Início
Ajuda
Jaguar Clube Portugal
English
Entrar
Registe-se
Fórum Jaguar-Portugal
22 de Maio de 2012, 17:56
Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
Registe-se
se ainda não for membro.
22 de Maio de 2012, 17:56
1 Hora
1 Dia
1 Semana
1 Mês
Para sempre
Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa
Pesquisa avançada
News
Em caso de questões relativas ao Fórum:
geral.jaguar.portugal@gmail.com
Stats
23792
Mensagens em
1877
Tópicos por
562
Membros
Membro Mais Recente:
Rodrigo Canha
Fórum Jaguar-Portugal
Jaguars Contemporâneos - a partir da década de 90
Discussão Geral
O meu X-Type Estate
Páginas:
[
1
]
2
Ir para o fundo
Tópico: O meu X-Type Estate (Lida 1095 vezes)
Wolfjag
Moderador
O meu X-Type Estate
«
em:
14 de Novembro de 2008, 13:24 »
Caríssimos,
Decidi iniciar este tópico para vos expor as razões que me levaram a escolher o Jaguar X-Type Estate e não outra carrinha da concorrência.
Ao contrário de muitos que sempre sonharam em ter um Jaguar, a minha escolha foi até bastante racional. Sem dúvida envolveu uma boa dose de paixão, mas tentei ser o mais pragmático possível.
Tenho que reconhecer que no início houve bastantes hesitações em trocar de carro. Se, por um lado, o meu gosto pelo BTT e outros desportos aconselhava um veículo mais versátil, o Audi A4 sedan que tinha nunca havia dado qualquer problema, e com 120.000 Km no conta-quilómetros, ainda tinha muito para dar. Por outro lado, como me desloco diariamente quase 100 km entre residência - trabalho - residência, achava um disparate estar a comprar um carro novo para lhe colocar imensos quilómetros logo no primeiro ano.
Foi o nascimento da nossa filha que catapultou a decisão para trocar o Audi por uma carrinha.
O carrinho dela é um todo-o-terreno e ocupa imenso espaço; no entanto, a mala do Audi era enorme. Quando lhe comprei o atrelado para a levar a andar de bicicleta comigo é que já não havia volta a dar. Para levar a(s) bicicleta(s) mais o atrelado, mais umas quantas coisas, tinha que ser mesmo uma carrinha. Ou um jipe.
Eu sempre gostei muito de jipes, e adoro o XC90 (ou mesmo a carrinha XC70), mas os gastos anuais com combustível e portagem seriam muito mais elevados, pelo que um 4x4 ficou logo posto de parte. Com muita pena, porque adoraria ir até Marrocos com alguns amigos em dois ou três 4x4.
Ainda tentei convencer a minha outra parte a ser ela a deslocar-se com o 4x4, uma vez que não tem grandes distâncias a percorrer, o que ela recusou terminantemente.
Decidido, então, que precisávamos de uma carrinha, faltava decidir qual a marca e modelo, e qual o modo de aquisição.
Comprar um carro novo seria um disparate, pelo que me decidi por uma segunda-mão recente.
Tenho que dizer que na minha família passamos por três Audi A4, recentemente, sempre com grande satisfação.
Então, os concorrentes seriam: Audi A4 Avant, Mercedes C220, Volvo V50. O Subaru Outback, de que gosto muito, ficou logo de parte por não ter motorização diesel. A VW Passat tinha dado lugar a um novo modelo, pelo que ficou de parte, igualmente. Toyota Avensis, não. Honda Accord... não. BMW nem pensar. Carros franceses também não. Acho o design da Alfa 159 Sportwagon fantástico, mas os Alfas são vítimas de uma desvalorização fenomenal (bem pior do que com a Jaguar), e como tal, foi posto de lado.
OK. Já devem ter reparado que a Jaguar X-Type não figura na lista...
Mas agora tenho que parar por aqui. Num próximo
«
Última modificação: 15 de Novembro de 2008, 16:20 por Wolfjag
»
Registado
05 Jaguar X-Type Estate 2.0D Sport, Ebony Black, 17" Belize. No Leaper.
migueldefender
Administrador
Re:O meu X-Type Estate
«
Responder #1 em:
14 de Novembro de 2008, 13:38 »
Pois, é o que eu estava a ver, onde anda o X-Type? he he he Venha daí o próximo capítulo.
Um abraço,
Registado
Miguel Oliveira
- X300 Marocco Red/Oatmeal
Wolfjag
Moderador
«
Responder #2 em:
15 de Novembro de 2008, 16:48 »
OK. Retomando o fio à meada.
Como deixei antever, no
anterior, a X-Type Estate não fazia parte da minha lista inicial. A razão é muito simples: não a conhecia! E a culpa é inteiramente da Jaguar. Até hoje, enquanto a Audi, Mercedes e Cia. enchem as páginas das revistas com publicidade, a Jaguar nada. Só me lembro de um reclame que passou muito brevemente na TSF. O resultado é que ainda hoje ouço pessoas a dizerem "Eu nem sabia que a Jaguar tinha uma carrinha!".
A minha lista de possíveis candidatos resumia-se, finalmente, a três modelos: A4 Avant, C220, Volvo V50. E foi entre estes 3 modelos que comecei a procurar o veículo desejado.
Onde é que entra a X-Type Estate?
Bom, um dia passou uma por mim, numa estrada secundária, e foi, talvez, a cor - dourada - que me chamou a atenção. Não gostei da cor, mas adorei o design do veículo, que me ficou na cabeça.
Depois comecei a investigar na Internet, e descobri a versão Sport.
E quanto mais li, mais me apaixonei pelo modelo.
A lista inicial de 3 veículos passou a 4.
As comparações entre as relações qualidade/preço de cada um destes modelos (usado com 2 a três anos) apontaram todas na direcção do Jaguar.
Para as especificações e nível de equipamento que possuía, o Jaguar era o modelo que apresentava - surpreendentemente - o melhor preço!
Havia, no entanto, um senão, que era a reputação da Jaguar de dar bastantes problemas.
As investigações que fiz posteriormente acabaram por me convencer: o Jaguar X-Type, apesar da péssima recepção que recebeu da imprensa automobilística não era menos fiável do que os modelos rivais, e os seus proprietários encontravam-se entre os mais satisfeitos.
Dentro das três versões do X-Type, a Sport, com uma suspensão mais rija (e algum equipamento específico) e sem os cromados, foi a que me cativou.
Começou, então, o processo de busca DO CARRO CERTO.
«
Última modificação: 15 de Novembro de 2008, 23:56 por Wolfjag
»
Registado
migueldefender
Administrador
«
Responder #3 em:
15 de Novembro de 2008, 17:02 »
Lindo, estou a adorar esta espécie de novela.
Realmente são poucas as pessoas que sabem que a Jaguar tem o X-type, sendo este um automóvel que rivaliza directamente os A4's, Mercs C's e Series 3 da BMW...
Mas, mesmo que o X-Type fosse muito inferior à sua concorrência directa (o que não é), preferiria sempre o Jaguar. Não só por ser um Jaguar, mas também porque BMW, Audi e Mercs vejo às dúzias em cada rua. É certo que se vê muitos porque de facto são bons, mas deixa de haver uma certa exclusividade.
Um abraço,
«
Última modificação: 15 de Novembro de 2008, 20:59 por migueldefender
»
Registado
Miguel Oliveira
minijag
Administrador
«
Responder #4 em:
15 de Novembro de 2008, 22:58 »
Estou a gostar de ler.
E eu que sou um adepto fervoroso de carrinhas (a minha do dia-a-dia é uma Mercedes-Benz C 220 CDI de 2002).
E penso que Portugal deve ser um caso especial no que diz respeito ao gosto pelas carrinhas, porque, se vos disser que, de acordo com o que ouvi num concessionário Jaguar em Espanha (onde vi, pela primeira vez, a X-Type Estate) por lá as carrinhas são mais consideradas como "carro de trabalho" do que carro de família, vê-se logo que há aqui uma grande diferença entre nós e nuestros hermanos.
Agora uma ideia ainda mais fora do vulgar: O importador Jaguar da Dinamarca pretendia vender (não sei se chegou a fazê-lo) a X-Type em versão Van (pois, dois lugares e capacidade de carga ao máximo...)
«
Última modificação: 15 de Novembro de 2008, 23:21 por minijag
»
Registado
Jorge DD6
Moderador
«
Responder #5 em:
15 de Novembro de 2008, 23:21 »
Em Espanha quase ninguém compra carrinhas, são associadas a carros funerários
(é verdade)
Eu tb tenho uma, uma BMW série 5 e os meus amigos espanhois acham que sou doido e tenho mau gosto...
Em 2ª mão, em Espanha, uma carrinha, vale menos 1/3 do carro equivalente, se alguém a comprar...
«
Última modificação: 15 de Novembro de 2008, 23:25 por Jorge DD6
»
Registado
Daimler Double Six SIII 1988
Daimler Six LWB X330 1996
migueldefender
Administrador
«
Responder #6 em:
17 de Novembro de 2008, 20:06 »
Esse importador da Jaguar na Dinamarca devia ser destituído. Medo!!! Só de imaginar acho que já vou ter um pesadelo esta noite. :S
Um abraço,
Registado
Miguel Oliveira
Jorge DD6
Moderador
«
Responder #7 em:
17 de Novembro de 2008, 20:37 »
A Dinamarca é o único país na Europa que tem um imposto de veículos tão ou mais elevado do que nós, deve ser um truque, como nós já tivemos com os comerciais de 2 lugares para ''dar a volta'' ao fisco...
Registado
Daimler Double Six SIII 1988
Daimler Six LWB X330 1996
migueldefender
Administrador
«
Responder #8 em:
17 de Novembro de 2008, 20:39 »
Um exemplo disso é o Defender Soft Top. É cabrio (com capota de lona) mas é vendido com sendo um
pickup
.
Um abraço,
Registado
Miguel Oliveira
migueldefender
Administrador
«
Responder #9 em:
09 de Dezembro de 2008, 19:32 »
Wolf, quando regressares do UK, vais ter de continuar a tua novela.
Um abraço,
Registado
Miguel Oliveira
Tiago
Novato(a)
«
Responder #10 em:
28 de Janeiro de 2009, 13:25 »
Continua, estou a adorar o relato!
Registado
migueldefender
Administrador
«
Responder #11 em:
28 de Janeiro de 2009, 13:30 »
Citação de: Tiago em 28 de Janeiro de 2009, 13:25
Continua, estou a adorar o relato!
Bom
up
.
Miguel, ainda não ouvimos o resto.
Um abraço,
Registado
Miguel Oliveira
r_carvalho
r_carvalho
Membro Jr.
«
Responder #12 em:
20 de Fevereiro de 2009, 22:10 »
Boas
Gostei muito da novela, mas quando vão sair os novos episodos ?
Em breve espero.
Cheers
Registado
XJ6 2.8 S1 X TYPE 2.0 D
Wolfjag
Moderador
«
Responder #13 em:
21 de Maio de 2009, 16:09 »
Meus caros, uma coisa que não havia ainda mencionado é que no meu Top 2 final figuravam o Jaguar X-Type Estate e o Volvo V50.
Esta semana tive a oportunidade de explorar profundamente um Volvo V50 e... nem podem imaginar o quanto estou satisfeito com a decisão que tomei de optar pelo X-Type!
Lembro-me que, na altura em que adquiri a viatura, havia encontrado um artigo da revista Automotor com um comparativo entre os dois modelos. Já na altura duvidei da objectividade do avaliador (Bruno Castanheira), que escolheu o V50 face ao A4 Avant e o X-Type. Procurei o tal artigo e aqui fica o URL para quem o quiser rever:
http://automotor.xl.pt/0604/2100.shtm
Hoje tenho a certeza de que não só não houve nenhuma objectividade por parte do autor, como coloco em causa a sua capacidade em avaliar veículos.
Frases como:
Em último surge a X-Type Estate. Face às suas rivais, não dispõe de três encostos de cabeça no banco traseiro
nem de controlo de estabilidade (fica-se pelo controlo de tracção)
Ora a minha estate tem DSP. Será justo comparar modelos com listas de equipamento diferente? Não me parece.
Mais:
Equipadas as três com jantes maiores em relação às disponíveis de série (16” na Audi; 17” na Volvo; 18” na Jaguar), o conforto é penalizado pelas oscilações incómodas sempre que o piso não é perfeito. Por isso, o resultado mais justo acaba por ser o empate entre todas
Então agora vão comparar o conforto de veículos com jantes de 16, 17 e 18 polegadas? Que raio de comparativo é este? Tendo conduzido estes veículos, posso aqui afiançar que o Jaguar é, de longe, o mais confortável dos 3. Empate? Só se for no mundo do Sr. Castanheira. Agora vejam lá esta pérola:
Ao nível do design, todas convencem, sendo a V50 mais arrojada (dispõe de aplicações de alumínio), a X-Type Estate mais requintada (propõe acabamentos a imitar madeira preta)
Imitar madeira preta? Será que alguém poderá explicar a esta pobre alma o que é um
wood veneer
? Santa ignorância!
No que ao desempenho dinâmico diz respeito, apesar da vocação familiar destas três carrinhas, a Audi leva vantagem sobre a Volvo e a Jaguar. (...) a A4 Avant é a carrinha mais ágil e reactiva das três. O que não surpreende.
Perfeitamente de acordo. Já conduzi o meu X-Type Sport e o A4 Sport do meu fantástico progenitor nas famosas curvas do Marão, na N15 entre a Pousada de S. Gonçalo e Amarante, e o A4 Avant é um veículo muito mais ágil do que o X-Type Estate.
Conclusão
A V50 é a vencedora deste comparativo. Por dois pontos de vantagem sobre a A4 Avant e nove pontos sobre a X-Type Estate.
Explicações para esta vitória encontram-se, sobretudo, na elevada segurança e no equipamento extenso.
Mais uma vez se peca por falta de objectividade. Não se deve comparar variantes tão díspares no que ao equipamento diz respeito. Provavelmente, se tivesse testado uma Sport Premium a opinião do autor seria bem diferente!
Na impossibilidade de comparar veículos com equipamento semelhante, e sabendo que as opções existem, há que ter isso em conta. Não houve. Vejam só o que ele escreve a seguir:
Das 11 áreas em análise, a Volvo ganhou à Audi em duas, empatou em seis e perdeu em três, tendo conquistado no equipamento a diferença pontual que lhe permitiu alcançar a vitória.
Sem comentários para além de que só confirma o que eu já disse: este comparativo não é objectivo. Penso que o cavalheiro não conseguiu despir-se de certos preconceitos que já trazia e estava mortinho por escrever:
Uma vez mais, a pergunta impõe-se: tal como a berlina, não será a Jaguar X-Type Estate pouco mais do que uma versão requintada e com melhor imagem da Ford Mondeo SW?
Note-se este "
Uma vez mais, a pergunta impõe-se
".
Resposta: Um Saab 9-3 será uma versão requintada de um Opel Vectra? Não é, e este caramelo não devia fazer jornalismo automobilístico. Porque não sabe.
Quanto ao meu próprio comparativo, como disse acima, estou felicíssimo de ter escolhido o X-Type.
Registado
João Peliteiro
Membro Intermédio
«
Responder #14 em:
22 de Maio de 2009, 21:06 »
muito bom mesmo......
Por acaso o sr nao é de vila real......?
Eu estou a estudar a algum tempo e ja vi varias vezes a sua carinha por la......ptem ecran de gps nao é?
Cumprimentos
Registado
Páginas:
[
1
]
2
Ir para o topo
« anterior
seguinte »
Ir para:
Por favor seleccione um destino: