Eu sei que me chamaram... mas tenho andado ocupado com o meu ""Felinozinho" como já disse noutro tópico.
Bom se ainda não comprou e tem tanats dúvidas aqui vai a minha experie^ncia e algum conhecimento:
1- Optar por gasolina e converter para GPL é uma excelente ideia (se a pondera), isso de manutenção extra são 90€ a cada 40.000Km. A manutenção dum carro a diesel é cerca de 40 a 50% superior a uma a gasolina, se tem alguém amigo em oficinas pergunte. O resto são mitos que os próprios concessionários teimam em divagar esquecendo-se que na maioria dos países Europeus e da América latina são as próprias marcas que vendem os carros já a GPL ou Gás Natural.
2- tenho um X-type e já fiz uns 20.000, na altura troquei suspensão (foi o vendedor que a colocou) e um cubo numa roda traseira que fazia um pouco de barulho e isso eu gosto é de ouvir musica. Tirando isso, troco o óleo e filtro, verificações que a marca sugere, nada de problemas electricos (que são famosos nos Jags), nada a assinalar em fiabilidade (mas estou a falar do 2.5 a gasolina). Barulhos parasitas, pode contar com alguns, mas a V50 também os tem e mais chatos.
3- ir comprar lá fora pode parecer um bom negócio, mas tem mesmo que compensar, o selo irá ser mais caro e faça muito bem as contas.
4- material, se cá for muito caro, tente a "Britishparts" na net, têm tudo original e com preços cerca de 40% em algumas coisas inferior aos de cá. Foi de lá que vieram os meus amortecedores, para ter uma ideia a diferença foi entre aprox. entre 350 cá e 220€ já com transporte vindo de lá...
5- outra coisa são as revisões, vi que é da Maia, há por cá muita gente a ir a Vigo (VW, Audis, Volvos, Citroen, ...) isto porque além das peças serem mais baratas, cobram bastante menos pela mão de obra, ou seja, não demoram 20 minutos a ver o nivel do esquicho, por exemplo, cá demoram sempre muito a fazer qualquer coisa, mas é transversal a todas as marcas. Digo isto com tristeza até porque defendo tudo o que é português, a maioria dos concessionários é que deve ser estrangeiro...