InícioAjudaJaguar Clube PortugalEnglishEntrarRegiste-se

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
22 de Maio de 2012, 17:44

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa

News

Em caso de questões relativas ao Fórum: geral.jaguar.portugal@gmail.com

Stats
23792 Mensagens em 1877 Tópicos por 562 Membros
Membro Mais Recente: Rodrigo Canha
+  Fórum Jaguar-Portugal
|-+  Jaguars Contemporâneos - a partir da década de 90
| |-+  Discussão Geral
| | |-+  Diesel: Comprei uma tuning box!
Páginas: [1] Ir para o fundo Imprimir
Tópico: Diesel: Comprei uma tuning box!  (Lida 1228 vezes)
hellvis
Novato(a)
*

*lol* O meu X-Type tem um aileron *lol*

« em: 03 de Dezembro de 2009, 18:37 »

Boas Pessoal.

Depois de muito pensar e pesquisar, acabei por comprar uma Synergy I Tuning Module (http://tuning-diesels.com/Synergy1/tu3all.htm).

A existência desta box chegou até mim, ainda antes de comprar o meu X, quando andava na net a tentar perceber se ia fazer uma grande asneira ao dar € 17.500 por um carro com 5 anos.

Uma vez que nos foruns ingleses existem grandes fãs desta pequena caixa mágica, consegui reunir a informação que considerei necessária à tomada de decisão de comprar, ou não, um pequeno gadget que dava ao meu 2.0 a performance do 2.2.

Modo de funcionamento:
Ao que parece, este "aparelhómetro" tem um circuito integrado que interfere com as comunicações entre o sistema de gestão do motor (Engine Command Unit - ECU) e o próprio motor, aumentando a pressão (pressurização?) nos injectores de combustível, "enganando" o ECU de forma a que este "mande" os injectores "meter" mais combustível no motor.

Logicamente, o modo de funcionamento da Synergy aponta para uma maior intensidade de uso dos injectores e da bomba de combustível.

Neste sentido, têm aparecido nos foruns ingleses alguns Jaguaristas a referir que tiverem de substituir injectores e/ou bombas de combustível depois de instalarem este aparelho. Curiosamente, todos estes Jaguaristas estão convencidos que não existe relação directa entre a Synergy e os danos nos injectores/bombas de combustível. Afinal, quantos Jaguares já não tiverem de substituir injectores e bombas de combustível sem terem instalado quaisquer módulos de tuning.

De qualquer forma, entendo existir um risco inerente à instalação deste aparelho, uma vez que é certo que intensifica o uso de determinados componentes.

Assim, a instalação do Synergy tornou-se numa questão de custo/benefício: os benefícios que se retiram da instalação deste aparelho, compensam o risco resultante de uma maior intensidade de uso dos injectores e bombas de combustível e consequente deterioração precoce?

Vantagens:
A "carta de apresentação" do Synergy anuncia mais performance (torque, potência e optimização do turbo) em todas as rotações - sendo que tem diversos "settings" para dar mais ou menos ênfase a determinadas rotações - e menores consumos quando se conduz economicamente, sem usufruir da maior força e potência.

Tal eram os elogios que fazem à Synergy - chegando ao ponto de alguém afirmar que o X-Type Diesel só se comporta como um Jaguar quando se instala uma - que decidi "ver para crer" e comprar esta tuning box. Gastei cerca de € 140 já com portes.

Chegou hoje.

À hora do almoço, aproveitei e fui até à garagem do escritório montar o "aparelhómetro".

As instruções são à "prova de burros", não deixando margem para quaisquer erros, pelo que a parte mais difícil da montagem foi mesmo "inventar" um sítio para "poisar" o aparelho depois de ligados os cabos. Acabei por "colá-lo" ao depósito do líquido de limpeza do pára-brisas, com as duas fitas de velcro que chegaram na mesma embalagem.

O aparelho vinha no setting 5 - o que significa que o "tuning" é médio para todo o espectro de rotações (<2500 e >2500) - pelo que decidi mantê-lo com este setting e ver no que a coisa dava.

Meti-me no "Gato" e fui até Lisboa,voltando para Carnaxide, tudo pela A5.

Infelizmente, havia trânsito demais para testar convenientemente seja o que for, no entanto, posso dizer o seguinte:

- Parece que, de facto, o motor tem um bocadinho de mais vida, havendo genica em todo o curso de rotações, mas a diferença não é significativa.

- Parece que este aparelho diminui o meu problema de fumo preto quando acelero em 1ª e 2ª.

Quando regressei ao escritório, mudei o setting do aparelho para o 6, o que significa que o "tuning" continua médio para rotações até 2500 e alto para rotações acima de 2500. Ainda não experimentei. Amanhã ou logo digo como correu.

Por último, relativamente a uma preocupação que o nosso amigo Wolfjag me transmitiu:
A caixa ou box como tambem é conhecida é diferente da repro, uma das principais diferenças é que se o motor entrar em safe mod a box ignora o sinal e continua a debitar.
posso dizer que, nas instruções que chegaram com o aparelho diz o seguinte:
On high setting (3, 6, 9) some injection systems have limited ability to supply extra fuel and the ecu can stop the engine or switch temporarily to a limited operating strategy mode (LOS) with flashing the heater plug light or introduce a rev limit to protect the high pressure pump as a precaution against possible fuel starvation.
ou seja, parece-me que este aparelho NÃO ignora o Safe Mode.

No mais, o fabricante e vendedor destes aparelhos tem um X-Type Diesel (http://tuning-diesels.com/Jagx/jaghome.htm) o que me dá alguma segurança relativamente aos testes que terão sido feitos (N.B. é necessário referir o modelo e ano do carro quando se encomenda o Synergy).

Abraços e até mais.
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2009, 18:40 por hellvis » Registado

X-Type 2.0d Sport
Wolfjag
Moderador

« Responder #1 em: 03 de Dezembro de 2009, 20:01 »

Parabéns, Hellvis, vou seguir este teu tópico com bastante atenção  Wink
Registado

05 Jaguar X-Type Estate 2.0D Sport, Ebony Black, 17" Belize. No Leaper.
hellvis
Novato(a)
*

« Responder #2 em: 04 de Dezembro de 2009, 16:19 »

Update: Setting 6

Como referi anteriormente, não tendo ficado entusiasmado com o setting 5 da tuning box, decidi ver o que dava o setting 6.

Assim, notei que, de facto, este setting torna o motor significativamente mais disponível em todo o espectro das rotações, mesmo abaixo das 2500, em que é claramente melhor que o setting 5.

Quanto ao desempenho acima das 2500, digo-vos que me impressionou:

Vinha a entrar na A5 vindo da Calouste Gulbenkian, quando um série 5 achou por vir a "cheirar-me o rabo", numa de "chega para lá que eu ando mais que tu".

Pois levou uma banhada! Não era concerteza um M5, mas ficou nas lonas depois de um meter pé a fundo e a subir...ainda por cima com o bónus de ter levado com os meus gases de escape bem pretinhos. Foi lindo e impressionante. Parece outro motor.

Claro que devo ter encurtado a esperança de vida dos meus injectores em um ano, mas deu um gozo tremendo.

Vou aproveitar este fim de semana grande - em que vou para fora - para continuar a testar o "aparelhómetro".

Projecto andar com o setting 6 mais um dia e tal, depois verificar o 9 (high tuning abaixo e acima das 2500), só para ver no que dá.

Quanto aos consumos, como não tenho computador de bordo, só vou testar qualquer coisa quando adquirir outro aparelho - http://www.scangauge.com/ - o que conto fazer para a semana.

Abraços.

Registado

X-Type 2.0d Sport
NandBar
Novato(a)
*

« Responder #3 em: 04 de Dezembro de 2009, 18:11 »

Já me tinham falado destas caixinhas mas nunca tive relatos reais, em portugues. Sorridente

Sei como funcionam as reprogramações, e parece-me que o principio é o mesmo. A vantagem destas caixinhas é que pode-se instalar durante o period de garantia, andar sempre a abrir, e quando fizer revisões ou se acontecer algo anormal mandar reparar ao abrigo da garantia, para tal só é necessário remover a caixa. Com as reprogramações é preciso um entendido com o equipamento necessário para voltar a repor os valores iniciais da centralina.

Essa regulação é excelente.  Wink
Tem algum botão para desligar e ligar a caixa? Para se usar apenas quando é necessário, como foi o caso desse BMW?

Normalmente, com as reprogramações as médias diminuem se fizermos o mesmo tipo de condução quando não tem a repro, mas a tentação é tão graaaaaaaaaandeeeeeeeeee...
Registado

Ganhe €€€ a navegar nos seus sites preferidos.
Adira aqui ao BeRuby: http://pt.beruby.com/promocode/u8bjt7
Wolfjag
Moderador

« Responder #4 em: 04 de Dezembro de 2009, 19:46 »

Gostei dessa do Série 5  Um tipo britânico até dizia que depois de ter instalado a caixa até o consumo tinha melhorado... fico à espera de novos updates...  Wink
Registado

05 Jaguar X-Type Estate 2.0D Sport, Ebony Black, 17" Belize. No Leaper.
hellvis
Novato(a)
*

« Responder #5 em: 04 de Dezembro de 2009, 22:45 »

Supostamente, se não se levar o acelerador até mais de 1/4-1/3 do seu curso, os consumos melhoram.

A caixinha tem, de facto, dois botões, um para seleccionar o setting e outro para ligar ou desligar. O problema é que se tem de abrir o capot para aceder aos botões.

Quanto às revisões e quejandos, em 30 segundos fica como estava, sem rasto do aparelho.

Quanto às reprogramações, dêem uma vista de olhos no Bluefin (http://www.mybluefin.co.uk/). É um aparelho que se liga ao carro e descarrega uma reprogramação. A vantagem é que guarda os pârametros originais e permite que se alterne entre a reprogramação e o original, bastando que se volte a ligar o aparelho.

Era lindo ter um botão de on/off na manete das mudanças....  Rolar os olhos
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2009, 22:49 por hellvis » Registado

X-Type 2.0d Sport
João Peliteiro
Membro Intermédio

« Responder #6 em: 09 de Dezembro de 2009, 00:25 »

boa noite a todos.....mas podes dizer como ligas aparelho pois deves ter de o ligar aos fios da centralina nao??
e quanto custa um brinquedo destes....?
Registado
NandBar
Novato(a)
*

« Responder #7 em: 11 de Dezembro de 2009, 15:00 »

Indica que o preço da caixa ficou por 140€ com portes, mas no site diz que custa 149£...o que ficará acima desse valor. teve desconto?

Contactou a empresa por mail?

Para quando a crónica dos restantes testes a efectuar à caixa e ao felino?
Registado

Ganhe €€€ a navegar nos seus sites preferidos.
Adira aqui ao BeRuby: http://pt.beruby.com/promocode/u8bjt7
Páginas: [1] Ir para o topo Imprimir 
« anterior seguinte »
Ir para: