Boas Paulo.Bem vindo aqui ao fórum Jaguar. Adquiri um à sensivelmente 1 ano, e tem sido uma delícia de veículo. No entanto devo alertar para o facto de que o xjs é um veículo complexo e com soluções de design e mecânica adoptadas por parte dos Eng. Ingleses, nem sempre fáceis de compreender.
Desde que adquiri o meu Facelift XJS de 1992 tenho feito uma série de alterações, revisões e intervenções no mesmo. Estava impecável em termos de exteriores e interiores, mas a precisar de alguma atenção à mecânica….
Se pensa em adquirir um, deve centrar-se em 2 aspectos muito importantes.
1º Como qualquer clássico é preciso ter muita atenção à carroçaria e interiores, e compreender que mesmo que pareçam em bom estado podem esconder problemas que venham a ser muito dispendiosos. Aqui o tamanho do veículo também conta para a factura, e convínhamos que o nosso bejo Jag não é dos mais pequenos.
2º No caso especial do modelo XJS v12, tanto pelo tamanho do motor, como o parco espaço disponível por todos os sistemas auxiliares ao mesmo, a tarefa de manutenção nem sempre é correctamente efectuada em assistências anteriores, sendo que podem aparecer veículos à venda com detalhes que evidenciam o que acabei de escrever.
Para qualquer um destes dois pontos a regra é tentar adquirir o automóvel mais recente e com menos uso possível. É que a manutenção de um veículo em bom estado, ainda que com a complexidade do xjs, é perfeitamente acessível (€€€€). No entanto caso o mesmo precise de intervenções mais sérias, aí pode começar a entrar num universo totalmente à parte em termos de custos. Para não falar do tempo em que fica com a máquina parada. Várias referências no mercado apontam para que a ultima versão seja a mais aconselhada até porque existiram uma série de melhoramentos feitos no veiculo nos seus últimos anos de produção.
No que toca às capacidades do veículo… bom, antes de tudo convém compreender que o Jaguar XJS não é um veículo desportivo, nem na sua versão mais potente. Para o tornar assim tem muitas alterações pela frente. Suspensão é uma das mais importantes.
Tem um binário fabuloso, um motor cheio em toda a faixa de rotação, mas todo ele foi produzido para o conforto e suavidade pelo que adorna um pouco nas curvas e sente-se o seu peso.
De origem, eu diria que os XJS V12 são veículos de luxo com uma grande disponibilidade de motor, mas não deixam de ser veículos que pesam 2,5t com suspensões e rodas a privilegiar o conforto. Se em condução desportiva perder o controlo a um XJS .….será caso para começar a rezar. Consumos, só valerá apenas referir que os últimos XJS são os mais “económicos”. Numa condução muito suave o máximo que consegui obter do meu foi 16\17lt aos 100km de média. Nos mais antigos podemos falar de consumos médios para além dos 20lts.
Eu tenho vindo a adequar\melhorar o meu para tentar aproximar mais do desportivo sem perder muito do dito conforto. E tem-me dado um certo gozo.

Concluindo, pois poderia estar aqui dias a escrever sobre o xjs, se o Paulo é um a pessoa pronta para dedicar o seu tempo, energia, capital e carinho por um XJS então vá em frente e adquira um. Vai-lhe dar horas de prazer.