Boas Pessoal.
Depois de muito pensar e pesquisar, acabei por comprar uma Synergy I Tuning Module (
http://tuning-diesels.com/Synergy1/tu3all.htm).
A existência desta box chegou até mim, ainda antes de comprar o meu X, quando andava na net a tentar perceber se ia fazer uma grande asneira ao dar € 17.500 por um carro com 5 anos.
Uma vez que nos foruns ingleses existem grandes fãs desta pequena caixa mágica, consegui reunir a informação que considerei necessária à tomada de decisão de comprar, ou não, um pequeno gadget que dava ao meu 2.0 a performance do 2.2.
Modo de funcionamento:
Ao que parece, este "aparelhómetro" tem um circuito integrado que interfere com as comunicações entre o sistema de gestão do motor (Engine Command Unit - ECU) e o próprio motor, aumentando a pressão (pressurização?) nos injectores de combustível, "enganando" o ECU de forma a que este "mande" os injectores "meter" mais combustível no motor.
Logicamente, o modo de funcionamento da Synergy aponta para uma maior intensidade de uso dos injectores e da bomba de combustível.
Neste sentido, têm aparecido nos foruns ingleses alguns Jaguaristas a referir que tiverem de substituir injectores e/ou bombas de combustível depois de instalarem este aparelho. Curiosamente, todos estes Jaguaristas estão convencidos que não existe relação directa entre a Synergy e os danos nos injectores/bombas de combustível. Afinal, quantos Jaguares já não tiverem de substituir injectores e bombas de combustível sem terem instalado quaisquer módulos de tuning.
De qualquer forma, entendo existir um risco inerente à instalação deste aparelho, uma vez que é certo que intensifica o uso de determinados componentes.
Assim, a instalação do Synergy tornou-se numa questão de custo/benefício: os benefícios que se retiram da instalação deste aparelho, compensam o risco resultante de uma maior intensidade de uso dos injectores e bombas de combustível e consequente deterioração precoce?
Vantagens:
A "carta de apresentação" do Synergy anuncia mais performance (torque, potência e optimização do turbo) em todas as rotações - sendo que tem diversos "settings" para dar mais ou menos ênfase a determinadas rotações - e menores consumos quando se conduz economicamente, sem usufruir da maior força e potência.
Tal eram os elogios que fazem à Synergy - chegando ao ponto de alguém afirmar que o X-Type Diesel só se comporta como um Jaguar quando se instala uma - que decidi "ver para crer" e comprar esta tuning box. Gastei cerca de € 140 já com portes.
Chegou hoje.
À hora do almoço, aproveitei e fui até à garagem do escritório montar o "aparelhómetro".
As instruções são à "prova de burros", não deixando margem para quaisquer erros, pelo que a parte mais difícil da montagem foi mesmo "inventar" um sítio para "poisar" o aparelho depois de ligados os cabos. Acabei por "colá-lo" ao depósito do líquido de limpeza do pára-brisas, com as duas fitas de velcro que chegaram na mesma embalagem.
O aparelho vinha no setting 5 - o que significa que o "tuning" é médio para todo o espectro de rotações (<2500 e >2500) - pelo que decidi mantê-lo com este setting e ver no que a coisa dava.
Meti-me no "Gato" e fui até Lisboa,voltando para Carnaxide, tudo pela A5.
Infelizmente, havia trânsito demais para testar convenientemente seja o que for, no entanto, posso dizer o seguinte:
- Parece que, de facto, o motor tem um bocadinho de mais vida, havendo genica em todo o curso de rotações, mas a diferença não é significativa.
- Parece que este aparelho diminui o meu problema de fumo preto quando acelero em 1ª e 2ª.
Quando regressei ao escritório, mudei o setting do aparelho para o 6, o que significa que o "tuning" continua médio para rotações até 2500 e alto para rotações acima de 2500. Ainda não experimentei. Amanhã ou logo digo como correu.
Por último, relativamente a uma preocupação que o nosso amigo Wolfjag me transmitiu:
A caixa ou box como tambem é conhecida é diferente da repro, uma das principais diferenças é que se o motor entrar em safe mod a box ignora o sinal e continua a debitar.
posso dizer que, nas instruções que chegaram com o aparelho diz o seguinte:
On high setting (3, 6, 9) some injection systems have limited ability to supply extra fuel and the ecu can stop the engine or switch temporarily to a limited operating strategy mode (LOS) with flashing the heater plug light or introduce a rev limit to protect the high pressure pump as a precaution against possible fuel starvation.
ou seja, parece-me que este aparelho NÃO ignora o Safe Mode.
No mais, o fabricante e vendedor destes aparelhos tem um X-Type Diesel (
http://tuning-diesels.com/Jagx/jaghome.htm) o que me dá alguma segurança relativamente aos testes que terão sido feitos (N.B. é necessário referir o modelo e ano do carro quando se encomenda o Synergy).
Abraços e até mais.