucket dimensionou-as assim... mas entretanto descobri que se aumentares a visualização no ecrã mantêm uma definição aceitável.
O próximo tópico deste tipo será a substituição do fole do travão de mão e aí tentarei que as imagens sejam maiores.

Pelo que vi agora, o processo de substituição dos foles do S-Type são bastante semelhantes, mas parece que obriga mesmo à retirada da manete.
Registado

migueldefender
Administrador

migmoliveira@netcabo.pt
« Responder #11 em: 18 de Janeiro de 2010, 13:39 »

Excelente Miguel. Sorridente Quanto às fotografias, no Photobucket, quando estás a fazer upload, podes seleccionar o tamanho delas. Sorridente

Um abraço,
Registado

Miguel Oliveira - X300 Marocco Red/Oatmeal
Páginas: [1] Ir para o topo Imprimir 
« anterior seguinte »
Ir para: